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O que é persona para o e-commerce e qual sua importância?

Não sabe o que significa persona? Vamos te apresentar esse conceito e a importância que ele tem para o seu e-commerce.

✓ Conteúdo criado por humano

Qual empreendedor não quer criar estratégias mais eficientes para o seu negócio? A busca por novas ideias é incessante e os recursos com o avanço da tecnologia são bem interessantes. Porém, antes de sair criando ações de qualquer maneira, é fundamental definir muito bem a persona para o e-commerce.

Se você não sabe o que significa persona, não se preocupe! Estamos aqui para mostrar esse conceito e a importância que ele tem para o seu negócio. Acompanhe a leitura!

O que é persona para o e-commerce e qual sua importância?

O que é persona?

Persona é a personificação do seu cliente ideal. É como reunir todos os possíveis interessados nos seus produtos ou serviços e definir, a partir disso, as características mais presentes e significativas para a sua empresa.

Com todos esses atributos reunidos, você será capaz de criar um personagem semi-fictício e, assim, direcionar suas estratégias para ele.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

É muito comum confundir o público-alvo com a persona . Isso porque, apesar de estarem relacionados, são conceitos bem distintos. Vamos entender um pouco mais!

O que é público-alvo

Público-alvo, que também é conhecido como mercado-alvo, é construído por um grupo de pessoas (físicas ou organizações) que possuem um mesmo perfil ou semelhança de consumo.

Sendo assim, podemos ter como público-alvo indivíduos para os quais você irá promoverá suas ações de marketing, já que essas são, com base em avaliações e coletas de dados, as mais propensas em adquirir o seu produto ou serviço.

Para definir esse perfil são feitas pesquisas que envolvem fatores demográficos, gênero, faixa etária e outros. Confira algumas das informações solicitadas para o estudo:

  • Idade
  • Sexo
  • Instrução educacional
  • Poder de compra
  • Classe social
  • Região onde mora

O que é persona

A persona, dentro do marketing, é o consumidor ideal para o seu negócio. Por isso, ela é mais específica que o público-alvo.

Para a persona montamos um personagem fictício, mas com características reais de seus clientes. Para montar a sua persona ideal, primeiro, é preciso a definição de público-alvo.

Podemos dizer, então, que ela é um perfil mais aprofundado e segmentado, o que não só converte em vendas, mas também fortalece a relação entre consumidor e marca.

Veja algumas informações que ajudam a construir uma persona:

  • Características pessoais (se é casado, solteiro, tem filhos e etc)
  • Classe social e poder aquisitivo
  • Estilo de vida
  • Hobbies e interesses
  • Engajamento nas redes sociais
  • Profissão

Exemplo de persona e público-alvo

Para entender as diferenças entre persona e público-alvo, vamos criar um exemplo para cada um dos tópicos. Veja abaixo!

Persona

Imagine que você atua no ramo de moda e quer criar uma linha nova, específica para gestantes. Então, fez um estudo de mercado e viu que o público para esses produtos é de mulheres casadas com faixa etária entre 20 e 35 anos.

Essa observação já é muito importante para as estratégias comerciais, isso porque, quando se investe em anúncios, por exemplo, você cria a segmentação do público, ou seja, para quem essas informações serão direcionadas. Esse é o seu público-alvo, mas ainda não é a persona!

A personificação do cliente ideal se faz com uma pesquisa mais aprofundada. Vamos seguir utilizando o exemplo que criamos.

Depois de uma pesquisa bem minuciosa com essas mulheres e alinhando os objetivos da sua marca, você chegou em uma persona: Milena, 28 anos, casada e mãe de um filho.

Milena está grávida de 3 meses. Na primeira gestação ela enfrentou problemas de autoestima e agora quer ficar bem consigo mesma. Para isso, não abre mão de roupas confortáveis e elegantes para todo o período gestacional.

Conseguiu perceber que a definição de persona vai muito além das simples definições do público-alvo? Ela busca sentimentos, necessidades, problemas e desafios dos clientes que a empresa pode ajudar a resolver.

Público-alvo

Por não ser tão específico, o público-alvo dá direções sobre as pessoas que você pretende atingir, mas sem se aprofundar em comportamentos específicos.

Como exemplo, vamos pegar um estudo feito para um e-commerce de beleza. Nele, vamos ver informações sobre gênero, idade, classe, renda e região, por exemplo.

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Mulheres entre 20 e 50 anos, residentes no Brasil, classe B, renda entre R$ 4000 e R$ 6000 e que estão em buscas constantes por novidades no setor de cosméticos.

