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Voice commerce: entenda o que é e como funciona essa estratégia

Várias lojas virtuais já estão oferecendo a opção de realizar compras por comando de voz e, se você não quer ficar para trás, confira esse post.

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Você já ouviu falar em voice commerce? Essa grande tendência é uma evolução da tecnologia, que agora inseriu o comando de voz para fazer pedidos em e-commerces. A ideia é tornar mais prática e agradável a experiência de compra do usuário.

Várias lojas virtuais já estão oferecendo a opção de realizar compras por comando de voz e, se você não quer ficar para trás, confira este conteúdo com todas as informações necessárias.

O que é voice commerce?

O comando por meio da fala tem sido cada vez mais utilizado na internet. Pesquisas, consultas e mensagens utilizando o comando de voz já não são mais novidades. O próprio Google está avançando no reconhecimento desse tipo de linguagem para blogs e sites.

Aliando esse avanço tecnológico com a forte preocupação em oferecer uma melhor experiência aos usuários, o voice commerce tem se mostrado uma grande oportunidade.

Basicamente, consiste em realizar uma compra online por meio de comandos de voz em aplicativos assistentes, como Siri, Google Assistant e Alexa.

Voice commerce: entenda o que é e como funciona essa estratégia

Como funciona essa estratégia?

O voice commerce é um avanço natural dos chatbots. No atendimento automatizado, principalmente quando há recursos de machine learning, o robô consegue fornecer respostas adequadas ao usuário, de forma bem rápida e objetiva.

Então, a ideia do voice commerce é trabalhar de forma semelhante, mas agora tendo como princípio a voz.

Quais são as características do voice commerce?

O voice commerce é uma ferramenta que pretende aumentar a opção de compra. Isso não reflete diretamente nas alternativas que os clientes já têm, seja no site ou em uma loja física.

Sendo assim, devemos encarar essa estratégia como um novo formato de aquisição de clientes. Vejamos, então, quais são as suas características.

Nova experiência de compra

O mundo do e-commerce é extremamente preocupado com a experiência gerada aos seus usuários. Desde a primeira interação com um potencial cliente até o pós-venda, todas as etapas devem ser analisadas para que as necessidades sejam atendidas da melhor forma possível.

Pensando nisso é que a principal característica do voice commerce ganha destaque. Em uma era em que tudo é tão corrido, quanto tempo será que você gasta para comprar um produto em uma loja virtual? Isso pode ser reduzido drasticamente com a aquisição pelo comando de voz!

Checkup de Loja Virtual

Simplificação do processo de compra

Continuando o assunto, a simplificação do processo de compra tem um grande avanço com o voice commerce! Isso pode afetar também a taxa de conversão, uma vez que a quantidade de vendas que são perdidas durante o processo de aquisição, seja por complexidade, falta de informação ou confiança, pode ser bem impactante.

Vantagem para o cliente recorrente

Devemos considerar que o voice commerce será disponibilizado para clientes já conhecidos pela empresa. Todos os dados necessários para a compra, como o endereço de entrega, por exemplo, precisam ser fornecidos previamente.

Então, uma característica é que esse serviço é oferecido apenas para a compra recorrente — o que pode ser visto como um estímulo para aumentar a fidelização.

Quais são os benefícios do voice commerce para o negócio?

Os benefícios que o voice commerce traz ao seu negócio são variados! Maior taxa de conversão, experiência mais agradável aos consumidores, processo de compra simplificado e maior potencial de retenção dos clientes são alguns deles. Todos esses pontos levam a uma maior receita no final do mês.

É claro que essa estratégia ainda precisa ser testada por um tempo maior. O público precisa ser educado para utilizar corretamente o recurso e, claro, o e-commerce deve ter estrutura para isso. No entanto, devemos ficar de olho no voice commerce, que promete benefícios não só para a empresa, mas também para os consumidores, já que são notáveis as mudanças do hábito de consumo, em que clientes estão cada vez mais exigentes nos seus processos de compras online.

Com as inovações da tecnologia, as oportunidades de negócio têm se ampliado de forma rentável para as empresas com a oferta de serviços mais eficientes e completos por meio do uso da tecnologia. O voice commerce é uma das propostas de inovação disponíveis no mercado capaz de gerar um impacto positivo e de maior lucratividade para as empresas. Então, veja a seguir alguns benefícios que essa estratégia oferece.

Proporciona nova experiência de compra

Com a utilização do voice commerce, os usuários conseguem realizar as suas compras com mais praticidade por meio do comando de voz em aplicativos ou assistentes virtuais. Esse recurso não interfere nas opções de venda já existentes, como as lojas físicas ou digitais, por exemplo. Na verdade, ele agrega valor e maior autonomia para o consumidor na sua jornada de compras, o que permite uma experiência mais satisfatória e com informações mais completas.

Otimiza o atendimento

Uma das maiores preocupações das empresas em relação ao atendimento ao cliente é na sua experiência de compra. Com a utilização do voice commerce, o processo de compra acontece de forma mais facilitada, promovendo uma experiência agradável ao cliente desde o momento em que ele entra em contato com a loja até passar por todas as etapas do atendimento. Logo, ele recebe a solução que está buscando sem a necessidade de esperar longos períodos para ser atendido em cada etapa.

Melhora a jornada de compra dos clientes

Agilidade e praticidade são as palavras que definem a jornada de compra do seu consumidor com o voice commerce. Isso porque esse recurso torna os processos de compra mais simples e afeta de forma significativa na taxa de conversão de clientes. Mas de que forma acontece essa influência? Processos descomplicados oferecem informações claras e geram maior segurança aos clientes, interferindo diretamente na sua decisão de compra.

Fideliza clientes

A tecnologia do voice commerce é disponível para os clientes da empresa, em que é necessário utilizar os dados cadastrais do cliente para um atendimento de maior qualidade. Essa estratégia, quando adaptada de forma adequada para o seu negócio, aumenta a capacidade de conversão de consumidores em clientes fidelizados e promove um aumento de vendas significativo para a empresa.

Essa fidelização acontece pelo valor agregado do voice commerce em um atendimento rápido e que gera satisfação ao cliente em realizar suas compras com preferência na sua marca, produtos ou serviços. Além disso, pela praticidade e agilidade que oferece nos processos de atendimento online, o próprio cliente pode se tornar o divulgador da sua marca. Bem sabemos que umas das maiores influências para que novos clientes sejam fidelizados é o depoimento daqueles que consomem e recomendam os seus produtos ou serviços.

O voice commerce é a estratégia ideal para você que deseja fortalecer o relacionamento com seus clientes oferecendo soluções acessíveis e que atendam às suas reais necessidades. Invista nesse recurso e agregue valor para a sua empresa.

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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