Que atire a primeira pedra quem nunca desistiu de uma compra por causa do valor do frete no e-commerce. Ou, até mesmo, se você é lojista e já percebeu suas vendas prejudicas pelo preço do frete.
A situação é delicada. Afinal, é preciso oferecer um serviço justo ao seu cliente, mas a rentabilidade do seu negócio também está em jogo. Então, qual a melhor solução para que o valor do frete não seja um dos principais obstáculos para o sucesso da sua loja virtual?
Uma pesquisa realizada pela VWO mostrou que 25% dos abandonos de carrinho têm o valor do frete como o principal motivo. Aqui, foi levado em conta grandes e pequenos lojistas, sendo que as lojas virtuais menores sofrem mais com isso.
A afirmação acima pode ser feita a partir de uma análise simples: se um e-commerce é considerado de pequeno porte, logo, ele terá mais entraves no momento de negociar as entregas de mercadorias com os Correios e transportadoras.
Realmente, isso pode ser um grande problema, mas há formas para que ele seja solucionado:
Controle os custos da sua loja virtual
O controle de custos da sua loja virtual é extremamente importante para a saúde financeira do seu negócio e será por meio disso que você conseguirá oferecer alguns benefícios aos seus clientes, como é o caso do valor do frete mais em conta.
Para isso, tente diminuir um pouco o valor do produto, recolocando esse desconto no valor final, já com o frete. Assim, todos sairão satisfeitos: você e o seu cliente.
Foque na estratégia cross-selling
Ter opções de cross-selling é a estratégia utilizada para que o cliente efetive a compra levando outros produtos complementares. Aquele velho exemplo de comprar o notebook e levar junto a mochila e o mouse.
Com isso, haverá o aumento do valor da compra, além de tornar o frete mais atrativo. Afinal, será pago apenas um valor para a entrega de dois ou mais produtos. Acredite: na cabeça do consumidor, esse fator faz muita diferença. Faça um teste se colocando no lugar do seu cliente.
Ofereça a retirada do produto na loja física
Muitas lojas virtuais estão oferecendo retirada de mercadorias em pontos físicos. Esse modelo é mais uma opção prática para que o seu cliente possa buscar os produtos da melhor forma para ele. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para estreitar laços com o seu público.
Agora, se você não possui loja física, não tem problema! Faça parcerias para que alguns locais, que têm a ver com o seu segmento e não sejam concorrentes, possam entregar os produtos em nome do seu e-commerce. Quer um exemplo? Se você vende suplementos, que tal oferecer uma academia bacana como ponto de retirada?
Viu como há maneiras de se sair bem e sem prejuízo na hora da entrega? Agora, também há formas de oferecer o frete gratuito ao seu cliente. Vamos às dicas!
Quando oferecer frete gratuito?
Você pode e deve oferecer esse benefício aos seus clientes. Veja algumas situações favoráveis:
- Clientes que compram frequentemente em sua loja virtual;
- Frete grátis em compras acima de um determinado valor (que não comprometa o seu lucro);
- Datas comemorativas onde, geralmente, as pessoas compram muito. Exemplo: Natal;
- Linkadas às ações de marketing como: promoções relâmpagos, concursos nas redes sociais e outros.
O valor do frete no e-commerce ainda prejudica suas vendas?
Por hoje é só! Esperamos ter clareado a maneira como você pode vender (muito) mesmo cobrando o valor do frete. Garantimos que todas as ideias dão certo!
Não deixe suas vendas serem prejudicadas pelo valor do frete no e-commerce! Mexa-se! Transforme seu negócio em uma loja virtual profissional.
Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo. Estamos aqui pra te ajudar e, consequentemente, fazer do seu negócio um sucesso 😉