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UX Design: o que é e a importância para o seu e-commerce

O UX Design, experiência do usuário, é um dos fatores mais importantes para qualquer tipo de negócios online, principalmente e-commerces. Você conhece o termo e a sua importância? Saiba tudo agora!

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O UX Design, que em português significa experiência do usuário, se tornou um dos principais fatores para o sucesso de negócios online: seja um blog ou uma loja virtual.

Como o próprio nome sugere, esse estudo visa focar na satisfação do cliente em 100%. Mais que um site/e-commerce bonito, suas funcionalidades e facilidade de navegação são o que conta. Afinal, o que queremos, no fim das contas, é tornar a vida do cliente mais fácil, fazendo com que ele fique feliz e volte sempre.

E, para isso, tudo começa quando ele encontra o que busca, sem nenhuma dificuldade.

O que é UX Design

O que é UX Design?

Até a década de 90, empresas e marcas não pensavam tanto em se adaptar ao que os clientes desejavam. O foco da experiência deles, nos espaços de compras, era pouco visado, e o máximo que acontecia era a alocação de produtos similares ou complementares na mesma prateleira, com o intuito do aumento do ticket médio.

Com a internet, a comunicação se tornou multilateral, os usuários ganharam voz, empresas se multiplicaram e a concorrência, antes com o maior ganho nas mãos de grandes nomes como a Coca-Cola, cresceu. A saída para não perder market share? Voltar os olhares e ouvidos para eles, os clientes.

Foi dentro desse contexto digital que surgiu o UX Design, Experiência do Usuário, que visa, de maneira multidisciplinar, oferecer a melhor vivência dentro de sites, sejam eles e-commerces, blogs ou redes sociais.

Baseados em estudos comportamentais, o UX Design é mais que um layout bonito e funcional. Isso é o básico, podemos afirmar. Isso porque quando pensamos no consumidor, pensamos em uma pessoa que tem emoções e necessidades. Olhar para essa complexidade do ser é o que faz o experiência do usuário ser real, tornando o contato, entre marca e cliente, positivo ou negativo.

Black Bertholdo

Para entendermos melhor essa união, observe abaixo o infográfico feito por Dan Saffer, estudioso da área.

UX-design-dan-saffer

Para que o UX Design seja desenvolvido em sua completude, a união entre equipes de design, desenvolvimento, marketing e comercial precisam trabalhar em conjunto. O erro de muitas empresas é fazer com que os desenvolvedores atuem de forma isolada, sem a troca com outras frentes.

Os pilares de um bom UX Design

Se perguntar “O quê” o seu cliente procura e pensar em “Como” isso pode ser oferecido a ele é o primeiro passo para a construção de uma estratégia de UX Design. Veja o roteiro abaixo, baseado nas suas perguntas acima:

O QUÊ?

  • O que o meu e-commerce precisa ter para que o usuário encontre o que ele precisa?
  • Como posso desenvolver vínculo afetivo com meu cliente por meio do meu site?
  • Que tipo de funcionalidades devo implementar?
  • O que deveria ficar de fora para não confundir a navegação? Há elementos demais, deixando o e-commerce confuso?
  • O que é relevante ou não para uma boa experiência na minha loja virtual?

COMO?

  • O que é essencial e qual hierarquia deveria ser utilizada na construção do projeto?
  • Como posso construir isso de maneira com que fique intuitivo?
  • Quais gatilhos posso criar para que a navegação fique natural e fluída?
  • Quais textos, títulos, linguagens, cores e imagens posso utilizar para que haja sentimento em meu negócio?
  • Como posso ouvir meus clientes com constância?

A dica é criar uma reunião de trocas (brainstorming) entre equipes para que haja uma construção coerente com a realidade do cliente.

Quais ganhos terei em investir na estratégia de UX Design?

Os ganhos são muitos, mas aqui selecionamos três principais:

  • Aumento do tráfego em seu e-commerce;
  • Mais vendas e ganhos de receita;
  • Fidelização do cliente.

Nada mal, hein? Preparado (ao) pra colocar em ação o seu planejamento de UX Design? Conta pra gente, nos comentários, se você já o utiliza em sua loja virtual e como foram os resultados! Siga, também, a gente no Instagram e fique de olho nas novidades que publicamos diariamente!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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