Você sabe o que é uma estratégia de tráfego pago para e-commerce? Quem atua nessa área sabe muito bem que o tráfego é uma das principais métricas que devem ser monitoradas. E ela pode ser destrinchada em dois tipos: tráfego pago e orgânico.
Nesse sentido, ter um site ou uma rede social movimentada é um fator imprescindível para o sucesso de um negócio, contribuindo diretamente para vender mais. Para isso, é preciso conhecer bem as estratégias e definir métodos para estimular o tráfego.
Se interessou pelo assunto e deseja saber mais? Então vamos ajudar! Continue lendo este post e saiba o que é uma estratégia de tráfego pago, a diferença dele para o tráfego orgânico, além de dicas valiosas para aumentar as conversões utilizando as ações de tráfego pago. Acompanhe!
Quais são as diferenças entre tráfego pago e orgânico?
O tráfego em um e-commerce consiste na quantidade de visitantes únicos que acessam as páginas. Essa métrica é fundamental para uma boa gestão, uma vez que, com mais visitantes, maiores serão as chances de vendas.
No entanto, há diferentes formas de atrair esses visitantes, e uma delas é investindo dinheiro em plataformas como Google Adwords, Facebook Ads ou Instagram Ads. Esses recursos são considerados tráfego pago, pois geram custos para se ter uma colocação mais estratégica nos sites.
Já o tráfego orgânico é aquele que não tem um investimento financeiro direto, como a pesquisa orgânica do Google. Dessa forma, esse é um meio em que o negócio não paga e pode ter acesso às plataformas, seja de redes sociais ou buscadores.
Qual é a importância de trabalhar os dois tipos?
A grande questão entre os dois tipos de visitas no site é que, para se ter um bom tráfego orgânico, é preciso de tempo — uma vez que a grande maioria dos usuários concentra os cliques nas três primeiras posições da pesquisa.
Então, até suas páginas ocuparem essas posições, será necessário investir em tráfego pago. Dessa forma, a página do negócio vai aparecer entre as primeiras opções quando o usuário realizar uma pesquisa nos buscadores, o que é realmente uma grande vantagem.
Além disso, o investimento em anúncios é capaz de atrair visitantes que estão em diversas plataformas digitais — como nas redes sociais, aplicativos, sites diversos e também na pesquisa de algum termo relacionado, otimizando sua jornada de compra.
É muito importante deixar claro que o tráfego pago e o orgânico não são competitivos. Você não deve escolher um ou outro, mas trabalhar as estratégias necessárias para cada um. Entenda isso e certamente garantirá meio caminho do sucesso para o seu e-commerce!
Como aumentar a qualidade do tráfego pago?
Não pense que basta sair investindo dinheiro para ter qualquer tráfego pago. Existem os visitantes bons e os ruins. Em vista disso, aumentar o tráfego é uma estratégia que deve acontecer de uma maneira bem planejada, segmentada e com o devido direcionamento.
O bom, claro, é aquele que chega até o final da compra, ou seja, realiza a conversão. Já o ruim é o mero curioso, que clica no link de um anúncio, mas não tem nenhum interesse no produto ou serviço e abandona o site logo em seguida.
Então, uma das primeiras ações para otimizar seus investimentos em tráfego pago é segmentar os alvos. Crie um perfil das pessoas que realmente possam ter interesse nos produtos ou serviços do seu e-commerce e configure suas campanhas de anúncio a partir dessas informações.
Além disso, faça uma pesquisa para descobrir em quais canais de comunicação estão esses potenciais clientes para, assim, direcionar melhor a sua verba. Lembre-se de controlar muito bem os indicadores de desempenho, como o próprio tráfego, o custo por clique, o custo por lead e o custo por conversão, além do ROI (Retorno Sobre Investimento).
Essas métricas ajudarão a identificar se os investimentos estão ou não trazendo bons resultados para o seu negócio. Portanto, vimos que o tráfego pago é fundamental para o seu e-commerce e tem o potencial para atrair leads de uma forma mais eficaz.
Em outras palavras, ele tem um papel importante e pode fazer toda a diferença no faturamento da empresa. Siga as dicas que fornecemos para otimizar os investimentos e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento para chegar ao sucesso.
Quais as dicas para se ter sucesso na estratégia de tráfego pago?
O tráfego pago é uma oportunidade importante para ter maior visibilidade no meio virtual e facilitar a prospecção de clientes. Afinal, internet e redes sociais são meios amplamente utilizados pelos clientes e uma das principais formas de se comunicar com eles.
Sendo assim, para ter sucesso, é essencial definir um planejamento específico, estruturando ações eficientes. Para isso, é fundamental considerar as características do seu público-alvo, os objetivos do seu negócio e outros pontos cruciais do marketing digital.
Veja, a seguir, as principais dicas para se ter êxito na sua estratégia de tráfego pago no seu e-commerce!
