Você está pronto para elevar o seu negócio online a novos patamares? Na Bertholdo, nós entendemos que a presença digital é essencial nos dias de hoje, e é por isso que oferecemos não apenas uma, mas três soluções de primeira linha para a criação de lojas virtuais: o poderoso Magento, o Shopify e o versátil WooCommerce.
Aqui na Bertholdo, reconhecemos que o comércio eletrônico não é apenas sobre vender produtos online. É sobre criar uma experiência excepcional para seus clientes, simplificando processos e impulsionando suas vendas. É por isso que confiamos no WooCommerce, uma plataforma de e-commerce que vai muito além de ser apenas um plugin do WordPress.
O WooCommerce é uma verdadeira plataforma de comércio eletrônico, construída com base em princípios de código aberto. Isso significa que você tem liberdade total para personalizar e adaptar sua loja virtual de acordo com as necessidades exclusivas do seu negócio. Não se trata apenas de vender, mas de criar uma marca única e envolvente online.
Mas espere, há mais! O WooCommerce oferece uma infinidade de integrações com ferramentas essenciais para o sucesso do comércio eletrônico. Desde sistemas de pagamento até soluções de logística e marketing, o WooCommerce se integra perfeitamente para proporcionar uma experiência de compra sem complicações, tanto para você quanto para seus clientes.
E não para por aí. Como uma plataforma open source, o WooCommerce está em constante evolução. Isso significa que você recebe atualizações regulares e melhorias contínuas para garantir que sua loja virtual esteja sempre na vanguarda do comércio eletrônico.
Vamos te contar tudo sobre o WooCommerce. Nesse artigo, explicamos como ele funciona e quais são seus benefícios. Descubra se o WooCommerce é uma boa para o seu negócio!
O que é WooCommerce?
O WooCommerce é um plugin disponibilizado pela plataforma de sites/blogs WordPress. Gratuito, ele permite que sua loja virtual seja construída a partir de códigos abertos.
A ideia foi desenvolvida em setembro de 2011 pelos programadores Mike Jolley e James Koster. Em 2015, devido a sua grande aceitação e ascensão, ele foi adquirido pelo WordPress e, atualmente, conta com mais de 3 milhões de lojas virtuais ativas, representando 14% dos sites que usam tecnologias de e-commerce, de acordo com dados de 2024 da BuiltWith.
Vale ressaltar que desde a sua primeira versão, o plugin já contabilizou mais de 80 milhões de downloads. Muita coisa! Esse sucesso também o colocou no top 5 dos plugins mais baixados do WordPress. O principal motivo? A interface fácil e intuitiva. Então, se você quer começar uma loja virtual, aposte nessa ideia!
WooCommerce: uma das plataformas mais utilizadas no mundo
WooCommerce está no topo da lista das plataformas de e-commerce mais utilizadas em todo o mundo, como mostra o gráfico abaixo. A pesquisa foi realizada pela Builtwith, nome por trás dos monitoramentos e medições referentes ao uso de tecnologias web.
O Shopify lidera o mercado com 23% de market share. Em segundo, aparece o WooCommerce com 14% no período analisado (primeiro semestre de 2024), mantendo a mesma posição de 2023. Em terceiro lugar, a plataforma Magento ganhou o destaque com 8%. Por fim, podemos ver o Shopify Plus com 7% do mercado mundial.
A liderança mundial dessas três plataformas é um dos critérios utilizados pela Bertholdo para selecionar suas ferramentas de trabalho. Afinal, ninguém é líder de mercado por acaso.
E, quando falamos a nível Brasil, o cenário se mostra similar, porém com a presença de plataformas locais (que só funcionam no mercado nacional). O WooCommerce está no topo do ranking brasileiro, como uma das cinco plataformas mais utilizada pelas lojas virtuais do nosso país.
Sobre o market share do WooCommerce no Brasil, acreditamos que a diferença em relação ao mercado global deve-se principalmente à falta de conhecimento sobre a plataforma no Brasil e também pela existência de lojas virtuais gratuitas, onde as pessoas criam sua loja mas acabam vendendo muito pouco ou quase nada. Apesar da grande maioria, entre as lojas gratuitas, não ser efetivamente produtiva, elas são contabilizadas n8o estudo da Built With.
O que o WooCommerce oferece?
Claro que o WooCommerce oferece muito mais do que um design sem muitas complicações. Ao adotar a ferramenta, você terá tudo o que é essencial para o perfeito funcionamento da sua loja virtual.
