O comércio eletrônico continua crescendo, graças às soluções tecnológicas e às tendências de e-commerce — que não param de estimular o aprimoramento da experiência e o aumento da satisfação dos clientes.
Quando falamos desse segmento, as tendências são as abordagens e tecnologias que já estão sendo utilizadas pelas lojas virtuais e que tendem a se expandir cada vez mais, ajudando inúmeras marcas a ganhar credibilidade no segmento de atuação.
Neste post, além da importância de ficar sempre de olho nas novidades, você confere 9 tendências de e-commerce para 2024. Continue lendo e veja como se adequar a elas o quanto antes e manter a competitividade!
Por que é tão importante acompanhar as tendências?
O e-commerce brasileiro tem um forte apelo junto ao consumidor, o qual se acostumou a realizar suas compras pela internet. Desde a pandemia, quando as pessoas tiveram suas rotinas alteradas, as vendas online se mantiveram em crescimento.
O volume de lojas virtuais também cresceu, assim como o nível de competitividade. Logo, para se sobressair no mercado e ganhar a preferência dos consumidores, é preciso oferecer mais do que produtos de qualidade.
O Brasil figura em 4° no ranking de crescimento de vendas em e-commerce no mundo inteiro. No primeiro semestre de 2023, o comércio eletrônico apresentou um desempenho cerca de 20% maior comparado ao mesmo período de 2022.
Esse é um resultado que sugere uma performance ainda melhor para 2024, considerando as facilidades de compra nos sites e plataformas de e-commerce. Com a ajuda das estratégias e soluções, é possível inovar e atrair cada vez mais clientes.
Quais são as principais tendências do e-commerce?
Toda tendência é uma propensão ou intenção sobre algo que ainda não está consolidado. Com a popularização das vendas online, de tempos em tempos, o e-commerce ganha uma nova roupagem com sugestões de melhorias na prestação de serviços.
Entre soluções que já estão em funcionamento e outras que caminham para uma evolução do setor — com o intuito de oferecer uma experiência positiva e única —, apresentando 9 possibilidades de melhorar o seu negócio e ver o nível das vendas subir no próximo ano!
1. Voice Commerce
Com a constante evolução das tecnologias de reconhecimento de voz, os assistentes virtuais já vêm ajudando muitos consumidores online no mercado estrangeiro — e essa ferramenta possibilita o Voice Commerce. Embora seja uma realidade ainda distante do e-commerce brasileiro, é importante ter atenção a ela nos próximos anos.
Dentro de pouco tempo, os usuários do Brasil poderão pesquisar em lojas virtuais usando o comando de voz, além de serem guiados por um sistema capaz de oferecer soluções personalizadas e tirar dúvidas simples.
2. Inteligência Artificial e realidade aumentada
A Inteligência Artificial (IA) e já faz parte da rotina de compras em muitas lojas virtuais, e os benefícios podem ser vistos na automação de processos, na personalização do atendimento e no aumento das vendas.
Aliada à realidade aumentada — uma tecnologia capaz de oferecer experiências interativas com os produtos de uma empresa —, a IA tende a sofisticar cada vez mais as ferramentas atuais e crescer no mercado.
3. Recommerce
O Recommerce é o comércio de itens usados, procurados em grande escala pelos consumidores online — principalmente os mais jovens. Isso porque o comportamento dessas personas mudou bastante de alguns anos para cá: impulsionados pelas questões que envolvem o meio ambiente, elas passaram a se preocupar com o excesso de consumo e a sustentabilidade.
Por isso, os nichos de mercado que exploram roupas, sapatos, eletrodomésticos e eletrônicos de segunda mão tendem a ganhar espaço nos próximos anos.
4. Mobile Commerce
Mobile Commerce — também conhecido como m-commerce — é o termo que designa as vendas online realizadas por meio de dispositivos móveis. Com a expansão dessas tendências, tanto produtos digitais como físicos são vendidos, além de diversos tipos de serviços.
Um site mobile ou responsivo, cujo layout é capaz de se adaptar ao formato dos diferentes dispositivos, obtém melhor posição na busca dos usuários no Google e, consequentemente, ganha mais tráfego orgânico.
5. Checkout sem login
Nada pode frustrar mais um consumidor e levar ao abandono do carrinho do que a obrigatoriedade de realizar um cadastro ou fazer login para concluir uma compra online. Com o checkout sem a necessidade de estar logado, a interação e o relacionamento do público com a loja tende a melhorar de modo significativo.
O cliente virtual é apressado e não deseja perder tempo com burocracias. Logo, a inserção de dados e senhas só deve ser exigida em caso de oferta de algum benefício para o cliente — como combo de produtos e descontos.
6. Diminuição do prazo de entrega
As opções de entrega rápida e frete grátis, mais do que tendências, são motivos de preferência para muitos consumidores. A economia com taxas de envio e as garantias de prazo reduzido na entrega devem ser pauta de planejamento estratégico de vendas dos e-commerces em 2024.
7. Automação do atendimento
Os sistemas de atendimento automatizado, baseados nas interações de bot com aplicações da Inteligência Artificial, seguem dominando o mundo. Afinal, os robôs que imitam o comportamento humano conseguem compreender as demandas dos usuários e proporcionar um atendimento mais ágil, personalizado e intuitivo.
Com a automatização, além do alcance de um número maior de potenciais clientes, a loja conseguirá atender em volume, sem perder a eficiência. Além disso, poderá contar com a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana — fator de satisfação e fidelização de clientes.
8. Diversificação das formas de pagamento
Ao oferecer diversas alternativas de pagamento, a loja se adequa às variadas formas de realizar transações financeiras. Assim, o cliente tem a autonomia de pagar via cartão de crédito ou de débito, PIX ou transferência bancária, de acordo com o que faz mais sentido para o seu momento de compra.
O ambiente online é dinâmico e versátil, portanto, as lojas de comércio eletrônico devem se preparar para facilitar as compras — o que inclui ter meios de pagamentos rápidos e seguros.
9. Estímulos visuais
Não é de hoje que as empresas se valem de diversos artifícios para conquistar a atenção do cliente. Dos estímulos do marketing sensorial aos apelos da psicologia das cores, a experiência visual pode influenciar na decisão de compras.
As imagens e vídeos estão entre as fortes tendências de uso nos e-commerces para apresentar os produtos e demonstrar suas especificações. Os anúncios em páginas e redes sociais estão em alta, prometendo contribuir para uma experiência agradável e construção do relacionamento com o público-alvo.
O que é preciso para se adequar a essas tendências?
Para incorporar tendências a um e-commerce, o primeiro passo é identificar o que faz sentido para o negócio. Em meio a tecnologias, soluções e aplicações, a próxima etapa será buscar as ferramentas adequadas e a ajuda de parceiros especializados para colocar as estratégias em prática.
Em um mercado cada vez mais competitivo, no qual a experiência de compra se tornou o principal fator considerado pelos clientes na relação com as empresas, é importante ficar de olho nas tendências do e-commerce. Veja como elas podem ser aplicadas no seu negócio para obter bons resultados.
Gostou das nossas sugestões? Se você quer saber como um e-commerce pode utilizar a Inteligência Artificial de forma prática, confira nosso post sobre como usar o ChatGPT em sua loja virtual!