Promoções de fim de ano podem ajudar a melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce, pois datas comemorativas como o Natal e o Réveillon costumam deixar as pessoas mais dispostas a comprar. Isso sem mencionar fatores como a liberação do 13º salário, que aumenta o poder de compra do consumidor.
Porém, é importante você ter em mente que os clientes estão cada vez mais informados e exigentes. Quer dizer que uma promoção só vai chamar a atenção deles se for realmente vantajosa, o que exige que as lojas virtuais se preparem de maneira adequada.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica como criar promoções capazes de alavancar suas vendas no final do ano. Confira!
1. Entenda as demandas dos seus clientes
Um dos passos mais importantes ao elaborar uma promoção de fim de ano é compreender o que seus clientes querem. Sem esse cuidado, você não vai saber ao certo quais condições são interessantes para seu consumidor, o que inclui os produtos mais buscados e os descontos oferecidos.
Por exemplo, se seu público está interessado em determinada bolsa, colocar em promoção uma sandália — que não é prioridade dos consumidores no momento — pode fazer o seu e-commerce perder uma grande oportunidade de aumentar o número de vendas.
Por essa razão, é necessário que você analise as informações à sua disposição — como os produtos mais visitados na loja virtual e as interações em redes sociais — para identificar os itens que seus clientes desejam comprar.
2. Considere os custos de cada produto
As promoções de fim de ano precisam ser vantajosas para os clientes, mas não podem causar prejuízos ao seu e-commerce. É possível evitar esse problema analisando os seus produtos e os custos atrelados a eles — como o frete — em busca de um ponto de equilíbrio que beneficie tanto o cliente quanto a loja virtual.
Nesse momento, você pode negociar com seus fornecedores em busca de condições melhores. Dependendo da demanda dos consumidores pelo produto, considere até mesmo fazer uma compra maior para receber descontos mais altos dos fornecedores e repassá-los aos clientes.
3. Planeje a promoção
Uma vez que você selecionou os produtos que vão entrar em promoção e definiu um desconto interessante para o cliente, mas que não prejudica o seu caixa, o passo seguinte consiste no planejamento da promoção em si.
Aqui, é preciso definir as datas de início e de fim da promoção. O ideal é que a promoção seja feita próxima de datas comemorativas, como o Natal, pois isso cria condições para que os consumidores façam compras para presentear amigos, familiares e até colegas de trabalho.
4. Cuide da divulgação
Uma boa estratégia de divulgação é essencial para que o público conheça suas promoções de fim de ano. Você pode contar com uma série de ferramentas para otimizar essa tarefa. Inclusive, diante do que cada uma tem a oferecer, vale a pena investir em mais de uma.
Uma estratégia de SEO eficiente, por exemplo, pode posicionar bem o negócio nos motores de busca, o que eleva o alcance da marca e tende a atrair mais potenciais clientes. Já o impulsionamento de publicações em redes sociais, como o Facebook Ads, permite que um enorme número de pessoas fiquem por dentro dos anúncios do e-commerce.
Por fim, é importante prestar atenção aos seus estoques. Isso porque seria frustrante para o cliente esperar o ano inteiro pela promoção e, no momento de fazer a compra, se deparar com o produto esgotado. Tal experiência pode levá-lo a deixar de comprar na loja virtual no futuro.
Por meio das promoções de fim de ano, seu e-commerce pode elevar consideravelmente suas vendas. No entanto, para garantir o sucesso desse projeto, é necessário colocar em prática os cuidados que apresentamos neste artigo.
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