Vamos ver quais são essas funcionalidades:
- Cadastro de produtos: categorias, filtros de camadas, produtos relacionados. É possível editar, inserir características específicas, excluir, duplicar e destacar.
- Inserção de facilidades na hora de visualizar os produtos, como é o caso do “zoom”;
- Opções para pagamentos: possibilidade de receber por meio dos principais cartões de crédito, PayPal e transferências bancárias. São mais de 140 possibilidades;
- Opção para criação de cupons de desconto. Ex: “Leve 2 e pague 1”;
- Acompanhamento de pedido: você pode manter contato com o seu cliente desde o fechamento da compra até a entrega. Tudo é feito por e-mail;
- Entregas otimizadas: disponibilize frete grátis, valor único ou calcule em tempo real;
- Gerenciamento de estoque: acompanhe o que entra e o que sai da sua loja;
- Ativação da contagem regressiva na página de um determinado produto. Boa tática para lançamentos e promoções por tempo limitado;
- Marketing: acompanhe suas vendas e saiba o que os clientes estão achando do seu negócio. Disponibilize promoções como cupons de descontos e/ou frete grátis para toda a sua loja ou para determinados produtos.
Conheça mais sobre as funcionalidades do WooCommerce
Acima, listamos, brevemente, as muitas funcionalidades do WooCommerce. Agora, vamos falar mais sobre as principais delas!
Código aberto
Essa é, com certeza, um dos principais diferenciais da plataforma já que permite que o seu e-commerce fique da maneira que você deseja. Por meio dessa facilidade, você conseguirá customizar a sua loja virtual através de extensões, aplicativos e demais recursos nativos que o plugin oferece.
Agendamento de serviços
A funcionalidade é muito útil para vender shows ou quartos de hotel, por exemplo. Os clientes podem acessar um calendário com data/hora, selecionar a reserva ou agendar o serviço.
Pagamentos recorrentes e assinaturas
E por falar em vantagens, caso seu negócio ofereça clube de assinatura, o WooCommerce possui a opção de pagamentos recorrentes. Essa ideia é também válida para a venda de cursos e conteúdos com assinaturas mensais.
Loja no Facebook
O WooCommerce também oferece a funcionalidade de conectar a sua loja virtual ao Facebook. É possível sincronizar os produtos entre as duas lojas. Isso potencializa o alcance do negócio, já que a rede social têm milhões de usuários e permite a realização de anúncios e divulgação.
Leilões
Com essa funcionalidade você é capaz de promover um ou mais leilões simultâneos, com histórico dos lances e cronômetro de contagem regressiva. Depois que uma oferta é a vencedora, a venda já é feita de forma automática.
Emissão de relatórios
Os relatórios emitidos na própria plataforma auxiliam na gestão do negócio. Eles contêm informações e estatísticas de suas vendas, média de negócios diários, número de itens comprados, dentre outras. Mais a frente, vamos falar sobre a melhor forma de implementar o WooCommerce em seu negócio.
Extensões para WooCommerce
O WooCommerce disponibiliza várias extensões que vão tornar a sua loja virtual mais dinâmica, tanto para você, quanto para o seu cliente. Essas extensões estão separadas por áreas, veja as principais:
- contabilidade;
- serviço com foco no cliente;
- gerenciamento do e-commerce;
- marketing;
- produtos;
- relatórios;
- métodos de envio;
- widgets;
- gateways de pagamento.
Como você pode perceber, é muito provável que você encontrará uma extensão especifica para a construção da sua loja virtual que implementa alguma funcionalidade que você procura.
Recursos próprios do WooCommerce
A plataforma possui muitos recursos nativos interessantes e, por isso, separamos alguns para que você possa conhecer:
Controle do processo de check-out
Há a opção de habilitar e desabilitar o check-out, reforçando a segurança de todos esses processos. Dessa maneira, você poderá vender para diversos países. Há também como montar urls específicas de página, para que possam ser administradas ações específicas durante o processo de check-out.
Acompanhamento do carrinho de compra
Com o WooCommerce, é possível redirecionar o usuário para a página do carrinho de compras após uma conversão. Assim, ele poderá acompanhar o processo de forma transparente e segura.
Cadastro de muitos produtos
O WooCommerce possibilita cadastrar milhares de produtos em sua loja virtual. Não há limitação e isso tornará o seu negócio cada vez mais completo.
