Escolher uma plataforma de e-commerce exige cuidado e pesquisa por parte de seu negócio. Caso não conte com as funcionalidades certas para as suas necessidades e tenha a qualidade necessária para atrair e fidelizar visitantes, existem os riscos de as metas pré-estabelecidas pelo seu empreendimento não serem alcançadas com facilidade.
Dessa forma, é preciso entender quais são os principais critérios que devem ser levados em conta ao escolher uma plataforma de e-commerce. Continue a leitura deste post e tire as suas dúvidas!
Recursos
Assim como na compra de qualquer outra ferramenta, é preciso entender quais são os recursos disponíveis — principalmente aqueles que envolvem SEO. Aqui, estamos falando de mecanismos de otimização de buscas que possibilitarão que o seu canal seja encontrado com mais facilidade.
As ferramentas atuais oferecem funcionalidades que possibilitam ao gestor da página entender quais são os aspectos que estão conseguindo bons resultados e quais ainda precisam passar por reformulações. Com isso, a atração de visitantes será maior e, consequentemente, haverá mais chances de conversão.
Outro recurso importante diz respeito à responsividade do site. Seu canal precisa se adaptar aos diferentes tipos de tela (smartphones, tablets e notebooks, por exemplo), uma vez que, caso não haja o carregamento da página, a retenção do usuário será baixa.
Integrações
Ao escolher uma plataforma de e-commerce, é necessário ter atenção às integrações — ou seja, à capacidade que a ferramenta escolhida tem de conversar com outras soluções existentes, como softwares, plug-ins etc.
Vamos supor que você tenha um suporte por WhatsApp. O ideal é que o usuário encontre o botão de redirecionamento com facilidade no site. A integração vai justamente possibilitar que ele transite entre os canais em um bom tempo de carregamento, contribuindo de forma positiva para a sua experiência.
Além disso, é preciso que haja a integração também com as suas ferramentas de CRM e com o gateway de pagamento.
Custo-benefício
Entender sobre o custo que você terá com a plataforma de e-commerce é importante. No entanto, não se apegue somente ao valor.
Contar com uma solução que não tenha a qualidade necessária para a realidade de uma loja online pode trazer riscos, influenciando negativamente na percepção que a sua audiência tem sobre o negócio. Com isso, as vendas podem diminuir, de modo que o barato sairá caro para o empreendimento.
Busque por ferramentas que tenham um valor médio semelhante às principais opções do mercado e que apresentem todas as funcionalidades que a sua empresa necessita.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o que é preciso avaliar ao escolher uma plataforma de e-commerce? Como vimos ao longo do material, é essencial conhecer bem as diferentes opções do mercado, optando por aquelas que trarão uma experiência positiva ao seu cliente. Por isso, busque por marcas que sejam reconhecidas na área e que vão oferecer um excelente suporte para a implementação.
Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, entre em contato conosco, converse com a nossa equipe e tire as suas dúvidas!