Apesar da crise, que diminui cada vez mais o poder de compra dos brasileiros, o e-commerce nacional cresceu mais de 12% no primeiro semestre de 2019. Os dados fazem parte do levantamento da empresa Webshoppers. Por isso, para que você já se prepare para 2020, vamos falar, agora, sobre as tendências do e-commerce para o próximo ano. Vamos lá?
1. Abra espaço para o marketing de conteúdo
O time que cuida do marketing de conteúdo tende a ser separado das demais áreas que envolvem o marketing do e-commerce. Você adotou tal comportamento na sua empresa? Não faça isso!
A dica é alinhar os objetivos em comum, de forma com que todo o setor caminhe junto, em um único objetivo. Também proporcione um tempo maior para executar as ações, uma vez que elas precisam de um planejamento mais que preciso: calendário de redação, publicação, acompanhamento dos resultados e etc.
Seu time pode ter à disposição um estúdio fotográfico e redatores para trabalharem melhor em prol dos materiais que a loja virtual produz.
2. Vídeo para criar proximidade e enriquecer detalhes
O aumento médio na velocidade das conexões de internet levou o público a consumir mais esse tipo de mídia. Além disso, ao oferecer esse tipo de estratégia, você alcançará pessoas que não gostam ou não têm tempo para ler.
Vídeos com reviews, how to use e outros só aproximam, ainda mais, os consumidores dos produtos. Como resultado, haverá a influencia em suas decisões de compra e fidelização.
3. Podcast é a bola da vez!
Já o podcast é tido como a bola da vez! Para 2020, esse será um dos principais meios de comunicação utilizados. Aproveite para falar sobre tendências do e-commerce relacionadas com o seu mercado de atuação.
Por exemplo: se você comercializa produtos de beleza, faça uma série de episódios falando sobre lançamentos, como utilizar os produtos mais vendidos e etc.
4. Fidelização do consumidor
Ações como o frete grátis podem deixar de ser oferecidas para todos os clientes e, sim, somente aos que possuem um relacionamento mais ativo com o e-commerce.
A fidelização dos consumidores será encarada como algo crucial para a manutenção das vendas no varejo online, uma vez que as ofertas só aumentam as possibilidades de escolha dos compradores. Acredite, fidelizar é uma das principais tendências do e-commerce.
5. Aumento do mobile commerce
Com smartphones, muitas vezes mais sofisticados e rápidos do que um computador, os consumidores estão prontos para comprar mais por meio dessas telas.
Em 2020, a tendência é que os e-commerces preparem versões mobile ou aplicativos mais eficientes para facilitar as compras dos consumidores.
6. Ofertas cada vez mais personalizadas
Com base nas informações que cada varejista possui a respeito dos seus consumidores, as ofertas em 2020 deverão ser cada vez menos genéricas e, sim, mais personalizadas.
Conhecer os gostos e expectativas dos seus consumidores faz com que a venda seja feita com mais assertividade. Isso pode ser feito através do perfil dele, a partir das compras já feitas em sua loja virtual. Ou, até mesmo, com pesquisas via e-mail marketing.
7. Força nas mídias sociais
Ter um time conectado em busca de oportunidades online será um grande negócio em 2020. No Twitter, por exemplo, os usuários reclamam de produtos que deixam de funcionar, que são ruins ou expressam o desejo de trocá-los. Então, é importante estar conectado para evitar crises.
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8. Pulverize as suas divulgações e canais de atendimento
De fato, os canais de comunicação, além dos meios de divulgação, são muitos! Veja alguns: rede social + Site + blog + conteúdo + mobile + e-mail marketing + vídeos + podcast + marketing digital + chat + skype + whatsapp + push. Ufa!
A dica é estabelecer o que você consegue realizar bem e seguir com estratégias sólidas. Isso dependerá do tamanho de sua equipe, combinado?
9. Crie comunidades online
As pessoas querem ouvir gente real, que tenha os mesmos dilemas dela na hora de optar por uma marca ou produto. Por isso, muitas empresas estão criando comunidades online, como é o caso do Nubank.
Ali, no formato de fóruns, as pessoas se ajudam e contam as suas experiências em relação à empresa em questão. Esse é um trunfo para fidelizar e reforçar a marca entre quem realmente importa: os consumidores.
10. Faça Clubes de Assinatura
Os clubes de assinatura são ótimos para que haja frequência de compra e relacionamento entre loja virtual e cliente. Isso porque, através dessa ideia, você poderá enviar lançamentos ou relançar produtos para o seu consumidor.
Como acontece? Por meio de pagamento mensal, o cliente recebe, em casa, novidades para testar. Muitas marcas utilizam os clubes de assinatura para enviar, também, produtos que estão presos no estoque. Assim, as pessoas terão a oportunidade de experimentar, gostar e continuar comprando em sua loja virtual.
Preparado para 2020? Não fique de fora das tendências do mercado durante o ano!
Esteja à frente e continue acompanhando as tendências que a Bertholdo identifica e compartilha com os seus seguidores na internet.
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