Sobre isso, caso exista produtos similares, existe a alternativa de duplicá-los e escrever as diferenças existentes entre eles. E mais: se um for o seu carro-chefe, é só destacá-lo no e-commerce, recebendo assim mais acessos e possibilidades de venda.
Acompanhamento individual de pedidos
Uma das coisas mais legais do WooCommerce é que você pode fazer acompanhamentos para além do abandono de carrinhos, que mencionamos acima. Há como ver como anda as vendas como um todo.
Com o WooCommerce, você mantém o contato com o cliente por meio de e-mail desde a venda até a entrega. Isso, inclusive é perfeito para relacionamento pós-venda. Pra fechar, ainda há a possibilidade de incluir vantagens como frete gratuito, valor único ou cálculo do envio. Essa opção é ótima para quem quer dar vantagens para os melhores clientes.
Grandes lojas virtuais que usam o WooCommmece
Agora que você já conhece o plugin mais querido do WordPress, vamos ver quais lojas virtuais utilizam o WooCommerce? Confira!
Sococo
Começamos com um exemplo brasileiro. A Sococo é uma grande empresa do ramo alimentício, que utiliza o WooCommerce. A plataforma é apresentada no modo catálogo, exibindo em detalhes os produtos oferecidos pela empresa. Não há comercialização direta na página.
Débora Mangabeira
Cliente Bertholdo, a Débora Mangabeira comercializa moda noivas e festas de luxo. Por ter um produto diferenciando, onde é vendido mais que vestidos, mas verdadeiros sonhos, o botão do WhatsApp é fator chave para que a conversão aconteça.
A partir da proximidade criada por meio dessa funcionalidade, a cliente pode tirar, durante a conversa, dúvidas sobre os modelos disponíveis, solicitar ajustes e desenvolver confiança durante toda a jornada de compra.
Quer outra dica bacana para quem possui loja virtual de moda? Criar um espaço de “lista desejo” dentro da conta do usuário. Dessa maneira, todos os itens ficam arquivados e à disposição para a próxima compra. Prático e um super gatilho mental! A Débora Mangabeira, inclusive, tem!
Singer
Referência na área de costura, a Singer Austrália também é um bom exemplo. Conhecida mundialmente por suas máquinas de costura, overlockers, produtos de passar roupas, acessórios de costura, máquinas de costura industriais e software de costura, a Singer tornou-se o nome de confiança nesse ramo.
A Singer Australia também é capaz de se conectar com as pessoas certas e gerar mais vendas com o Facebook para o WooCommerce. A integração da página na rede social com a loja traz mais clientes para o negócio.
Moka Clube
O Moka Clube é perfeito para os amantes do café e é um exemplo de clube de assinatura hospedado no WooCommerce.
Nele, além de comprar os itens individualmente, há a possibilidade de ter pagamento recorrente, em que o usuário recebe, ao mês, um kit especial e exclusivo.
O clube de vantagens, como contamos aqui, é uma modalidade que tem tido cada vez mais espaço no ambiente online. Que tal utilizar em sua loja virtual?
NerdStore
A Nerdstore é uma das principais lojas virtuais que comercializa produtos com temas de séries, filmes, games e outros. Por ser um nome grande, ela recebe milhares de usuários todos os meses.
Um dos principais diferenciais, graças ao WooCommerce, é a variedade de opções de meios de pagamento que vai do cartão de crédito, passando pelo boleto e PicPay e Ame. Já pensou em ter essas oportunidades em seu negócio? #Ficaadica.
Aqui contamos sobre mais lojas que utilizam WooCommerce.
Quais são as vantagens do WooCommerce?
Agora que já explicamos o que é o WooCommerce, como ele funciona e quais são algumas de suas funcionalidades, vamos as vantagens dessa escolha. Acompanhe!
Simplicidade
É uma plataforma de fácil operação, principalmente para quem já está acostumado a utilizar o WordPress. Mesmo sem ser especialista, é possível entender os processos, pois ela é intuitiva. Porém, a ajuda de um profissional é sempre importante para tirar o máximo de proveito.
Fácil de administrar
Pegando carona no item acima, precisamos reforçar que, o crescimento do WooCommerce tem muito a ver com a facilidade que o usuário tem ao administrar a plataforma. Depois da ascensão dele, muitos outros nomes passaram a se preocupar com essa questão. Então, não importa se você é um lojista experiente ou não, o WooCommerce é perfeito para o seu negócio.
