Você sabia que uma das principais causas do fechamento das empresas é a falta de planejamento financeiro? Essa análise é extremamente importante, ainda mais quando o ano está perto de acabar. Então, se você ainda não fez, está na hora de montar o planejamento financeiro para o seu e-commerce!
Neste artigo, mostramos os principais pontos que você precisa observar para ter sucesso nessa tarefa, tomar as melhores decisões de negócios, garantir a saúde financeira da sua loja virtual e explorar as oportunidades que surgirem no próximo ano. Confira!
Por que fazer um planejamento financeiro para e-commerce?
Planejar o seu e-commerce financeiramente é fundamental para criar uma estrutura. A ideia é fazer com que seu negócio não apenas conquiste estabilidade e se mantenha, como também consiga crescer.
No Brasil, 25% das empresas fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos. Na maioria dos casos, esse triste cenário é explicado pela falta de planejamento financeiro.
O planejamento é feito para evitar problemas futuros, que podem comprometer a saúde financeira do negócio. Esse trabalho engloba os objetivos, a análise dos custos, a projeção da receita e o planejamento dos investimentos.
Afinal, a rotina de uma loja virtual costuma contar com muitas operações que podem impactar negativamente o orçamento, como abandono de carrinho, troca e devolução de produtos. Mesmo assim, esse é um modelo de negócio com grande potencial de crescimento.
Como fazer um bom planejamento financeiro para 2023?
Veja nossas principais dicas para um bom planejamento financeiro do e-commerce. Dessa forma, você já entra o próximo ano com uma visão ampla e aprofundada do seu negócio, otimizando os resultados da sua loja virtual.
Faça um levantamento das metas para o próximo ano
Se você quer que 2023 seja um ano de conquistas importantes, é preciso criar o planejamento financeiro para e-commerce agora. Para isso, um ponto fundamental é estabelecer as metas para o ano que vem.
Escrever as metas é interessante porque, assim, você e toda a sua equipe podem desenvolver uma ideia do que a marca pretende alcançar e o que será preciso colocar em prática em relação a recursos e investimentos.
Tenha muito cuidado na definição das metas. Lembre-se de que elas devem ser alcançáveis, mensuráveis, temporais, relevantes e específicas. Com essas características, elas se tornam possíveis e muito interessantes.
A grande maioria dos donos de e-commerce utiliza ao menos uma das seguintes metas:
- Faturamento mensal. O valor a ser faturado a cada mês é definido levando-se em consideração a sazonalidade do segmento de atuação. Essa meta tem fácil definição e o controle é bastante simples. Se você não definiu nenhuma meta ainda, comece por aqui;
- Número de pedidos. Outra ótima opção é definir quantas vendas deverão ser geradas a cada mês ou semana. Também pode-se optar por uma meta diária, porém o controle é mais complexo;
- Ticket médio. A sugestão é definir uma meta de valor médio mensal dos pedidos, também considerando a sazonalidade. Lembre-se de que essa meta deve estar de acordo com as duas anteriores. Na verdade, ao dividir a meta de faturamento pelo número de pedidos, obtemos a nossa meta de ticket médio.
Existem diversas outras metas para uma loja virtual. Porém, essas são simples e não podem faltar no seu planejamento financeiro.
Crie projeções de receita e custos
A partir das metas que você traçou, será possível criar uma projeção da receita gerada.
Em paralelo a isso, avalie seus custos atuais, considerando os valores fixos e os variáveis. Faça, também, uma projeção desses valores para o próximo ano. Comparando a receita com os custos futuros, você terá uma percepção da situação financeira do e-commerce e da margem de lucro.
Planeje os seus investimentos
Para elaborar um bom planejamento financeiro para e-commerce, você também precisa projetar os seus investimentos para criar condições de aumentar as vendas.
Por exemplo, se você quer aumentar o conhecimento da marca, é muito recomendado direcionar uma verba para as estratégias de marketing digital, como anúncios do Google AdWords, divulgação nas redes sociais e nos meios offline.
