Hoje, vamos te mostrar a importância da identidade visual e do design para a consolidação de uma marca. Você vai ver em detalhes como foi o processo de redesign da Diet Fit. Vai conferir o antes e depois dessa loja virtual.
Um dos principais atributos levados em conta no momento da concepção de todo negócio é a criação de uma identidade visual significativa.
Pegue você mesmo como exemplo: qual é o documento que lhe dá rosto e lhe reconhece como cidadão único? Tenho certeza que você respondeu que é a sua carteira de identidade. E você está certo!
A identidade visual de uma empresa reflete os valores que ela quer passar para os clientes através da marca, das cores, das imagens e todas as outras soluções de design que compõe o rosto do negócio.
Uma identidade forte marca a mente dos consumidores de forma eficiente, fazendo-os retornar ao momento da compra com maior facilidade. E é por isso que é tão importante estar alinhado ao que o mercado, que está sempre em mudança, procura.
A partir deste post, vamos mostrar como essas mudanças são necessárias para que seu e-commerce se destaque. Confira como foi o processo de redesign da Diet Fit, uma loja virtual de nutrição, suplementação e bem estar.
Acredito que você vai gostar de ver o antes e depois. Confira!
Conceito da identidade da marca
A Diet Fit é uma empresa que trabalha no ramo dos alimentos especializados ao público fitness, ou seja, a todas as pessoas que procuram estar em boa forma física.
Seu conceito de marca está inteiramente ligado à prática de exercícios físicos e à busca por uma dieta saudável e equilibrada.
Para traduzir tal estilo de vida, a empresa utilizou a cor verde – tratada comumente como um símbolo do que é natural e do que traz harmonia – e suas variações em seu logotipo. Essa associação também reflete a qualidade dos produtos que a Diet Fit oferece – alimentos funcionais, sem glúten e sem lactose.
O que o design trata como psicologia das cores é um fator muito importante em todo projeto de identidade visual, principalmente no caso da Diet Fit.
Pense por um instante: você conseguiria associar uma loja que oferece produtos alimentícios naturais a cores como o roxo ou o vermelho? E se estivéssemos falando de uma churrascaria? Você a associaria com a cor verde?
Percebeu como as cores possuem um “poder mágico” na sua mente?
Problemas encontrados
É sempre bom lembrar que o design gráfico identifica e soluciona problemas de âmbito visual em uma união entre estética e funcionalidade. Porém, tais problemas não são resumidos em algo que está errado, mas sim em algo que pode melhorar.
Trabalhar o redesign significa propor uma renovação capaz de dar uma nova forma a um produto ou serviço, mas mantendo a essência do negócio.
O principal ponto levado em conta no redesign da loja virtual da Diet Fit foi a organização de todos os elementos ao longo da página.
Veja abaixo como existia uma grande quantidade de informação que acabava preenchendo totalmente o layout da loja antiga:
Produtos, banners e os menus das categorias estão muito próximos uns dos outros. A área de respiro é mínima, o que acaba deixando com que o olhar do cliente se perca ao longo da página.
Você pode achar este conceito estranho no começo, mas acredite nesta nossa primeira dica de design: o espaço em branco é seu melhor amigo.
Soluções propostas pela Bertholdo
Como já foi explicado aqui nesse post, a Diet Fit quer demonstrar, em sua identidade visual, o estilo de vida saudável e natural e isso também deve refletir na maneira como os elementos serão organizados ao longo de todos os projetos ligados à empresa.
Assim, a principal mudança proposta pela Bertholdo foi a de trazer mais leveza ao layout da loja virtual da Diet Fit.
Veja abaixo a diferença no arranjo de cada item da antiga e da nova loja desenvolvida pela Bertholdo:
Percebeu que, quando os elementos estão mais espaçados e segregados entre si, seus olhos conseguem buscar por algo específico de uma forma muito mais fácil e rápida?
A área de respiro é um dos componentes mais importantes no design, pois são os espaçamentos que permitem que voltemos nossa atenção para uma ou outra coisa, dependendo de qual elemento possui mais importância.
Outros exemplos de antes e depois no redesign da Diet Fit
Confira outros atributos modificados pela equipe de Design da Bertholdo, tendo sempre em mente a necessidade de manter o conceito de leveza da Diet Fit e traduzi-lo através da organização de cada item:
Gostou do resultado do redesign da Diet Fit?
Viu só como é importante aproveitar a necessidade de mudança em busca de uma maior satisfação para os clientes? Afinal, a forma como cada um deles se identifica e se relaciona com a marca é o que transforma a experiência em algo positivo.
Gostou do redesign da Diet Fit? Que tal conferir por completo como ficou a nova loja da Diet Fit?
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Não perca os próximos posts da série RENOVANDO CONCEITOS. A cada post traremos novas dicas de design para você!
Vamos juntos?