Para que um e-commerce, de fato, seja bem-sucedido, os seus proprietários precisam dar a devida atenção à qualificação de leads. Isso ocorre porque, sem esse cuidado, o time de vendas e as estratégias de marketing podem acabar focando o perfil errado de cliente.
Isso, por sua vez, seria péssimo para o negócio e poderia até mesmo acarretar prejuízos. Levando esse fato em consideração, optamos por desenvolver este conteúdo com informações mais completas a respeito desse tema. Leia o artigo e descubra por que a qualificação de leads é vital para o bom desempenho de seu e-commerce!
O que é a qualificação de leads?
Podemos descrever os leads como todos os contatos gerados para uma empresa por suas ações de marketing. Portanto, os leads nada mais são do que clientes em potencial, ou seja, que apresentam chances reais de adquirir os produtos e/ou serviços vendidos pela loja virtual.
A grande questão é que um cliente em potencial não vai necessariamente fazer uma compra. Afinal, diversos fatores — como os custos do frete e o preço do produto — podem fazer com que a aquisição não seja tão interessante para o lead. Nesse momento, a qualificação surge como uma solução eficiente. Basicamente, ela consiste em um conjunto de práticas cujo objetivo é identificar os usuários que realmente podem gerar vendas para a loja virtual.
Por que qualificar leads é tão importante?
Tanto as estratégias de marketing quanto os processos relacionados à venda de um produto/serviço demandam tempo e recursos da empresa. Por esse motivo, quando esses esforços são investidos em clientes que têm poucas chances de fazer uma compra, existe uma grande probabilidade de que tal esforço não seja recompensado.
Por meio da qualificação de leads, porém, a loja online pode focar a sua atenção no público que, de fato, está pronto para fazer compras. Isso acaba por se refletir em um aumento real das vendas e, por consequência, em uma elevação da lucratividade do negócio.
Como fazê-lo?
O processo de qualificação de leads demanda alguns cuidados específicos. Continue a leitura e descubra os pontos necessários para obter sucesso nessa tarefa!
Conheça o perfil do lead
Em primeiro lugar, é fundamental que o lojista conheça as principais características de seu público. Algumas informações, como idade, localização e rendimentos, são indispensáveis tanto para a elaboração de uma estratégia de marketing quanto para uma comunicação eficiente no momento da venda.
Comunicação que, inclusive, pode ir desde a descrição do produto ofertado no e-commerce até a linguagem adotada no chat — pelo suporte — nos momentos em que o cliente tem alguma dúvida sobre a mercadoria, por exemplo.
Verifique os dados à sua disposição
Por meio de dados confiáveis, a tarefa de verificar o perfil de um lead se torna muito mais simples. Isso porque essas informações ajudam o lojista a compreender os comportamentos do cliente, o que inclui os fatores que o levam a fazer uma compra.
Nesse contexto, o proprietário do e-commerce pode conferir determinados aspectos, como o tempo que o cliente passou na loja virtual, se ele chegou à loja por meio de outra fonte de tráfego — como uma rede social ou um anúncio — e até mesmo se ele baixou algum material rico — oferecido gratuitamente pelo e-commerce — antes de realizar a compra. Analisando essas informações, o lojista se torna capaz de descobrir os padrões de comportamento dos leads que realmente se convertem em vendas.
Invista na nutrição de leads
Por fim, é importante que o dono da loja virtual tenha sempre em mente que, quando o assunto envolve leads, não existe desperdício. Se determinado cliente não é qualificado, o lojista pode nutri-lo com conteúdos relevantes, por meio do marketing de conteúdo, até que ele se torne qualificado.
Nesse contexto, determinadas ideias, como a criação de uma newsletter e a implementação de uma estratégia de e-mail marketing, podem ser bem interessantes.
Uma vez que a loja virtual foca os clientes com mais chances de adquirir os seus produtos, é natural que as suas vendas aumentem. A questão é que nem sempre esse processo de qualificação é simples, de modo que o contato com o suporte de especialistas, na implementação do projeto, tende a ser a melhor opção.
Agora que você sabe o que é qualificação de leads, siga os nossos perfis no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn e acesse mais conteúdos de qualidade como este!