As vendas por afiliados podem ser importantes estratégias para o sucesso de sua loja virtual. Trata-se de uma estratégia muito comum no âmbito digital, que consiste em ter parceiros para fazer a divulgação de seus produtos e serviços em troca de uma comissão. Dessa forma, você terá pessoas engajadas com a sua marca que trará novos clientes, o que pode impactar positivamente as suas vendas.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito da implantação desta prática. Neste material, a gente explica mais detalhes para que você possa iniciar o quanto antes e usufruir dos benefícios. Continue a leitura e saiba mais!
Defina a estratégia (produtos e promoções)
Inicialmente, indicamos fazer um bom planejamento para contar com mais eficiência na estratégia de vendas por afiliados. Entenda qual é o seu objetivo, como você vai fazer a divulgação da prática para o mercado, avaliar quais serão as regras para que alguém se torne um afiliado, entre outros pontos relevantes.
O ideal é que você faça um teste inicial com apenas alguns produtos. Assim, você tem a oportunidade de entender o que mais vem dando certo com essa prática e o que deve ser aperfeiçoado, de modo que, assim, amplie para toda a sua loja.
Defina uma plataforma
Hoje, existem plataformas que já são próprias para o cadastro de afiliados em lojas virtuais. Para a escolha daquela mais adequada, entenda inicialmente quais são aquelas que mais se destacam no mercado, as ferramentas que melhor se adaptam em sua realidade e que também se encaixam em seu orçamento.
Determine os valores das comissões
Quando mencionamos sobre regras para os afiliados, as mais importantes são as de valores de comissões. Novamente, recomendamos que faça uma avaliação detalhada a respeito do planejamento da empresa para que não haja comprometimento de seus lucros.
E este trabalho não para na definição da comissão: deve continuar no acompanhamento contínuo desses valores para o repasse e para o balanço financeiro de seu negócio virtual.
Desenvolva materiais de marketing atrativos
Um ponto que não pode ser deixado de lado na sua estratégia são as divulgações e o marketing do seu projeto. Afinal, é preciso atrair pessoas qualificadas para que você consiga realmente atingir o objetivo de ter parceiros que divulgarão os produtos da sua loja em troca da comissão pré-estabelecida.
Utilize as redes sociais a seu favor e faça peças com uma identidade visual específica. Compartilhe tanto no LinkedIn quanto em seu Instagram, utilizando as ferramentas disponíveis em ambas as redes para alcançar mais audiência.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre as vendas afiliadas em um negócio? Como a gente pôde ver, trata-se de uma estratégia que impacta de forma positiva as vendas, o que reflete em mais lucratividade e mais chances de chegar nos resultados esperados. Para isso, o ideal é contar com o apoio de uma consultoria qualificada que o apoiará durante esse processo e trará as ferramentas certas para isso.
Se você deseja saber um pouco mais, entre em contato com o nosso time de especialistas e tire suas dúvidas!