Segurança
Como recebe atualizações e novas versões constantemente, atingiu um nível de segurança muito alto para os lojistas. O WooCommerce ainda oferece a possibilidade de melhorias por sistemas de desenvolvedores capacitados. Como as fraudes ainda são grandes no meio virtual, quanto mais segurança melhor.
Flexibilidade
Como o sistema é em código aberto e possibilita a utilização de plugins e extensões, o WooCommerce é mais flexível que seus concorrentes. Novas funcionalidades e melhorias são feitas com mais facilidade, sem a dependência do fabricante da plataforma.
Escaneabilidade
Como foi construída dentro do WordPress, a plataforma dá prioridade ao conteúdo, permitindo que bons trabalhos de SEO e marketing se destaquem e potencializem o alcance das lojas.
Escalabilidade para quem tem site WordPress
O WordPress é a plataforma mais utilizada para a construção de sites em todo o mundo. Por isso, quando um tipo de empreendimento cresce, passando a comercializar produtos ou serviços online, o mais indicado é incluir o plugin do WooCommerce dentro da página já existente e escalar o negócio.
Está aí mais uma grande sacada da ferramenta e, claro, responsável por alavancar o WooCommerce em todo o mundo!
Gratuidade
Apesar de alguns plugins e extensões serem pagos, o sistema central é gratuito.
Popularidade
É uma plataforma usada pela maioria dos desenvolvedores, diferentemente dos seus concorrentes, facilitando a busca por profissionais capacitados. Além disso, pelo grande número de lojas virtuais nesta plataforma, a contratação de serviços especializados fica mais fácil.
O que é preciso para fazer o download do WooCommerce
O WooComerce é um sistema gratuito e você pode baixá-lo de graça! Veja abaixo mais detalhes sobre isso e aconselhamos, para uma melhor experiência, ter uma equipe de e-commerce junto com você no momento de implementar a ideia.
O primeiro passo é ter um site WordPress para ser utilizado como plataforma base. Você pode contratar uma hospedagem própria ou criar uma conta no WordPress.com (site oficial). Para ir até lá e fazer o seu cadastro é só clicar aqui.
Feito isso, siga os passos:
- No menu esquerdo do painel do WordPress, procure por “Plugins”;
- Após, clique na opção “adicionar novo”;
- Faça uma busca, na barra de pesquisa, por “WooCommerce”;
- Achou o plugin? Clique em “instalar agora” e pronto!
Após esse processo, assim que instalação for finalizada, clique no botão “ativar”. A funcionalidade do WooCommerce ficará disponível no menu esquerdo.
Atenção: dentro do WordPress.com há planos que vão do gratuito ao profissional, negócios e e-commerce. Para baixar plugins é necessário ter um dos planos profissionais, combinado? Confira os valores neste link.
É preciso contratar uma empresa especializada em WooCommerce?
Apesar de permitir download gratuito, assim como contamos no post sobre o Magento, é indicada a contratação de uma empresa especializada para a construção e manutenção da sua loja virtual WordPress. Usando essa estratégia, você pode focar sua atenção apenas no mais importante: fazer sua loja virtual vender muito.
Mesmo com um design mais simples, o WooCommerce exige conhecimento da ferramenta e noções de programação. Além disso, apenas profissionais da área poderão garantir que o seu e-commerce esteja seguro e de acordo com a legislação do mercado de comércio eletrônico.
Por aqui, além dos planos BRT Loja, direcionados a quem quer abrir uma loja virtual WooCommerce, também temos o check-up gratuito, onde você solicita uma avaliação completa do seu e-commerce. Após o resultado, nossa equipe te ajuda a colocá-lo nos trilhos: funcionando perfeitamente e vendendo muito!
Esperamos que você tenha entendido o que é WooCommerce, como ele funciona e quais as vantagens de usá-lo. Lembre-se que ao criar um negócio virtual, você precisa estar aberto para as melhores opções de serviço.
Por isso, a ajuda de profissionais especializados é extremamente importante para otimizar os resultados e alavancar as vendas, além de dar o devido suporte em possíveis problemas que podem aparecer pelo caminho.
Então, se você está pronto para dar o próximo passo em direção ao sucesso online, não procure mais. O WooCommerce da Bertholdo é a escolha certa para levar sua loja virtual ao próximo nível. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos de comércio eletrônico.
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