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Whatsapp para e-commerce: veja os benefícios e aprenda como utilizar

Você utiliza o WhatsApp para e-commerce? Entenda como transformar o aplicativo de mensagens no melhor canal de atendimento da sua loja virtual.

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Qual o maior meio de comunicação que você utiliza atualmente? Aposto que você e muitos outros responderão de forma imediata que é o WhatsApp. Você já utiliza o WhatsApp para e-commerce? Esse aplicativo é um dos melhores canais de atendimento para o comércio eletrônico.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% das pessoas que possuem smartphone (celular) utilizam aplicativos de mensagens, inclusive no trabalho.

Essa poderosa ferramenta da comunicação moderna pode ser uma grande aliada para o seu negócio! Utilizar o WhatsApp para e-commerce deixará você mais próximo dos seus clientes. Além disso, você poderá usá-lo para divulgar, vender e sanar dúvidas acerca dos seus produtos ou serviços. Que tal investir no aplicativo em sua versão business?

Quer saber mais sobre os benefícios do WhatsApp para e-commerce? Continue com a leitura e confira!

WhatsApp para e-commerce

WhatsApp para e-commerce

Possivelmente uma das maiores questões das lojas virtuais é como se aproximar mais do seu cliente utilizando uma comunicação direta, aberta e eficaz. Para vencer essa barreira, por que não lançar mão do WhatsApp como canal direto de diálogo entre consumidor e lojista?

Essa ferramenta poderá ser utilizada como:

  • ouvidoria: dúvidas podem ser sanadas e reclamações podem ser revertidas devido a uma assistência eficiente e personalizada — lembre-se de que o atendimento próximo é um grande diferencial de mercado, pois passa credibilidade e confiança ao consumidor;
  • acompanhamento de pedidos: a cada nova atualização de status da compra o cliente é informado — ele não precisará mais fazer login em sua conta ou em seu e-mail para saber se o pedido foi autorizado ou se foi despachado e qual seu código de rastreamento;
  • divulgação: você poderá enviar aos seus consumidores as novidades do mês ou da semana, além de informações sobre liquidações, edições limitadas entre outras;
  • venda: o cliente se mostrou interessado no item divulgado e especificado e quer adquiri-lo? Que tal já enviar o link para pagamento?

Observe que o WhatsApp para e-commerce tem inúmeras vantagens! Cabe a você estruturá-lo da forma que melhor atende às necessidades de sua loja virtual.

Um canal de comunicação aberto aproxima a loja de seu consumidor final, gerando uma relação de confiança mútua e, com isso, uma maior credibilidade frente ao seu público e ao mercado.

WhatsApp para e-commerce

WhatsApp business

A função business do aplicativo foi lançada no início de 2018. Surgiu com o intuito de aproximar os consumidores, por meio de um canal de mensagens instantâneas, das pequenas e médias empresas. A novidade dessa versão é que a empresa pode adicionar mais dados ao seu perfil, ou seja, é possível incluir apresentação do negócio, site oficial, horário de atendimento e segmento de atuação.

Funções do WhatsApp Business: WhatsApp para e-commerce

Cadastro profissional

Para deixar o atendimento do seu e-commerce mais profissional, o WhatsApp para e-commerce dispõe de um cadastro completo com endereço físico da empresa (opcional), horário de funcionamento, segmento comercial, site e e-mail.

Todos os dados são inseridos de maneira prática, nas configurações do APP. Os clientes poderão consultar as informações sempre que necessário.

Criação de catálogo de produtos

Um dos principais trunfos do WhatsApp Business é a criação de um catálogo de produtos dentro da ferramenta, onde há como inserir informações detalhadas, com preços e fotos.

Botão dentro do Facebook

Você também pode, para otimizar a comunicação e o atendimento, conectar o WhatsApp para e-commerce à página do Facebook. Abaixo, mostramos o passo a passo. Dê o play!

 Módulo de pagamento dentro da plataforma

Recentemente, em junho de 2020, o WhatsApp Business lançou o seu próprio meio de pagamento, onde já é possível fazer transações dentro do APP.

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As transferências serão realizadas pelo Facebook Pay, sendo assim, é necessário configurar o seu cartão de débito ou crédito por lá, ok?

Assista ao vídeo abaixo e aprenda a configurar o WhatsApp Pay:

Mensagens de ausência e boas-vindas

O seu atendimento funciona dentro do horário comercial e o cliente te contactou às 22h? Sem problemas!

É só configurar uma mensagem automática, explicando sobre o horário de funcionamento e contando que, logo, retornará. Dessa maneira, haverá menos reclamações relacionadas ao seu SAC.

Da mesma maneira, há como, dentro do horário de atendimento, enviar uma mensagem de boas-vindas após algum contato.

Envio de respostas rápidas

Essa é uma opção bastante utilizada para quem utilizada o Instagram para empresas, já que ela também existe por lá.

whatsapp para e-commerce
Créditos: WhatsApp

Basicamente, você cadastra as respostas mais utilizadas em seus atendimentos. Quando precisar utilizá-las é só clicar em cima do texto desejado, sem precisar digitá-lo. Fácil, né?

Etiquetas para organizar as mensagens

No WhatsApp Business, você pode criar um fluxo de organização, utilizando marcadores de cores diferentes, e intitulando-os como “clientes novos”, “pedido finalizado” e outros.

Dessa forma, a triagem das mensagens será mais rápida, e você ganhará mais tempo nos retornos. Bom pra todos os lados!

Relatórios de estatísticas das mensagens

Você também poderá receber um relatório emitido pela ferramenta, onde poderá conferir o número de mensagens recebidas, entregues e lidas.

Além de acompanhar o crescimento e qualidade do atendimento, esses dados poderão ser utilizados para avaliar campanhas de marketing do seu e-commerce.

Opção para iniciar uma conversa por meio de anúncio

Você tem anúncios em redes sociais? Então, você pode direcionar o clique para a sua conta no WhatsApp Business.

A partir do recebimento da mensagem, enviada pelo usuário, você terá 24 horas para efetivar o retorno, recebendo também métricas desses atendimentos.

Lembre-se que o WhatsApp deverá sempre ser usado de forma estratégica, entregando mensagens que façam sentido ao consumidor final. Evite a formação de grupos com muitas pessoas, pois o objetivo pode se perder.

Utilizar o WhatsApp para e-commerce, além de ser rentável, é simples e barato. Sua aplicação ajudará a loja virtual a ter mais proximidade com seu cliente final, gerando maiores conversões e fidelizações.

Gostou do nosso post sobre os benefícios do WhatsApp para o seu e-commerce? Então, que tal conhecer os 5 erros no e-commerce que você deve evitar e melhorar ainda mais sua loja online? Boa leitura!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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