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Social listening: a estratégia que te aproxima dos clientes

O Social Listening é a estratégia de escuta do cliente, colocando-o como centro do negócio. Saiba mais e veja como utilizar essa inovação!

✓ Conteúdo criado por humano

As redes sociais, a cada ano, se torna mais relevante para empresas de todos os segmentos. Nesse contexto surgiu o social listening, que é a escuta do cliente a partir dessa ferramenta. Você conhece e já utiliza em seu negócio?

Nesse conteúdo, vamos te explicar mais sobre o termo, além de dar dicas sobre como utilizá-lo de maneira prática.

Social listening e-commerce

Por dentro do social listening

Já falamos, aqui, sobre como o mapa da empatia é uma maneira de colocar o cliente como o foco das tomas de decisões. Mas, para além dele, há o social listening, onde a escuta ativa acontece nas redes sociais (se estendendo a outros canais como o e-mail marketing).

O nome (que em português é “escuta social”) ainda é, digamos, novo no mercado de marketing e, por isso, muitas pessoas ainda confundem com monitoramento. Vamos á diferença:

De acordo com o site e-commerce Brasil, “enquanto o monitoramento diz ‘o que’ estão falando da marca, o social listening entende ‘por que’ aquilo está sendo dito”. De tal maneira, o segundo conceito é uma continuação do primeiro.

Na prática, após levantar os dados referentes à menção da marca, é preciso que seja investigado, de maneira profunda, o motivo pelo qual essas menções acontecem. Para isso, vale a pena convidar esses usuários para um papo, monitorar concorrentes, analisar as campanhas que estão no ar e outros.

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Por que o social listening é tão importante?

As estratégias mais eficientes têm a coleta de dados embasadas nos consumidores. Sendo as redes sociais ferramentas extremamente relevantes nos dias atuais, estar fora do social listening é não participar da conversa que envolve você e o seu cliente. Ou seja, é deixá-lo falando sozinho.

Para além disso, veja as informações abaixo, divulgadas pelo Ecommerce Brasil:

  • atualmente, mais da metade da população mundial usa mídias sociais, com mais pessoas presentes nessas plataformas do que fora delas;
  • as tendências de crescimento indicam que uma média de mais de 1 milhão de pessoas começou a usar as mídias sociais pela primeira vez todos os dias em 2020; isso equivale a quase 12 novos usuários a cada segundo.

Como utilizar o social listening em seu e-commerce

Esteja de olho nos comentários das suas redes sociais

Os comentários do seu Instagram possui mais relevância do que o imaginado. Registre todos os elogios e críticas, quantifique e leve para o seu time desenvolver melhorias e lançamentos a partir do que está sendo dito por lá.

Se possível, convide alguns usuários para um papo com o seu time de marketing.

Meça os dados para não tornar algo maior do que realmente é

Medir dados é extremamente importante! Afinal, saber a porcentagem da base que está pedindo por tal produto pode te salvar de lançar algo que apenas 2 pessoas pediram.

Sabe a história de “alguns clientes querem tal calça na cor verde”. Quantos? Os comentários estão contínuos ou são feitos em determinado período? Esteja atento (a).

Abra espaços de conversa nas redes sociais

Use e abuse de lives, caixinhas de perguntas e enquetes nos stories. Há ferramentas incríveis e fáceis de usar para que o diálogo entre você e sua base aconteça!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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