Você sabe o que é social commerce e como ele ajuda no desempenho da sua loja virtual? Descubra como essa inovação das vendas pelas redes sociais pode impulsionar a performance do seu negócio!
Para alcançar o sucesso, independentemente do segmento, o empresário precisa entender as necessidades do consumidor. Estar presente nos canais utilizados pelo usuário e ajustar-se às novidades faz muita diferença. O social commerce pode ser um importante acelerador para o seu negócio.
Nesse cenário, as redes sociais são um dos canais mais utilizados atualmente e muitos lojistas já viram isso como uma ótima oportunidade de vendas, principalmente no e-commerce. E é assim que o social commerce, como é denominada essa prática, está ganhando cada vez mais espaço no meio virtual. Para conhecer mais acerca do conceito, continue a leitura!
O que é o social commerce?
O termo é usado para representar a união entre as redes sociais e o e-commerce, ou seja, vendas realizadas por meio de grupos ou páginas em redes sociais. Essa prática traz muitos resultados para um e-commerce, já que, além de engajar o público, pode aumentar consideravelmente o volume de vendas — afinal, você está diversificando os seus canais de contato com os seus consumidores.
Por fim, vale considerar que, com o uso massivo do celular, sendo um dos principais acessos da população nos dias de hoje, o social commerce tornou-se a maneira mais eficaz de que os seus produtos cheguem aos seus clientes.
Como essa prática funciona?
Quem deseja começar a usar o social commerce precisa se adaptar às linguagens e às características das redes sociais. O usuário é bombardeado com informações diariamente, tanto é que textos muito longos e layouts com muitas informações acabam passando despercebidos. Portanto, tente evitá-los!
Lembre-se de utilizar uma linguagem leve e descomplicada, procure entender o que o seu cliente deseja e foque suas ações para convertê-lo. Você pode disponibilizar opções para o seu público entrar em contato com a sua empresa por meio de comentários, mensagens e classificações. Dessa forma, ele poderá tirar dúvidas e fazer sugestões.
Instagram, Facebook e Pinterest permitem que o consumidor realize as suas compras por meio da própria rede social. Seus consumidores podem navegar no Facebook, ter interesse por um produto e, em seguida, realizar uma compra. É possível inserir os botões de ação, como “comprar agora” e, assim, incentivar a aquisição por impulso — essa facilidade é uma comodidade para o consumidor.
Como interagir com o público?
Um dos grandes benefícios do social commerce é a interação que ele proporciona entre o lojista e o consumidor. Essa é uma excelente forma de estreitar os laços com os clientes, entender o que procuram e receber avaliações positivas que poderão influenciar outros potenciais consumidores.
Se disponibilizar esses canais para a interação com o consumidor, lembre-se de que é necessário haver muita dedicação. Se os atendimentos forem mal geridos, essa ferramenta pode ser muito negativa para a sua empresa. Para evitar esses problemas, procure atender aos clientes rapidamente, com empatia, buscando solucionar as suas dúvidas e os entraves de maneira objetiva e transparente.
Além da interação entre empresa e consumidor, existe a interação com a rede de contatos. Dependendo da ação de marketing que você realizar, os seus clientes ficarão engajados e se tornarão evangelistas de sua marca, divulgando seus produtos para suas próprias redes de amigos.
Quais os exemplos de social commerce no Brasil?
Ok! Mas vamos aos exemplos práticos aqui no Brasil? Separamos três lojas virtuais que atuam muito bem no segmento do social commerce, em três áreas distintas.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza é um case em muitos casos e, no social commerce, não poderia ser diferente. A marca sempre aposta em inovação e em um bom relacionamento com o cliente.
No Instagram da empresa, compras podem ser feitas em um clique. Por lá, você pode comprar desde livros até sofás e armários, sempre com suporte via direct.
Assim como pede a rede social, e também o seu público, o tom do texto de divulgação é sempre leve, como se fosse uma pessoa próxima se explicando quais funcionalidades e demais características o produto apresenta. Veja abaixo:
Para isso, é utilizado a persona “Lu do Magalu”, que é também a foto do avatar do perfil. Ou seja, o intuito do Magazine Luiza é, a todo o momento, o cliente se sentir em uma conversa com uma pessoal real, que entende seus sentimentos e necessidades.
Quem disse Berenice
A Quem disse Berenice é outra marca, de cosméticos, que se comunica de uma maneira muito próxima com o seus clientes.
Também por meio de seu Instagram, é possível fazer compras dentro da ferramenta. Um dos diferenciais, que é algo que segmento pede, são as fotos muito bem trabalhadas, que gera desejo no consumidor.
Nas descrições, sempre há dicas de como usar um batom, uma sombra, ocasião para determinado perfume. E, acha que acabou por aí? Que nada!