Defina o objetivo da sua campanha de tráfego pago
Mais do que nunca, as plataformas de anúncios, como o Facebook Ads e o Google Ads, estão otimizadas para entregar a melhor experiência ao anunciante e aos usuários. Isso porque, claro, quanto mais conversões, de acordo com a estratégia, melhor para todas as partes.
Por isso, defina o que você quer com a sua publicidade e escolha um objetivo condizente com elas. Por exemplo, você quer levar pessoas para a sua página de vendas? Escolha “conversão”. Você quer levar mais tráfego para o seu blog? Escolha “alcance”. E assim por diante.
De acordo com tal definição, os algoritmos devem trabalhar para aprimorar os resultados.
Escreva as copies de acordo com suas personas
As copies são os textos que estarão nas imagens e nos conteúdos externos do seu anúncio (como títulos e descrições). Para que ele tenha sucesso, é necessário que ele converse com a pessoa que vai recebê-lo. Por isso, é de suma importância que você conheça a persona do seu negócio.
Quer um exemplo? Se sua loja virtual vende produtos para uma faixa etária de 18 a 24 anos, você precisa utilizar dialetos mais jovens, que conversem diretamente com esse público. No lugar de uma imagem, que tal colocar algum vídeo inspirado em desafios do TikTok? Com certeza, as chances de clique vão crescer muito!
Use o Lookalike para alcançar públicos parecidos de quem já te segue ou compra com você
No marketing digital, o Lookalike é uma lista de pessoas parecidas com o público que já te acompanha e interage com a sua página. Fazendo essa segmentação, plataformas como Facebook Ads e Google Ads vão trabalhar para levar seus anúncios ao máximo de pessoas similares aos seus seguidores.
Essa estratégia aumenta as chances de investimentos certeiros e trazem um ROI positivo ao tráfego pago. Você também pode subir a sua lista de clientes dentro do próprio Facebook, estruturando um Lookalike com foco em quem já compra na sua loja virtual. Use e abuse dessa opção!
Construa um funil de remarketing
Muitos anunciantes pecam em apenas pensar no novo público, deixando de lado o remarketing. A maioria das pessoas não comprarão no seu e-commerce de primeira, e isso acontece porque elas estarão conhecendo o seu negócio e construindo confiança.
Dessa forma, definir um funil de remarketing, com criativos desenvolvidos de acordo com cada etapa da jornada do usuário, é fundamental. Para ter um resultado satisfatório, instale o pixel (do Facebook, por exemplo) dentro de todas as páginas do seu site. Ele será o responsável por rastrear os acessos dos usuários, tornando suas tomadas de decisão mais assertivas.
Faça testes A/B
Nem sempre um anúncio não converteu porque estava 100% ruim. Em muitos momentos, apenas mudar o título pode levar a uma melhor aceitação. A dica, aqui, é fazer testes A/B. Você pode mudar uma chamada, trocar um termo ou inserir um texto em locais diferentes da imagem. As possibilidades são muitas!
Comece a gerar tráfego orgânico
Além de investir no tráfego pago, também é fundamental adotar ações para gerar tráfego orgânico nos buscadores e redes sociais. Além de manter o engajamento dos seus clientes, é possível ter uma economia e investir em outras estratégias para elevar o seu alcance.
Para ter um bom tráfego orgânico, considere os seguintes fatores:
- estude a persona;
- use técnicas de SEO;
- utilize links internos;
- invista em um site de qualidade;
- faça anúncios patrocinados;
- desenvolva conteúdos diversificados.
Use as redes sociais para gerar tráfego
As redes sociais são essenciais para as estratégias de marketing, pois os clientes estão conectados a elas diariamente. Com isso, desenvolver anúncios e conteúdos específicos para aumentar o tráfego nas principais mídias sociais é algo indispensável para ter sucesso.
Além de criar estratégias para aumentar o tráfego orgânico, é importante considerar o pago, por exemplo:
- Facebook Ads;
- YouTube Ads;
- Instagram Ads;
- LinkedIn Ads.
Inclua o e-mail marketing na sua estratégia
Ao incluir o e-mail marketing na sua estratégia, a performance da sua loja no ambiente virtual terá uma melhora significativa. Por meio dessa técnica, você pode enviar promoções, novidades e se comunicar com o público de forma direta e agradável, estimulando o contato.
A estratégia de tráfego pago é muito importante para elevar as chances de sucesso de uma loja e atrair mais clientes. Isso principalmente devido à alta competitividade do mercado, que exige ações intensas para se destacar e manter o engajamento dos clientes.
Como você pode perceber, ter uma boa colocação no meio virtual é imprescindível para otimizar as vendas e impulsionar os resultados. Portanto, siga as nossas dicas para aperfeiçoar a estratégia de tráfego pago e aumentar de vez a presença da sua marca no mercado.
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