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Dia das Mães 2024: O que vender online? Dicas para e-commerce

O que fazer para vender mais no Dia das Mães? O que vender na internet? Confira dicas de ações para a sua loja virtual!

✓ Conteúdo criado por humano

O mês de maio vem se aproximando e com ele uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. O Dia das Mães perde apenas para Natal e Black Friday. O domingo, 12 de Maio, pode ser uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. Mas, afinal, o que fazer para vender no Dia das Mães?

Nos últimos anos, o desempenho desse período foi positivo para o mercado de e-commerce.

Antes do Dia das Mães em 2023, as lojas online experimentaram um aumento notável nas vendas, com a comercialização de mais de 3 milhões de itens, representando um aumento significativo de 23,6% em relação ao ano anterior. Esse crescimento também se refletiu no número de pedidos online, que alcançou 759,5 mil, apresentando um aumento de 31% em comparação com o ano anterior, com uma média de 4 produtos por pedido. Um dado importante é que aproximadamente 28% das vendas foram enviadas com frete grátis, enquanto o ticket médio nacional alcançou R$249,60.

Os meios de pagamento mais utilizados foram o cartão de crédito, respondendo por 51% das transações, e o Pix, com 35,5% de participação. Além disso, chama a atenção o fato de que aproximadamente 77% das vendas foram realizadas por meio de dispositivos móveis, evidenciando a crescente preferência dos consumidores por compras online via smartphones e tablets.

Dia das Mães 2024: Dicas de Vendas para sua Loja Virtual

Babi Tonhela, especialista em e-commerce da Nuvemshop, enfatizou a importância do Dia das Mães para o varejo, destacando que as pequenas e médias empresas online lançaram mão de estratégias específicas para a data, visando atrair novos clientes e impulsionar suas receitas anuais.

Esses dados foram obtidos através de um levantamento que considerou as vendas realizadas nas três semanas que antecederam o Dia das Mães de 2022 e 2023, tendo como base os lojistas brasileiros da plataforma Nuvemshop.

Vale lembrar que as estimativas para as vendas no e-commerce permanecem favoráveis em 2024. A tendência é que continue ocorrendo uma forte migração de consumidores para os canais digitais, como aconteceu em outras datas comemorativas como o Natal.

Tendências para ficar de olho: comportamento do consumidor no Dia das Mães

Além dos dados expostos acima, que indicam o aquecimento da data, também é importante estar atento às tendências, essas que podem trazer importantes direcionamentos para a organização das ações de Dia das Mães da sua loja virtual.

A primeira delas está relacionada ao crescimento das vendas por meio do mobile (smartphones, tablets e afins). Mesmo com a maioria das negociações acontecendo via desktop, essas representando 65,2%, a categoria de moda e acessórios despontou nos dispositivos móveis, chegando a 51,27% dos pedidos totais.

Esses números indicam a importância em ter um site seguro e responsivo. Funcionar perfeitamente bem em todas as plataformas, além de trazer confiança na hora da inserção de dados de pagamento, por exemplo, pode fazer com que suas conversões aumentem significativamente. Veja mais sobre isso clicando aqui.

E, como você já deve saber, mas é sempre importante reforçar, a internet quebra barreiras territoriais, levando seus produtos para todo o Brasil. Essa também é uma das tendências apresentadas, já que o Dia das Mães, nos anos anteriores, trouxe crescimento nas principais regiões do país. Veja as porcentagens a seguir: Sudeste (63%), Sul (15,4%) e Nordeste (13,1%).

O Nordeste, que apresentou alta nos números, foi o campeão nas vendas de produtos do segmento da beleza. Já Sul e Centro-Oeste saíram à frente quando o assunto é eletrônicos e informática. Foque nesses insights e aproveite as oportunidades de faturar mais!

Por fim, não podemos nos esquecer de falar do PIX, o meio de pagamento que se popularizou em 2020 e promete ser um dos principais trunfos para 2024. Por meio dele, você recebe o dinheiro em conta em poucos minutos, facilitando toda a logística do seu negócio e evitando que mercadorias fiquem presas em estoque esperando pagamento, como acontece com os boletos bancários que levam, em média, 3 dias para confirmação do débito.

Nós fizemos um conteúdo completo sobre o PIX e você pode saber mais sobre ele aqui!

Os números e tendências são muito significativos! Então, aproveite a oportunidade para atrair e conquistar filhos e netos no Dia das Mães. Essa data é muito especial, por isso, prepare-se com antecedência. Vem com a gente?

Separamos 14 dicas que podem te ajudar a vender mais no dia das mães. Confira!

