Talvez, você ainda não conheça os termos transmedia e crossmedia, mas com certeza já esbarrou com essas estratégias de marketing digital por aí!
Ambos são muito utilizados por empresas de todos os portes que querem aparecer nas mídias online e conversar, mais de perto e com inovação, com suas personas. Por isso, hoje vamos falar sobre eles e como aplicá-los em seu e-commerce.
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Diferenças entre transmedia e crossmedia: conheça!
Abaixo, explicamos mais sobre transmedia e crossmedia, contando sobre o que difere uma estratégia da outra. Fique atento porque, de primeira, ambas podem ser bem parecidas!
O que é transmedia
Transmedia é contar a mesma história por diferentes canais, sejam eles online ou offline. Geralmente, isso também é feito baseado em públicos diferentes, já que as pessoas que acessam o seu Instagram serão diferentes daquelas que irão ver seu anúncio em um planfeto ou TV.
Um exemplo é quando uma marca lança uma propaganda na televisão e mostra os bastidores das gravações em suas redes sociais. Mas, claro, que em nossas exemplos vamos centralizar no comércio eletrônico, ok? Segura aí que já já te contamos.
A transmedia é uma maneira eficaz de montar um storytelling e prender a atenção do seu cliente em vários canais, fortalecendo assim o seu branding. O principal objetivo é conectar diversas mídias em uma única história, mostrando um novo serviço ou produto de maneira inteligente!
Atendendo uma das características do consumidor atual, a transmedia constrói um relacionamento entre consumidor e marca, permitindo a imersão de experiências através de narrativa.
O que é crossmedia
Já a crossmedia é quando você faz um mesmo anúncio/post e adapta para diversos canais. Por exemplo, você quer falar do seu serviço no LinkedIn e no Instagram, porém, a maneira como o texto e a arte serão feitos será diferente.
No caso acima, a arte poderá ter um modelo diferente para o LinkedIn, colocando a imagem de um executivo, enquanto no Instagram a imagem poderá ser mais “despojada”. Porém, o intuito da mensagem é a mesma.
A crossmedia também é conhecido como mídia cruzada e o intuito é distribuir o conteúdo para que o alcance seja o maior possível. Diferente da transmedia, aqui o objetivo não é criar relacionamento, mas ser visto.
A partir disso podemos dizer que a crossmedia distribui a mensagem, ficando no topo do funil. Já a transmedia atua no meio e fundo do funil, sendo uma estratégia onde o usuário irá engajar já possuindo uma aproximação com a sua loja virtual.
3 dicas infalíveis para usar a transmedia e crossmedia no seu e-commerce
Lance produtos na loja virtual e mostre os bastidores nas redes sociais
Uma ótima e simples estratégia de transmedia é lançar um produto, ou vários, no seu e-commerce e mostrar os bastidores em suas redes sociais.
Nas mídias, você pode mostrar os detalhes da novidade, funcionalidades e até mesmo o momento em que a sua equipe estava preparando as fotos para a entrada da mercadoria no site.
Chame os usuários para o blog da sua marca
Outra ideia de transmedia é ter um blog onde a narrativa, divulgada nas redes sociais, irá continuar de maneira mais aprofundada, criando conexão com o seu cliente.
Por exemplo: você tem um e-commerce de moda e está falando sobre determinada tendência fashion. No Instagram, faça um post contando sobre, chamando, ao final da mensagem, as pessoas para ver mais detalhes no blog.
Divulgue as novidades da semana por e-mail marketing
Sabe todas as novidades que acontecem durante a semana em seu e-commerce? Vale lançamentos, promoções, textos novos no blog e post’s nas redes sociais… e por aí vai!
Conte sobre isso em uma newsletter semanal. Essa é uma estratégia de crossmedia que fortalece, e muito, o seu branding.
Basicamente, a mensagem será a mesma, mas enviada através de e-mail marketing. Garantimos que dá muito certo, viu?
Quer mais dicas para construir sua estratégia de transmedia e crossmedia? Fale com a gente!
Aqui na Bertholdo te ajudamos em todos os momentos do seu negócio, inclusive no seu planejamento de marketing. Fale com a nossa equipe e veja mais dicas para fortificar as estratégias de transmedia e crossmedia do seu e-commerce. Clique aqui e #vempraBertholdo