A partir dessas definições, a loja virtual em questão poderá seguimentar suas atuações de marketing online e offline, mas dificilmente construirá uma base sólida de marketing de conteúdo, por exemplo, sem destrinchar o público-alvo em uma persona.

Qual é a importância da persona para o e-commerce?

Encontrar o perfil do seu cliente é de suma importância, pois isso é o que norteará as estratégias de marketing e vendas. Uma campanha publicitária nas redes sociais, por exemplo, deve ser elaborada a partir das características encontradas nas pesquisas.

Se você embasa as decisões do negócio em simples achismos e crenças, os resultados podem não ser efetivos, fazendo com que você gaste tempo e dinheiro à toa. Nesse sentido, conhecer a linguagem, as dúvidas e os problemas da sua persona pode ajudá-lo a criar as estratégias perfeitas, desde a prospecção até o fechamento das vendas.

Veja, a seguir, alguns benefícios em trabalhar com a definição de uma persona para o e-commerce.

Comunicação mais eficiente com o público

O primeiro benefício que podemos listar quando se define a persona para o  e-commerce é uma maior eficiência na comunicação. Todas as peças de arte, campanhas promocionais, marketing online e offline, terão mais sucesso quando levadas em consideração as características projetadas na persona.

Toda marca deve investir em uma comunicação eficiente para alcançar seus objetivos.

Melhor retorno sobre o investimento

Todos os investimentos feitos pelas marcas devem ser controlados para garantir bons retornos. Para isso, é fundamental segmentar os alvos.

Ao criar uma campanha de anúncio, por exemplo, e não selecionar as características do público, você fará um direcionamento de forma aleatória. Com isso, muitas pessoas que não têm interesse ou condições de se tornar clientes da marca serão atingidas, representando desperdício.

Melhor experiência para os clientes

Com todas as características conhecidas, você será capaz de criar uma melhor experiência aos seus clientes, desde os primeiros contatos até o pós-venda.

Proporcionar essa vivência também é muito importante, porque está diretamente relacionada à retenção dos clientes, obtenção de vendas regulares a longo prazo e maior solidez para a empresa no mercado.

Além disso, com boas experiências os seus clientes podem se tornar promotores da marca, atraindo novos consumidores para o seu e-commerce.

Como criar a persona corretamente?

Agora que você já viu a importância de criar a persona para o e-commerce e como isso pode interferir diretamente nas vendas, deve estar se perguntando como definir esse perfil.

Pois bem: a principal dica aqui é pesquisar! Busque as informações do seu público, conheça suas características, seus objetivos, medos e necessidades. Saiba o que eles já têm à disposição no mercado e o que falta. Conheça seus hábitos, sua linguagem e os canais de comunicação utilizados.

O que é persona para o e-commerce e qual sua importância?

Uma boa dica para buscar essas informações é criar uma pesquisa. Nela, você pode fazer várias perguntas para seu público, em diferentes campos, como mostrado a seguir:

Questões de âmbito pessoal

  • qual é sua idade?
  • qual é seu sexo?
  • onde você mora atualmente?
  • qual é o seu estado civil?
  • como é formada a sua família?
  • o que você gosta de fazer nos momentos livres?
  • qual é seu maior objetivo pessoal?

Questões profissionais

  • qual empresa você trabalha?
  • qual é sua profissão?
  • qual é o seu maior objetivo profissional?

Questões para identificar oportunidades

  • qual é a sua maior necessidade nesse momento?
  • o que você mais considera em uma decisão de compra?

Questões sobre canais de comunicação

  • quais redes sociais você utiliza?
  • você acompanha notícias ou curiosidades em algum canal? Se sim, qual?

Viu como são muitas as perguntas para fazer ao seu público-alvo? É importante ter essas respostas para formar a persona para o e-commerce. No entanto, se você simplesmente enviar um formulário extenso para as pessoas, a taxa de resposta será muito baixa!

Para que a definição tenha sucesso e você obtenha um alto número de respostas, é recomendado contar com ajuda profissional. Uma agência especializada sabe como conduzir o trabalho de formação da persona. Esse é um dos primeiros passos para traçar qualquer estratégia de marketing!

Assim, os seus investimentos serão certeiros e o sucesso da loja virtual será maior e mais rápido!

Como você pôde ver, a persona para o e-commerce tem uma grande importância, já que é por meio dela que o direcionamento das estratégias de marketing e vendas é feito! Comece agora mesmo a fazer as pesquisas e encontre o perfil ideal de seus clientes!

Vale lembrar que as personas também são conhecidas pelo termo Buyer Persona. O vídeo abaixo tem uma dica prática sobre como definir a persona para o e-commerce e utilizar essa definição para vender online.

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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