Muitos gestores acreditam que ao contratar uma agência de marketing digital para o seu e-commerce, o time interno de Marketing não é mais necessário. Mas será que isso é mesmo verdade? Nesse post, queremos te mostrar que não.
Na realidade, o ideal é que esses times trabalhem em conjunto para otimizar os investimentos da loja virtual, gerando os melhores resultados de vendas e relacionamento com o consumidor. Continue a leitura e entenda mais sobre o papel da agência de marketing digital na estratégia do e-commerce e os benefícios da sua parceria com o time interno do negócio!
O que é uma agência de marketing digital?
De forma simples, a agência de marketing digital é uma empresa que oferece serviços de Marketing Digital para outras empresas. Ela atua como principal parceiro do time interno de Marketing, dando suporte para suas atividades.
Seu trabalho pode auxiliar na criação e implementação de toda a estratégia de marketing digital ou apenas atuar em itens específicos, como a produção de conteúdo e ações promocionais pontuais.
A principal diferença entre a agência de marketing digital e o time interno é que a primeira atua de forma externa, sendo usada pela segunda como apoio para desenvolvimento e implementação de suas estratégias.
Como ela trabalha com o time de Marketing?
Quando a parceria entre agência de marketing digital e equipe interna do e-commerce é de longo prazo, ou seja, os serviços são usados de forma recorrente, é comum que seja feito um processo inicial de aprendizado entre elas.
Assim, os dois times se reúnem para conhecer a forma de trabalho da agência, bem como o cenário do negócio, como mercado, público-alvo e objetivos. Esse é o momento de apresentar os dados do Marketing da loja virtual e entender suas demandas.
Com base nesse encontro são definidas expectativas, plano de trabalho e estratégias para gerar os resultados esperados. Responsabilidades e cronogramas são definidos, para que os times trabalhem com a mesma visão, porém de forma independente.
Normalmente, são estabelecidas métricas para avaliar a contribuição da agência, principalmente quando ela é responsável por gerir orçamento e implementar ações.
Quais os benefícios dessa parceria?
Buscar por uma agência de marketing digital é uma prática que resulta em diversas vantagens para o e-commerce. Entre eles, se destaca a possibilidade de otimizar o orçamento e gerar mais retorno financeiro para o negócio.
Isso acontece porque a agência tem um time especializado no mercado e conhece as principais tendências e boas práticas que podem ser usadas para aumentar a assertividade das ações de Marketing.
Além disso, esse parceiro traz uma visão externa para o negócio, mostrando novos processos, ferramentas e estratégias para o e-commerce. Assim, novos clientes são atraídos, as vendas aumentam e o relacionamento com o consumidor é mais eficiente.
Por fim, investir numa agência de marketing digital é uma ótima estratégia para tirar parte do trabalho manual do time, permitindo que ele foque nas questões mais importantes do negócio.
Fica evidente que essa parceria é muito benéfica para qualquer empresa, principalmente para e-commerces que vivem num cenário acelerado e de alta competitividade, certo? A parceria pode ser usada como apoio para o time alcançar ótimos resultados no mercado.
Ao decidir que é o momento de investir, lembre-se de buscar por uma agência especializada em marketing digital e com experiência em negócios virtuais, assim, ela realmente vai contribuir para os seus resultados.
Gostou de saber mais sobre o trabalho da agência de marketing digital com o time interno do e-commerce? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como este!