Engana-se muito quem ainda acha que as redes sociais servem somente para entretenimento. Empresas que enxergaram o grande potencial dessas ferramentas estão colhendo os frutos. No entanto, é preciso saber como utilizá-las, certo? Uma das maneiras de otimizar os investimentos é criar público personalizado no Facebook.
Com isso, as estratégias se tornam mais eficientes e os resultados mais atrativos. Pensando em esclarecer o assunto, criamos este artigo com as principais informações sobre o tema. Continue com a gente!
O que é o público personalizado no Facebook?
Quando falamos em público personalizado no Facebook, estamos nos referindo à segmentação das pessoas percebidas como possíveis interessadas na aquisição de seus produtos ou serviços. Fazendo uso dessa ferramenta, por exemplo, pode-se carregar uma lista de e-mails e telefone para direcionar a um público específico os anúncios de seu negócio.
O intuito é destinar seus investimentos para as pessoas com maior potencial de se tornarem clientes da sua marca. Isso é vantajoso, porque, depois que você já conhece as características desse grupo de indivíduos, fica mais fácil focar as ações neles.
Quais são os tipos de público personalizado?
O Facebook permite quatro opções de público personalizado. São elas:
Arquivo do cliente
Escolhendo essa opção, você carrega uma lista de e-mails e telefones de pessoas que já identificou interesse. São potenciais clientes que podem receber os anúncios.
Tráfego no site
Escolher o tráfego no site para formar seu público personalizado também é possível. Com um pixel na rede social, você identifica os visitantes do site e direciona os anúncios para esse grupo de pessoas.
Atividades em aplicativos
Se você tiver aplicativos ou jogos na rede social, pode usar as informações dos usuários para formar o público. Além disso, há a opção de escolher uma ação determinada dentro desses recursos para a segmentação.
Envolvimento no Facebook
Por fim, o comportamento do usuário dentro do Facebook também pode ser usado para definir o público. O engajamento que eles apresentam são usados para o direcionamento.
Como criar o público personalizado?
Para criar o público personalizado, entre no Gerenciador de Anúncio, do Facebook Ads, e clique em “Criar um Público Personalizado”. Serão mostradas quatro opções. Após a escolha, clique em “Arquivo do Cliente” e carregue as informações. Quanto mais dados dos consumidores você inserir, maior será o poder de segmentação dos anúncios.
Assim, a personalização da ação pode ser mais afinada. Por exemplo: imagine que queira criar uma campanha de anúncio somente para pessoas de uma determinada região. Com o público personalizado isso é possível!
Como usar o público personalizado de forma criativa?
Busque os leads desengajados do e-mail marketing
Uma forma muito interessante de utilizar o público personalizado do Facebook é focar naqueles leads frios, também chamados de desengajados, de suas campanhas de e-mail marketing.
Você pode selecionar todos os leads sem interação, criar uma lista no Facebook e disparar anúncios interessantes. Dessa forma, você chama a atenção dessas pessoas e começa a interagir com elas por meio de e-mails, aumentando a chance de conversão.
Invista nos influenciadores digitais
Os influenciadores digitais são buscados por todas as marcas. Eles carregam o poder de influenciar um grande número de pessoas, com bastante rapidez e eficiência. Então, você pode criar uma lista dessas personalidades e utilizar campanhas específicas.
Se eles interagirem com as publicações, é bem provável que tragam um grande número de seguidores para sua página, aumentando o engajamento com o anúncio.
Pense em CTAs irresistíveis
Outro recurso importante para utilizar na personalização do público é o CTA ou “chamada para ação”. Isso consiste, por exemplo, em pedir às pessoas que curtam sua página, compartilhem uma publicação, visitem seu site ou o que mais interessar a seu objetivo. No entanto, cuide de fazer isso de uma forma bem criativa, certo?
Como é possível notar, o público personalizado no Facebook é muito importante para as estratégias de marketing e vendas de qualquer empresa, já que isso significa utilizar os dados dos leads para formar potenciais clientes. Tal recurso fornecido pelo Facebook permite otimizar seus investimentos, buscando melhores resultados com a rede.
Agora que conheceu mais sobre o público personalizado no Facebook, confira nosso texto sobre como utilizar a regra 80/20! Boa leitura!