A newsletter da empresa também é muito bem trabalhada. Por lá, os consumidores são convidados a entrar no “Apê da Berê”, que traz conteúdos tão legais e, de repente, vendas estão sendo feitas através desse conteúdo.
Amaro
A Amaro sempre usa a tecnologia a seu favor! Isso porque a marca começou no ambiente online. Hoje, possui lojas física, mas… você experimenta os produtos e compra no e-commerce, recebendo bem rapidinho em sua casa.
Por tudo isso, os seus canais de comunicação são sempre muito inspiradores! No Instagram da marca, assim como a Quem Disse Berenice, as fotos geram desejo e são sempre acompanhadas de muitas dicas.
Abaixo, repare que o feed da Amaro sempre tem o ícone de compra (essa sacolinha localizado no canto superior à direita). Isso demonstra a importância do social commerce.
Aqui, veja como um produto se expande após o seu clique sobre ele:
Agora, é só comprar dentro da sua loja virtual. Muito fácil e prático, não é?
O social commerce pode anular o e-commerce tradicional?
Apesar de esse termo estar em ascensão e ser uma ótima estratégia para o lojista virtual, ele não vai anular o e-commerce tradicional. Muitas pessoas buscam no social uma forma de obter recomendações dos produtos, já que, no meio virtual, você não tem contato direto com o item.
Entretanto, isso não significa que vão abandonar o e-commerce tradicional, visto que, lá, encontrarão muito mais opções de produtos.
Em quais redes sociais o e-commerce pode usar essa estratégia?
Uma estratégia que vai ao encontro da experiência do usuário, o social commerce ajuda a sua empresa a levar o mix para a plataforma em que o seu potencial consumidor está. Entretanto, vale destacar que, para isso, é muito importante ter uma âncora, uma referência. Por isso, ter um e-commerce para ampliar a estratégia é fundamental.
Para a escolha da rede social ideal, o primeiro ponto a pensar é na diversificação. Mesmo que o Facebook se destaque no assunto, o ideal é participar de mais canais, estudando quais a sua persona acessa para ter resultados mais certeiros. Os principais benefícios de cada rede social são:
- Facebook — já é uma tendência e o público conhece as vantagens do Facebook Store, que oferece suporte para a loja;
- Instagram — por fazer parte do Facebook, também conta com recursos que facilitam a venda e ainda tem o apelo visual para impulsionar o processo;
- Pinterest — reúne um público que está na jornada de compra, provavelmente consumindo o conteúdo sobre uma solução bem específica. Apesar de ter muitos “faça você mesmo”, é ideal para ampliar a presença da marca.
Como aplicar o social commerce?
Se você gostou da estratégia e quer entender como aplicá-la na sua empresa, então, confira algumas dicas para ter excelentes resultados.
Cheque a reputação da marca
Nas redes sociais, o nível de interação é muito grande. Não é apenas a empresa que pode falar com a audiência, pois consumidores também conseguem ter sua voz ampliada nesses canais. Então, para aumentar as vendas fazendo social commerce, é importante cuidar da imagem da marca, garantindo um bom relacionamento com o público.
Faça a segmentação de público
Assim como outras estratégias de marketing para e-commerce, é importante saber para quem você vai vender. Uma vez definidas a persona e as suas preferências, recorte o alcance das suas postagens para esse perfil. Com a segmentação adequada, você aumenta as chances de fechar negócio e não desperdiça visualizações para pessoas que não se interessam pelas suas soluções.
Acompanhe tendências
É comum surgirem redes sociais e as que já estão no mercado também se atualizam constantemente para acompanhar as tendências e o comportamento do consumidor. O WhatsApp, por exemplo, está estudando a possibilidade de viabilizar pagamentos pela sua plataforma. Para ter bons resultados com social commerce, é fundamental ficar de olho no que tem de novo e como a sua empresa pode garantir um diferencial competitivo.
Quais ferramentas ajudam na implementação do social commerce?
Algumas ferramentas podem melhorar os resultados das suas estratégias de social commerce. Confira algumas delas:
- Chirpify — além de melhorar a interação do público com as suas páginas nas redes sociais, a plataforma permite que você crie um sistema de recompensas ou descontos, fazendo as promoções certas para aumentar as vendas;
- Bazaravoice — incrementa o seu e-commerce com diversas funcionalidades, como o recurso para que os clientes façam votações e avaliem os produtos, deixem comentários e realizem pesquisas dentro do site. Com essa opção, você transforma o seu e-commerce em uma rede social.
Agora que você já entendeu o que é social commerce, chegou o momento de utilizá-lo em suas estratégias. Tome nota de como ele está evoluindo e procure se adaptar. É fundamental saber onde está o seu público, acompanhar as suas mudanças e fortalecer a sua presença nas plataformas certas.
E aí? Gostou deste texto? Então, saiba mais acerca do assunto lendo o nosso artigo sobre social media para e-commerce e impulsione o lucro do seu negócio!