Em um e-commerce, são muitas as estratégias de compras, gestão e vendas que devem ser seguidas com o intuito de alcançar o resultado ideal. Nesse sentido, a precificação dinâmica se destaca. Trata-se de uma estratégia muito utilizada por empresas que desejam alterar o preço em tempo real e de forma automatizada.
Um exemplo muito utilizado em nosso dia a dia é da Uber e de outros aplicativos de transporte: quando há muita demanda por serviços e poucos motoristas disponíveis, por exemplo, o custo para o deslocamento costuma ser maior. Mas isso pode ser aplicado no e-commerce? A resposta é sim!
Neste material, a gente explica mais detalhes sobre como funciona e os seus diferenciais. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona a precificação dinâmica?
Como vimos, a precificação dinâmica funciona de acordo com o andamento das vendas e com o comportamento do mercado. Para que ela funcione da forma correta, é importante levar em consideração que a automatização tem um papel fundamental. Caso contrário, é humanamente impossível contar com um profissional que consiga fazer essas alterações de acordo com o andamento.
A partir de uma ferramenta utilizada pelo seu negócio, você terá uma análise precisa dos dados para identificar uma oportunidade de preço mais adequada para aquele cliente. Dessa forma, o custo destinado ao produto será ajustado de maneira estratégica, trazendo um diferencial para as suas metas.
No e-commerce, outros fatores podem ser levados em consideração, como:
- concorrência;
- demanda;
- personalização por cliente;
- estoque;
- ofertas relâmpago, entre outros.
Quais os benefícios da precificação dinâmica?
Agora, vamos apresentar de forma breve alguns dos diferenciais da precificação dinâmica para a sua loja. Saiba mais!
Personalização de preços
Nem sempre um preço deve ser visto como de forma fixa. É interessante que o negócio o adapte de acordo com o comportamento dos clientes e com as próprias necessidades. Além disso, pessoas que recorrentemente adquirem produtos em seu canal podem comprar a um preço reduzido, o que também se torna positivo para a fidelização e para que a sua marca tenha promotores.
Adaptabilidade
Consequentemente, o seu negócio se torna mais bem adaptável às alterações de mercado, de modo que haja flexibilidade de acordo com as suas necessidades. O comportamento do usuário será observado com mais frequência, o que também seria positivo para as outras estratégias de marketing do empreendimento.
Exemplo: suponhamos que você analise que determinado período do ano conta com mais vendas de determinado produto e queda em outro. As ações podem ser direcionadas para ampliar a saída daquele que naturalmente conta com uma rotatividade menor.
E então, o que achou de entender sobre a precificação dinâmica e seus diferenciais? Como vimos neste material, trata-se de uma estratégia relevante para que seu empreendimento possa obter resultados mais precisos. Com o intuito de implementar de forma correta, independentemente de qual seja a plataforma de e-commerce utilizada, é preciso ter profissionais capacitados que possam assessorá-lo. Dessa forma, as chances de usufruir dos ganhos apresentados aumentam consideravelmente.
Se deseja saber ainda como formar preço no e-commerce, um passo atrás dessa precificação, continue no blog e confira outro material que produzimos!