10 dicas para vender no Dia das Mães

#1 Entenda o perfil do consumidor

O dia é das mães, mas quem escolhe o presente, na maioria das vezes, não é ela. Então, algumas lojas, como perfumarias e lojas de departamentos (principalmente aquelas que apostam em eletrodomésticos), podem receber visitas, pois os filhos buscam um produto apontado. Entretanto, a experiência de compra é do filho.

Para fortalecer a experiência de compra nessa data tão importante do calendário do e-commerce 2024, questione-se mais sobre o perfil do filho. O que ele busca? Qual é o seu desejo com o presente que ele entrega para a mãe? Estes são dois aspectos diferentes que precisam ser trabalhados nesse caso:

  1. o que o filho deseja que a mãe sinta ao ser presenteada, abrangendo os efeitos do produto ou serviço para ela — pode ser mais praticidade no dia a dia, um toque de estilo ou mesmo uma experiência inesquecível;
  2. o que o filho, enquanto consumidor, espera com a compra — por exemplo: preço mais baixo, possibilidade de parcelar a compra, frete grátis, entrega com data agendada ou até algum detalhe, como a possibilidade de enviar um cartão de Dia das Mães personalizado junto da encomenda.

Adapte suas estratégias de acordo com essas preferências do consumidor.

#2 Seleção de presentes por faixa de preço

Organize os produtos em categorias de preço para facilitar a navegação dos clientes que buscam presentes dentro de um orçamento específico. Dividir os itens em faixas de preço torna a experiência de compra mais conveniente e acessível para os clientes, permitindo-lhes encontrar rapidamente opções que se encaixem no seu orçamento. Isso não só simplifica a navegação, mas também ajuda a direcionar os clientes para produtos que estejam dentro de sua faixa de preço desejada, aumentando as chances de conversão. Além disso, essa organização demonstra consideração pela diversidade de orçamentos dos clientes, melhorando a experiência geral de compra e aumentando a satisfação do cliente.

#3 Presentes por perfil de mãe

Que tal organizar os presentes de acordo com o perfil da mãe? Criar categorias específicas, como “gastronômica”, “esportista” e “vaidosa”, pode ser uma ótima maneira de ajudar os clientes a encontrarem o presente ideal. Dessa forma, você facilita a busca e a escolha dos clientes, direcionando-os para opções que correspondam aos interesses e preferências da mãe em questão. Isso não só simplifica o processo de compra, mas também mostra que você entende as diferentes personalidades e estilos das mães, tornando a experiência de compra mais personalizada e gratificante. Então, que tal segmentar seus presentes e tornar a busca pelo presente perfeito ainda mais especial?

Venda mais no Dia das Mães: categorize os perfis

#4 Crie kits especiais para o Dia das Mães

Já pensou em oferecer kits de presentes personalizados para o Dia das Mães? Faça uma análise do seu estoque e solte a criatividade para montar kits exclusivos que combinem diferentes produtos, desde cosméticos e chocolates até flores e acessórios. Essa é uma excelente maneira de proporcionar aos seus clientes uma experiência única de presente, agregando valor aos seus produtos. Além disso, se possível, ofereça embalagens de presente personalizadas para o Dia das Mães. Com essa opção, os clientes poderão montar seus próprios kits, escolhendo os itens que mais combinam com suas mães e tornando o presente ainda mais especial.

#5 Promoções em combos

Ofereça descontos irresistíveis em combos de produtos para o Dia das Mães. Combine itens complementares, como um perfume e um creme hidratante da mesma marca, e ofereça um preço especial ao adquiri-los juntos. Essa estratégia não só incentiva os clientes a experimentarem diferentes produtos da sua loja, mas também cria uma oportunidade para eles mimarem suas mães com presentes coordenados e completos. Além disso, os descontos em combos podem aumentar o valor médio do pedido e impulsionar as vendas, garantindo uma experiência de compra ainda mais satisfatória para seus clientes. Surpreenda seus clientes com ofertas exclusivas em combos neste Dia das Mães!

#6 Faça um layout personalizado

Assim como as lojas físicas enfeitam suas vitrines com uma decoração temática no dia das mães, seu e-commerce também deve entrar no clima. Além de colocar imagens que remetam à data, você pode reorganizar a categorização dos produtos.

Uma opção é destacar alguns itens criando uma categoria “Dia das mães” ou uma tag “presentes”, por exemplo. Você também pode fazer com que alguns produtos apareçam em destaque na home e nas sugestões de busca. Quanto mais facilidade o cliente tiver para localizar os produtos relevantes para a data, mais chances de converter a venda.

