Você faz pré-venda em seu e-commerce? A pré-venda, conhecida também como pré-lançamento, é uma tática praticada para despertar a atenção do público para produtos ou serviços que entrarão no mercado em curto espaço de tempo.
A pré-venda apresenta os produtos para que o cliente conheça na íntegra a mercadoria. Já no e-commerce, isso é feito por meio do marketing digital, que pode ser lançado por e-mail, site da loja etc., com a perspectiva de aumentar o tráfego, gerar leads e potencializar o número de vendas.
Neste artigo, vamos ajudar você a obter maior compreensão sobre a pré-venda. Acompanhe!
Otimização da jornada de compra
Ao decidir implementar a pré-venda em seus canais de contato com o público, a jornada de compra terá um resultado bastante promissor. Tudo poderá acontecer de maneira célere, com menos possibilidade de erros e rejeições por parte dos leads.
E mais: o índice de leads que vão sentir interesse em conhecer os novos produtos será elevado de maneira significativa. Com a prática da pré-venda, a taxa de conversão ganha um novo parâmetro.
Normalmente, existe uma equipe específica para atuar na pré-venda. Essas pessoas têm a incumbência de responder às dúvidas dos leads de forma rápida e assim descartar os não qualificados. Ao fazer isso, o ROI da ação aumenta, fato que resulta no crescimento do negócio.
Qualidade nas vendas
Um ponto forte da pré-venda é que essa função, por ter colaboradores preparados para isso, não gera esse tipo de serviço para os vendedores. Sendo assim, os vendedores ficam livres para executar as suas atividades com maior dedicação aos interesses dos seus clientes e gerar vendas qualificadas.
A intenção é realmente esta: promover vendas de alto padrão na organização para que, a partir da satisfação do cliente com o resultado da venda, a empresa alcance um lugar de destaque no mundo dos negócios e eleve seu employer branding.
Definição de Produtos Estratégicos
Definir os produtos estratégicos para uma pré-venda no e-commerce é crucial para o sucesso da estratégia. É essencial considerar a demanda existente, a exclusividade dos itens, sua atratividade para o público-alvo e seu potencial de engajamento. Ao analisar cuidadosamente esses aspectos, é possível selecionar os produtos ideais que impulsionarão as vendas e fortalecerão a imagem da marca no mercado.
Comunicação com os Cliente
Na estratégia de pré-venda no e-commerce, a comunicação é essencial. Utilizar canais como e-mail marketing, redes sociais e notificações push ajuda a informar os clientes sobre a pré-venda e a manter seu interesse. Essa abordagem multifacetada amplia a visibilidade da marca, responde às dúvidas dos clientes e impulsiona as vendas.
Aumento dos leads
O papel dos times de pré-venda é qualificar ao máximo os leads, para que tenham interesse no produto e avancem no funil de vendas. Quando essa mediação é bem executada, o aumento de leads cresce bastante e induz o provável comprador a permanecer interessado no produto e caminhe para a concretização da compra.
Atratividade para o público-alvo
Conheça bem o seu público-alvo e suas preferências. Produtos que atendam às necessidades, interesses e estilo de vida dos seus clientes têm mais chances de obter uma resposta positiva na pré-venda. Considere também tendências de mercado e feedback dos clientes para orientar suas escolhas.
Potencial de engajamento
Além da demanda e exclusividade, leve em conta o potencial de engajamento que cada produto pode oferecer. Itens que geram interesse, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, por exemplo, são indicativos de uma boa oportunidade para a pré-venda, pois ajudam a ampliar a visibilidade da sua marca e dos produtos em destaque.
Satisfação do cliente
Uma das intenções em executar bem uma estratégia de pré-venda é perceber que, além de chegar no fundo do funil de vendas, os clientes ficam satisfeitos e ainda disseminam informações positivas sobre a sua marca.
São essas respostas de satisfação que fazem as lojas virtuais permanecerem no mercado e engajar cada dia mais novos consumidores. Isso comprova que o e-commerce pode se alavancar no mercado, por meio da pré-venda.
Por fim, agora que você já conheceu a importância da pré-venda e alguns resultados, veja como fazê-la na sua loja virtual: faça uma chamada promocional e apresente qual é a novidade e a data do lançamento, observe a quantidade no estoque, defina os canais de divulgação e não se esqueça de informar se o cliente terá desconto nas compras e outros pontos que achar necessário.
Gostou de conhecer mais sobre pré-venda e de como executá-la? Agora, que tal experimentar as nossas soluções para alavancar o seu negócio? Faça contato conosco agora mesmo e vamos juntos melhorar a produtividade do seu e-commerce.