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Venda efetuada no e-commerce: Como fidelizar um novo cliente

Venda efetuada no e-commerce não é fim do processo, mas o início! Com pequenas ações, você encanta e fideliza o seu cliente. Saiba mais!

✓ Conteúdo criado por humano

Venda efetuada no e-commerce, e agora? Muitos lojistas acreditam que o fechamento de uma venda representa o fim do processo de compra. Porém, isso é um erro grande que pode comprometer sua base de clientes.

É claro que fazer uma venda é ótimo, mas melhor do que isso é fidelizar a sua rede de consumidores, conquistando vendas frequentes e recorrentes!

Por aqui, já falamos sobre o pós venda e a sua importância. Porém, hoje vamos ir além e dar dicas para que você encante o seu cliente, fazendo com que ele retorne e indique sempre a sua loja virtual. Confira!

Venda efetuada no e-commerce: Como fidelizar um novo cliente

Venda efetuada no e-commerce: a hora de encantar o seu cliente

Venda efetuada! Esse é o momento em que você encantará o seu cliente e ele se tornará fã da sua marca e do seu e-commerce. Isso pode parecer muito complicado se o negócio for menor e tiver uma equipe enxuta, no entanto, a boa notícia é que preparamos dicas focadas em pequenas lojas virtuais. Acompanhe:

Crie uma persona

O primeiro passo para ter sucesso na fidelização dos clientes é criar uma persona. Essa etapa vem antes mesmo de ter a venda efetuada no e-commerce ou de lançar estratégias de marketing para atrair os potenciais clientes.

Persona é a personificação do seu cliente ideal. É projetar em um personagem semi-fictício todas as características desejadas no seu melhor cliente.

A importância de formular a persona é que, com essa definição, toda a sua estratégia de comunicação será mais eficiente. Você saberá com quem está falando, as necessidades, características e objetivos.

Para criar a persona é necessário fazer uma pesquisa aprofundada com o seu público-alvo, analisando as características que são mais presentes, além de avaliar os objetivos da empresa.

Comunique-se de forma personalizada

Outro ponto importante para fidelizar seus clientes é tratá-los de forma individualizada, personalizada.  Nós sabemos que isso se torna complicado quando a sua lista de clientes cresce, afinal personalizar cada e-mail pode demandar tempo e dedicação da equipe.

No entanto, as ferramentas de automação de marketing permitem utilizar variáveis na criação de mensagens, você pode criar um e-mail padrão pós compra com o nome do comprador, por exemplo. Por mais que pareça uma coisa simples, isso pode fazer toda a diferença na percepção de valor do cliente.

Além de usar as variáveis nos e-mails, lembre-se de criar segmentações do público. Você pode, por exemplo, segmentar sua base de contatos de acordo com a região, enviando materiais direcionados para cada grupo. Isso aumenta a relevância e o interesse dos clientes nas suas mensagens. Consequentemente, a interação com a marca também é melhor!

Invista na estratégia de Marketing de Conteúdo

Você já reparou em como as empresas estão investindo na criação e publicação de conteúdos de alta relevância? Esses materiais trazem conhecimento sem pedir algo em troca e isso pode ser um grande trunfo para conquistar a fidelização dos clientes depois de ter a venda efetuada no e-commerce.

A ideia do Marketing de Conteúdo é investir em materiais que ajudem em todas as etapas da compra, desde o reconhecimento de um problema até o pós-venda.

Esses conteúdos ajudam a tirar dúvidas, a entender melhor sobre um tema, entregando conhecimento rico e original.

O público reconhece nessas marcas e criação dos conteúdos a preocupação constante em aumentar o conhecimento dos clientes, gerando um ótimo retorno no momento da compra.

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Cuide do pós-venda

Assim que o pagamento do seu cliente for confirmado, envie um e-mail agradecendo pela escolha e se colocando à disposição para ajudá-lo em caso de dúvidas.

Se ele for um novo cliente realizando a primeira aquisição no seu e-commerce, envie um e-mail de boas-vindas! Caso ele já tenha comprado com você, use a mensagem como forma de dizer que é bom tê-lo de volta!

Esse primeiro momento no pós-venda criará confiança entre o consumidor e a loja virtual.

Avise o cliente sobre cada etapa da entrega

Algumas lojas virtuais deixam seus clientes desavisados e não enviam, por e-mail, o status da entrega. Isso é péssimo, gera ansiedade e insatisfação!

Então, conte ao seu cliente sobre cada etapa, qual o momento em que o pagamento foi aprovado, qual é  a previsão para entrega, quando é o momento da postagem do produto junto aos Correios ou a transportadora. Lembre-se de incluir o código para rastreio da mercadoria, se houver.

Vá além das expectativas do cliente

Em todos os pontos de interação com o cliente, seja no primeiro contato dele no seu site ou na entrega do produto, você precisa ir além das expectativas.

Pense em cada ponto e nas maneiras que a sua empresa pode entregar algo a mais. Seja a entrega de um conteúdo especial, um contato mais próximo e atencioso, um cupom de desconto ou outra ação que agregue valor e melhore a experiência do consumidor.

Capriche na embalagem e encante nos detalhes

Nada melhor do que receber a sua compra embalada de forma cuidadosa! Dependendo do seu ramo, utilize papel de seda para envolver a mercadoria. Junto do produto, coloque um cartão de agradecimento e, se possível, algum código de desconto para a próxima compra.

Você não se sentiria especial com essa ação? O seu cliente também!

Faça uma pesquisa de satisfação depois da entrega

Após a entrega, pergunte, por e-mail ou telefone, como foi a experiência de comprar no seu e-commerce! Escute o que o seu cliente tem a dizer e utilize isso como uma forma de melhorar, continuamente, o negócio.

Você pode fazer isso por meio de questionários gratuitos, disponíveis na internet, que enviam as perguntas para a sua base, via e-mail. Esses serviços também coletam e organizam as respostas.

Agora, se houver na sua equipe um profissional especializado para isso, vale a pena fazer uma ligação. Porém, seja breve e, antes de iniciar a conversa, se apresente, pergunte se a pessoa pode conversar no momento e frise que o intuito é ajudar a construir uma melhor experiência de compra.

Viu como é fácil estar mais próximo ao seu cliente e fazer com que a venda efetuada no e-commerce seja o começo de um longo relacionamento?

Garantimos que, com essas dicas, os gastos serão mínimos e os retornos serão garantidos!

Agora que você já viu sobre as melhores dicas para fidelizar o seu cliente depois que tiver a venda efetuada no e-commerce, confira nosso material sobre como iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua loja virtual.

Boas vendas!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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