Existe uma tendência que está transformando a maneira como fazemos compras pela internet. Os programas de cashback — ou dinheiro de volta — funcionam devolvendo parte do que você gasta ao realizar uma compra.
No Brasil ainda é novidade, mas iniciativas similares já existem há algumas décadas. Inicialmente era um programa voltado exclusivamente para os usuários de cartão de crédito e oferecia retornos de até 5% nas compras.
Com a popularização da internet, sites especializados em cashback nasceram oferecendo a compra de produtos e serviços de uma gama de afiliados, de modo que são hoje verdadeiros programas de recompensa popular.
Uma série de vantagens pode ser obtida pelo seu e-commerce ao utilizar programas de cashback. Hoje você conhecerá as principais delas e descobrirá como ele tem sido feito no Brasil. Confira!
Ajudam seu negócio a atrair novos consumidores
Provavelmente, o principal benefício que esses programas têm a oferecer para o e-commerce, é aumentar o número de consumidores que adquirem produtos em uma loja virtual.
Quando o Méliuz — principal plataforma de cashback no Brasil — foi lançado, muitas pessoas descobriram pela primeira vez que poderiam usufruir de vantagens ao fazer compras online.
Se antes fechar negócio pela internet era mera questão de comodidade, com o cashback, compras online passaram a ser uma oportunidade de economizar ainda mais.
Em geral, os preços encontrados no e-commerce sempre foram mais competitivos do que aqueles vistos nas prateleiras, mas muitas pessoas ainda tinham receio com relação a esse tipo de compra.
Os programas de cashback adicionaram um motivo extra para dar prioridade ao comércio eletrônico, e a divulgação de marcas em websites que oferecem este benefício se mostrou uma excelente oportunidade de conquistar novos consumidores.
A partir do momento em que as pessoas começam a fazer parte desse tipo de site, elas são incentivadas a buscar os produtos de que necessitam na internet. E ao ver que um e-commerce é cadastrado na plataforma — ainda que não o conheçam —, tendem a confiar naquela loja virtual.
Depois de se habituarem a buscar por itens na página do seu programa de cashback favorito, é muito mais provável que elas se deparem com as ofertas do seu e-commerce. Quem jamais havia pensado em se tornar seu cliente tem muito mais chances de fazê-lo ao perceber que sua loja oferece essa vantagem.
Aumentam a fidelização
Os programas de fidelidade são muito populares, mas não conseguem oferecer tantos retornos quanto o cashback. Os pontos adquiridos neles, em geral, são válidos apenas em situações específicas, e tendem a oferecer um retorno menos interessante para os clientes.
Depois de ingressar num programa de fidelidade, você percebeu que eram necessários muitos pontos para realizar uma troca e que o seu dinheiro estava preso ali?
Talvez você tenha passado por algo assim.
Com programas de cashback temos o contrário: toda compra oferece uma porcentagem de dinheiro real que pode ser utilizado onde você quiser. Por incrível que pareça, o efeito é uma fidelização bem maior.
Afinal, quando um consumidor sabe que a sua loja oferece esse tipo de vantagem, ele tende a priorizá-la em sua próxima compra.
Oferecem benefícios claros
Voltemos ao exemplo da Méliuz: toda vez que você realiza uma compra por meio do site, ou utilizando a extensão que eles disponibilizam para o seu navegador, é possível saber exatamente quanto dinheiro será recebido de volta.
Se em um programa de pontos o tipo de retorno pode não ser tão claro devido às muitas regras, com o cashback acontece o oposto: você sempre verá a porcentagem do valor que retornará à sua conta. Isso torna a modalidade de benefício muito mais transparente.
Programas de cashback são uma estratégia poderosa para aumentar a atração, fidelização e satisfação dos consumidores no e-commerce. Avalie se essa modalidade é adequada para o seu negócio e considere implementá-la para aproveitar esses benefícios.
E, agora que você já sabe como essa modalidade funciona, avalie se ela é adequada ao seu negócio.
Gostou de conhecer os programas de cashback? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então converse com a gente.