Outro ponto-chave é reservar recursos para investimentos em tecnologia e novas funcionalidades. Como o mercado de e-commerce é muito dinâmico, sua loja virtual não pode ficar estagnada.
Analise o atual cenário
Um ponto importante a se destacar no planejamento financeiro do e-commerce é uma avaliação da situação da empresa. Isso porque, dependendo do porte da loja virtual, é comum misturar as contas pessoais com as empresariais.
Além disso, uma avaliação do cenário prevê um levantamento sobre todas as saídas e entradas, observando despesas e ainda contando com situações adversas que, quando não calculadas, podem colocar a empresa em dívida. Nesse sentido, é importante avaliar a taxa de devolução e ter uma visão do giro de estoque.
Negocie com os fornecedores
Começar o ano com dinheiro em caixa para investir no e-commerce é uma excelente ideia para garantir o crescimento do negócio. A questão é que nem sempre esse valor está disponível na empresa. Porém, é possível consegui-lo de outras formas.
Uma solução interessante é renegociar os pagamentos com os fornecedores. Nesse caso, vale destacar a importância de contabilizar o parcelamento do valor para que a empresa não entre em dívidas e a situação vire uma bola de neve.
Realize uma previsão de orçamento
Se o seu e-commerce já funciona há algum tempo, você provavelmente já percebeu que alguns custos de operação fazem parte da rotina e existem outros valores que precisam ser considerados, principalmente em períodos sazonais.
Pense nas ações que garantem as vendas no e-commerce e as operações necessárias, criando uma planilha completa com sua previsão de orçamento. O investimento com marketing e vendas é tão relevante quanto a gestão de estoque, e outro fator extremamente relevante: a plataforma de e-commerce.
Considere diferentes situações
Talvez você já tenha ouvido a fala de Helmuth von Moltke, na qual ele diz que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. Pensando na arte da guerra aplicada aos negócios, é fundamental que seu planejamento financeiro esteja focado em diferentes realidades.
Quem teria previsto a pandemia de Covid ao fazer o planejamento do negócio em 2019? Provavelmente, pouquíssimos negócios. Entretanto, prever variações no seu e-commerce pode contribuir, inclusive, para ter respostas mais eficientes em cenários imprevistos.
Faça uma análise do ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio do negócio é um levantamento dos gastos previsíveis de todas as operações. Esse simples cálculo já indica as vendas mínimas que seu e-commerce precisa fazer para manter as portas abertas.
Não significa, é claro, que você precisa cumprir com todos os valores levantados. O planejamento financeiro ajuda, inclusive, a deixar as contas mais enxutas, melhorando o cenário do e-commerce.
Por exemplo, em vez de ter gastos com um programador para o desenvolvimento e a manutenção do seu e-commerce, você pode contratar uma ferramenta que ofereça uma estrutura de qualidade por um valor muito mais em conta.
Conte com uma solução de gestão financeira para e-commerce
Trabalhar com um e-commerce pode ser, por vezes, uma tarefa solitária. Então, para ter uma visão atualizada e mais ampla do seu negócio, considere investir em soluções de gestão financeira.
Com produtos como o BRT Turbo, o lojista recebe suporte e treinamento para planejar e operar o e-commerce. Além disso, o processo conta com consultorias em marketing e vendas, otimizando os resultados do negócio.
Invista tempo no planejamento financeiro do e-commerce
Por fim, tenha consciência de que o planejamento financeiro é um conjunto de ações que envolvem metas, custos, receita e investimento. Por isso, você vai dedicar um tempo para desenvolver esse plano. Em contrapartida, ganhará tempo, oportunidade e previsão de falhas no período subsequente, o que é extremamente vantajoso.
Gostou de conferir mais sobre planejamento financeiro para e-commerce? Cada um desses parâmetros deve ser interligado para gerar uma boa expectativa. Lembre-se de que esse trabalho de análise pode garantir a sobrevivência da loja virtual e a busca pelos lucros, além de gerar bons resultados para o próximo ano.
Agora que você já viu como criar um planejamento financeiro para e-commerce, confira dicas para reduzir os custos operacionais no seu negócio!