10 dicas para vender no Dia das Mães

#7 Crie campanhas relevantes

A maioria das divulgações de Dia das Mães fica no mesmo lugar, sem se destacar da concorrência. Entretanto, encontramos outras tão especiais que se tornaram ícones e, claro, geraram aumento das vendas. Alguns exemplos de campanhas de Dia das Mães de sucesso são:

Na hora de montar a campanha, é importante pensar em como ela será relevante para o público. Você pode vender eletrônicos e produtos de informática, que ainda será fundamental pensar nas possibilidades de emocionar esse público e remeter aos sentimentos da relação entre mãe e filho, sem deixar a marca de lado para isso — pelo contrário, criando um contexto que liga tudo.

Calendário E-commerce 2025

#8 Invista em promoções exclusivas para o Dia das Mães

Existem vários tipos de promoções que podem ser utilizados nessa data: cupom de desconto, frete grátis, preços especiais, entre outros. É importante estipular uma data limite, para estimular o senso de urgência no cliente.

Uma opção bem interessante é criar ações interativas. Por exemplo, você pode criar um Concurso Cultural em que os clientes mandem fotos com as mães para o Facebook da loja virtual. A mais curtida ganha um prêmio especial.

Além de aumentar as vendas, você estimula a interação com o cliente nas redes sociais e ajuda a melhorar a reputação da sua loja virtual.

Outra ideia é aproveitar a opção de pagamento do PIX para ofertar descontos! Ofereça de 5 a 10% e economize, além de criar gatilho mental para o seu cliente fechar a compra, nas taxas de cartões de crédito. Muitas marcas estão aproveitando a ideia e garantimos que é uma maneira muito simples e eficaz de alavancar seu faturamento!

#9 Divulgue!

Planeje-se com antecedência para criar uma boa estratégia de marketing digital para a data. Utilize o e-mail marketing, as mídias sociais, o Google Adwords e todos os canais usados pela empresa para realizar a divulgação.

É importante definir uma meta de faturamento e direcionar as estratégias de marketing para alcançar esse resultado.

Veja as dicas detalhadas abaixo.

#10 Tenha o tráfego pago como seu aliado

O tráfego pago, no Facebook e Google, principalmente, pode se tornar um dos seus maiores aliados na hora das suas divulgações para o Dia das Mães. Isso porque, a partir dele, você chegará no seu público-alvo de maneira otimizada.

Para que a estratégia seja um sucesso, produza criativos que irão transmitir exatamente a mensagem que você quer passar. Faça copies persuasivas e capriche nas imagens, GIFS e vídeos. Lembre-se: as pessoas estão, a todo o momento, recebendo estímulos nas redes sociais. Para que você se destaque é preciso fazer diferente! Então, pense fora da caixa.

#11 Contrate influenciadores digitais

Influenciadores digitais estão crescendo em relevância a cada ano. Hoje, existem influencers de diversos nichos e tamanhos: dos micros ao macros. Por isso, vale muito a pena contactá-los dependendo do seu budget para esse tipo de ação. Aqui, te contamos mais sobre o tema.

A grana está curta? Uma dica é fazer permutas, que são trocas de serviços por divulgação nas redes. E, olha, se você está pensando que os influenciadores estão apenas no Instagram, nada disso! Há redes sociais como TikTok, Youtube e até o LinkedIn cheias de pessoas legais que são referências no que se propõem a fazer.

#12 Use o e-mail marketing no esquenta do Dia das Mães

A estratégia de e-mail marketing é uma forma de aquecer os leads sobre as ações que sua loja virtual está desenvolvendo para o Dia das Mães. Pode ser para divulgar as ofertas e promoções para a data, bem como para convidar o público a participar de alguma campanha institucional.

O importante é planejar com antecedência, para agregar valor ao produto. Como nas campanhas de sucesso que apresentamos aqui, use a criatividade e pense em quantos passos precisam ser dados para que o público se sinta inserido, criando uma sequência de e-mails em tempo hábil para que os destinatários façam suas compras.

Dia das Mães 2020: divulgue ofertas nas redes sociais

#13 Divulgue ofertas em redes sociais

É preciso saber como divulgar produtos em redes sociais, mas, em campanhas sazonais, como a do Dia das Mães, você deve observar alguns detalhes. Direcione uma verba para anúncios pagos, planeje a campanha com antecedência, segmente seu público e determine objetivos claros para serem alcançados nessa data.

Você pode fazer um levantamento dos produtos mais vendidos durante o Dia das Mães do ano anterior e focar as divulgações nos 5 a 10 produtos mais buscados pelo público. Aproveite as redes sociais com um direcionamento mais visual, como o Instagram, para chamar seu público para a loja virtual. No YouTube, aposte na produção de tutoriais e de vídeos de demonstração do produto.

