Se você tem um e-commerce, é fundamental conhecer o redirecionamento 301 — ou redirect 301 — para manter os seus endereços funcionando perfeitamente.
Afinal, quem trabalha com uma loja virtual sabe que são inúmeras as coisas que podem levar à necessidade de mudança de endereço — seja uma estratégia para aumentar as vendas no e-commerce, seja uma fusão entre duas lojas.
Neste artigo, mostraremos a solução mais inteligente para essa situação. Veja como garantir a performance do seu negócio e ainda otimizar o seu trabalho de SEO usando o redirecionamento 301.
Boa leitura!
Entenda o que é o redirecionamento 301
Imagine que você tem uma loja física e decide fechá-la para fazer a reabertura em um ponto comercial mais estratégico. Nesse tipo de mudança, é comum fixar um cartaz no endereço antigo para encaminhar os consumidores ao novo local.
O redirecionamento 301 tem essa mesma função, porém nos ambientes virtuais. Esse é um recurso amplamente usado por lojas virtuais profissionais, mas pouco notado. Afinal, o usuário raramente presta atenção ao endereço final que aparece na barra depois de digitar ou clicar em um link.
A principal vantagem do redirecionamento 301 é que essa mudança acontece de forma permanente, diferentemente do redirecionamento 302 — recurso temporário, ele é utilizado para redirecionar o seu público a outro endereço durante alguns dias ou mesmo horas.
Veja quando usar o redirect 301
O uso do redirecionamento 301 é fundamental quando uma das páginas do seu e-commerce se tornou inválida, e houve a criação de outra equivalente para a qual o tráfego deve ser redirecionado — por exemplo, a página de um determinado produto que não esteja mais disponível.
Uma possibilidade de uso desse recurso é no caso de migração do domínio do e-commerce para um endereço com maior conversão. Afinal, um dos principais erros de uma loja virtual é, justamente, ter um endereço ou nome que não atrai o público ou com uma URL de difícil digitação.
Saiba qual é a importância do redirecionamento 301
Um motivo óbvio para usar o redirecionamento 301 é a possibilidade de encaminhar o tráfego de uma página para um novo endereço permanentemente.
Veja, a seguir, outros pontos importantes que você deve considerar:
- performance — troque o domínio, sem afetar as vendas do e-commerce;
- experiência do usuário — evite páginas quebradas ou mensagens de erro, encaminhando a sua audiência para destinos relevantes e que ofereçam uma experiência de alta qualidade;
- reestruturação — faça todas as mudanças da estrutura, assim como, em casos extremos, do nome e do domínio do seu e-commerce;
- preservação de SEO — ajude os motores de busca a indexar o conteúdo, mantendo o valor de SEO do seu domínio;
- manutenção de autoridade de domínio — indique aos motores de busca a qualidade da estrutura e das páginas de destino, mantendo (e até melhorando) a autoridade do domínio;
- evitar penalidades por duplicação de conteúdo — evite que o conteúdo seja duplicado (algo visto como plágio para buscadores como o Google) e garanta um bom rankeamento de suas páginas nos resultados de busca.
Gostou de conhecer mais sobre o redirecionamento 301? Como vimos, esse é um recurso que traz um aspecto profissional para o e-commerce, pois é fundamental para encaminhar a sua audiência para a página de destino certa. Com ele, você mantém o tráfego adequado até mesmo de produtos descontinuados, além de melhorar a experiência do usuário e otimizar o SEO do seu endereço.
Para conferir dicas e conteúdos fundamentais para o seu e-commerce, siga a Bertholdo nas redes sociais: ela está presente no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn!