Cliente Bertholdo há mais de dez anos, a Paróquia São Sebastião precisava de um site que, na época, era exigência dos paroquianos. Porém, a equipe não tinha acesso à interpretação dos dados dentro do Google Analytics, nem uma persona direcionada para sua estratégia.
Porém, com a pandemia, tudo mudou! Era preciso levar os eventos online às pessoas, além de melhorar o site para que a experiência do usuário fosse satisfatória. Por isso, a paróquia viu na consultoria da Bertholdo a chance de virar o jogo. E virou. Conheça esse case de sucesso!
Google Analytics + persona como estratégias-chave
Parece difícil pensar em uma estratégia de marketing focada em uma comunidade religiosa, já que não existem tantos cases no mercado. Por isso, a Paróquia São Sebastião se via perdida em relação a como se comunicar com o seu público.
Nas reuniões junto a Bertholdo, a saída foi desenhar a persona ideal: quem frequenta a paróquia, qual a idade, gostos pessoais, nível de instrução foram algumas das perguntas e pesquisas feitas nesse processo. Com o resultado consolidado, Gladys Ferreira, voluntária do local, pôde construir o tom de voz e demais linguagens visuais para que os comunicados das redes sociais e site se tornassem mais atrativos para os paroquianos.
Após essa etapa, o foco foi entender o comportamento do site, por meio do Google Analytics. Era necessário interpretar dados como páginas mais acessadas, localidades de acessos e tempo de página, por exemplo, para que outra importante estratégia fosse desenhada: o funcionamento do site como um portal onde, inclusive, as pessoas pudessem acompanhar as missas ao vivo, já que estávamos em pandemia.
Mais uma vez, Gladys Ferreira se empenhou e compreendeu, junto a nossa equipe, o funcionamento do Google Analytics, tornando os dados em um planejamento de marketing consolidado que gira em 360º: site, redes sociais e até whatsapp.
Abaixo, confira o bate-papo que tivemos com a Gladys Ferreira, voluntária da paróquia São Sebastião, e compreenda mais detalhes sobre esse case de sucesso!
Como a Paróquia São Sebastião construiu sua estratégia de marketing digital
Como a Paróquia São Sebastião chegou a Bertholdo?
Chegamos a Bertholdo por meio do Flávio Bertholdo, que na época era paroquiano da nossa paróquia. Há certo ponto sentimos a necessidade de fazer o nosso site, uma vez que a demanda por este serviço já era uma “exigência” dos paroquianos. Não sei a data exata, mas já temos uma parceria de mais de dez anos fazendo este trabalho junto à empresa. Com certeza, podemos afirmar que é uma troca de muito crescimento e sucesso.
Como foi para vocês ter o online como a única opção no ápice da pandemia (considerando o fechamento das igrejas na época)?
Com a inesperada chegada da pandemia, nos encontramos diante de uma nova realidade, na qual não sabíamos como poderíamos nos posicionar, mas vimos, nesse momento, uma oportunidade de chegar até as pessoas de forma diferente do habitual. Era o início de um desafio para todos nós. E o online era, naquele momento, a ferramenta mais eficaz e viável. Porém, foi um desafio, já que nunca tivemos a igreja fechada e o nosso público era 90% presencial.
Foi preciso reformular e encontrar novos caminhos, uma vez que o número de pessoas oferecendo conteúdo relacionado aos nossos gerou uma concorrência. Porém, todo o esforço valeu a pena já que nosso público permaneceu fiel e alcançamos mais pessoas, essas que nos acompanham até hoje.
Como tem sido sua experiência com o acompanhamento do site e as reuniões, junto a Bertholdo, de metodologia/acompanhamento?
Contamos sempre com a ajuda e consultorias da equipe da Bertholdo, em particular da Fabíola (da equipe de sucesso do cliente), que nestes anos tem feito um trabalho excelente junto a nossa equipe. A presença dela, junto ao nosso trabalho, tem sido imprescindível, pois fizemos um mapeamento do nosso público, daquilo que as pessoas buscam no nosso site, o que é interessante e enriquecedor e outros importantes apontamentos. Foi a partir deste trabalho que, hoje, chegamos ao ponto de saber o que precisamos levar para as pessoas.
As reuniões, feitas a cada três meses, fazem toda diferença. Esse acompanhamento próximo e constante faz-se necessário para o desenvolvimento e concretização do trabalho do site da paróquia de São Sebastião, que foi pensado e desenvolvido para um nicho bem específico, que é de uma entidade religiosa.
Você indicaria o trabalho da Bertholdo para um amigo?
Uma parceria de mais de dez anos só nos faz entender sobre a importância e seriedade do trabalho da Bertholdo. Portanto, indicamos o trabalho da Bertholdo desde a construção de sites até o desenvolvimento de estratégias de marketing e resultados. Sem este trabalho, a nossa realidade seria totalmente contrária.
Faça como a Paróquia São Sebastião e se torne um cliente Bertholdo
2023 é o ano em que você pode se tornar um case de sucesso e, assim como a nossa cliente, crescer sua estratégia digital e se posicionar com autoridade na internet. Fale com o nosso time e entenda mais! #vempraBertholdo