#14 Dê atenção especial ao estoque

Para garantir o sucesso das suas promoções e o planejamento eficaz das suas estratégias de marketing, é crucial dedicar uma atenção especial ao seu estoque. Comece a negociar com os fornecedores o mais cedo possível para assegurar que terá os produtos necessários em estoque. Antecipar-se é essencial não apenas para garantir a disponibilidade dos produtos, mas também para assegurar que as entregas sejam feitas dentro do prazo estabelecido.

Se você produz seus próprios itens, é importante se preparar para aumentar a produção. Caso necessário, considere buscar ajuda de terceiros para garantir que todos os produtos sejam fabricados a tempo. Ao manter o estoque abastecido e planejar com antecedência, você estará melhor preparado para atender à demanda durante o período do Dia das Mães.

#15 Descontos progressivos

Ofereça descontos que aumentam conforme o valor da compra, incentivando os clientes a adquirirem mais produtos. Ao implementar essa estratégia, você pode estabelecer diferentes níveis de desconto com base nos valores de compra. Por exemplo, um desconto de 10% para compras acima de R$ 100, 15% para compras acima de R$ 200 e 20% para compras acima de R$ 300. Isso não só incentiva os clientes a aumentarem o valor do carrinho de compras para obterem descontos maiores, mas também pode aumentar o valor médio das transações. Essa abordagem é uma forma eficaz de estimular vendas adicionais e recompensar os clientes por compras de maior valor.

#16 Frete grátis a partir de um determinado valor

Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor para incentivar os clientes a gastarem mais. Se você costuma realizar pesquisas pós-venda no seu e-commerce, considere incluir perguntas sobre o frete para o seu público. Dependendo do tíquete médio de compra, é possível incorporar o custo do frete ao próprio pagamento. Por exemplo, se as compras normalmente têm um tíquete médio de R$ 100, você pode oferecer frete grátis para compras acima de R$ 150. Essa estratégia não apenas encoraja os clientes a adquirirem mais itens para alcançar o limite de frete grátis, mas também aumenta o tíquete médio por venda.

#17 Aposte no Up Selling no Dia das Mães

Sabe quando você está fechando uma compra e aparece uma mensagem te estimulando a levar um produto melhor por mais x reais? Isso é o que chamamos de Up Selling e é muito utilizado para aumentar o ticket médio.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de maquiagem e o cliente está comprando uma base para o rosto, no momento em que a compra estiver sendo finalizada, você irá programar um pop-up oferecendo uma base mais cara: “Por apenas R$30 a mais, você leva a base xxxx, nossa campeã de vendas”.

Lembre-se de mostrar a vantagem em fazer a troca. Afinal, o cliente precisa se sentir na vantagem.

#18 Aposte no Cross Selling

Já o Cross Selling são as vendas cruzadas, em que é oferecido produtos similares ao principal. Por exemplo, se você está vendendo um tênis, será ofertado um par de meias. Se você está vendendo uma calça, será ofertado um cinto, e por aí vai.

Esse tipo de ideia, além de aumentar o ticket médio, também é ótimo para fazer circular produtos que estão parados no estoque há mais tempo. Essa é uma das estratégias de maior sucesso no varejo e funciona super bem em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Aproveite para vender bastante!

Prepare seu e-commerce para o Dia das Mães!

As datas sazonais são ótimas oportunidade para que as lojas virtuais possam aumentar suas vendas e fidelizar o cliente. Claro que contar com uma empresa especializada em e-commerce faz toda a diferença.

Neste artigo, você conferiu o que fazer para vender no Dia das Mães. Essas dicas também podem ser aplicadas em outras datas. Apesar de a estratégia ser a mesma, o principal é conseguir mostrar o quanto a marca se importa e está preparada para a data.

Nesse período de crise, a maior dica é reforçar o planejamento e antecipar as promoções.

Os serviços de entrega, principalmente os Correios, estão funcionando, em geral, com prazos um pouco mais longos. Ocorreu um acréscimo de três dias úteis no prazo de entrega de encomendas e correspondências.

Então, seus clientes precisam antecipar as compras para receber os produtos antes do Dia das Mães. Faça o mesmo: Antecipe suas ofertas e promoções!

Se você gostou deste artigo e quer incrementar sua estratégia, então, veja nosso post em que apresentamos estratégias de escassez para crescer suas vendas a partir de ideias simples e fáceis de aplicar em seu negócio. Fique à frente do mercado e saia à frente!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Flávio Augusto Bertholdo

Fundador da Bertholdo, Especialista em E-commerce, Consultor SAP, Apaixonado por Marketing, Finanças e Cultura Pop

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