Vários fatores medem o sucesso de um e-commerce. Normalmente, as vendas são os principais indicadores utilizados pelos gestores, mas não devem ser os únicos. Antes de uma pessoa decidir ou não adquirir um produto, ela tem uma jornada de compra e uma experiência em seu canal. Para um melhor entendimento sobre a efetividade das estratégias, a taxa de rejeição é um número que não pode ser deixado de lado.
Neste material, nós explicamos o que é, sua importância e quais são as principais dicas para aumentá-la. Confira!
O que é a taxa de rejeição no e-commerce?
A taxa de rejeição pode ser medida em qualquer site, principalmente no e-commerce. Afinal, é um meio interessante de avaliar se as pessoas de fato estão com interesse ou não em seus produtos e serviços. Se a taxa de rejeição for alta, é um sinal de que elas não executam nenhuma ação em seu canal.
Em um blog, por exemplo, se o número for acima do ideal, é comum. A pessoa chega, lê a informação que deseja e sai da página. No entanto, a situação é diferente em um e-commerce. Se a taxa for alta, é um sinal de que não houve interesse em conferir outros produtos ou em concluir a compra, o que pode afetar diretamente os resultados do negócio.
Quais práticas adotar para reduzir a taxa de rejeição do e-commerce?
Agora que você já sabe o que é a taxa de rejeição no e-commerce, explicaremos dicas práticas para reduzi-la. Confira!
Melhore a experiência do usuário
Existem algumas medidas que podem ser adotadas para melhorar a experiência do usuário no e-commerce, como melhorar a experiência do usuário.
Esse ponto é fundamental para priorizar a percepção que a pessoa tem em relação à sua loja, com mais autonomia para executar a compra. Assim, ela terá interesse de retornar ao canal sempre que precisar dos itens vendidos na página.
Crie um design responsivo
O design responsivo é a capacidade do seu site de se adaptar a diferentes formatos de tela, seja em computadores, celulares ou tablets. Se o site não for responsivo, os usuários podem desistir de continuar navegando, o que impacta diretamente a taxa de rejeição.
Use boas descrições
Quem compra virtualmente tem apenas as imagens e a descrição como informações para uma tomada de decisão. Por isso, elas devem ser completas e trazer para o potencial cliente todos os dados do produto, com o bom uso de palavras-chave, medidas descritas de forma adequada e qualquer outro dado que faça a diferença.
Conte com uma consultoria especializada
Por fim, não deixe de fazer uma consultoria especializada. Ela tem expertise para analisar a sua página, entender os principais pontos que devem ser aprimorados e os aspectos que influenciam nos resultados do seu negócio. Assim, o faturamento certamente vai aumentar, e será possível oferecer uma melhor experiência ao seu cliente.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a taxa de rejeição no e-commerce? Como vimos neste conteúdo, trata-se de um indicador que faz toda a diferença nas estratégias, influenciando diretamente os objetivos previstos.
Uma consultoria será fundamental nesse sentido. Se você deseja saber um pouco mais sobre como funciona, entre em contato e converse com nossa equipe.