O UX Design, que em português significa experiência do usuário, se tornou um dos principais fatores para o sucesso de negócios online: seja um blog ou uma loja virtual.
Como o próprio nome sugere, esse estudo visa focar na satisfação do cliente em 100%. Mais que um site/e-commerce bonito, suas funcionalidades e facilidade de navegação são o que conta. Afinal, o que queremos, no fim das contas, é tornar a vida do cliente mais fácil, fazendo com que ele fique feliz e volte sempre.
E, para isso, tudo começa quando ele encontra o que busca, sem nenhuma dificuldade.
O que é UX Design?
Até a década de 90, empresas e marcas não pensavam tanto em se adaptar ao que os clientes desejavam. O foco da experiência deles, nos espaços de compras, era pouco visado, e o máximo que acontecia era a alocação de produtos similares ou complementares na mesma prateleira, com o intuito do aumento do ticket médio.
Com a internet, a comunicação se tornou multilateral, os usuários ganharam voz, empresas se multiplicaram e a concorrência, antes com o maior ganho nas mãos de grandes nomes como a Coca-Cola, cresceu. A saída para não perder market share? Voltar os olhares e ouvidos para eles, os clientes.
Foi dentro desse contexto digital que surgiu o UX Design, Experiência do Usuário, que visa, de maneira multidisciplinar, oferecer a melhor vivência dentro de sites, sejam eles e-commerces, blogs ou redes sociais.
Baseados em estudos comportamentais, o UX Design é mais que um layout bonito e funcional. Isso é o básico, podemos afirmar. Isso porque quando pensamos no consumidor, pensamos em uma pessoa que tem emoções e necessidades. Olhar para essa complexidade do ser é o que faz o experiência do usuário ser real, tornando o contato, entre marca e cliente, positivo ou negativo.
Para entendermos melhor essa união, observe abaixo o infográfico feito por Dan Saffer, estudioso da área.
Para que o UX Design seja desenvolvido em sua completude, a união entre equipes de design, desenvolvimento, marketing e comercial precisam trabalhar em conjunto. O erro de muitas empresas é fazer com que os desenvolvedores atuem de forma isolada, sem a troca com outras frentes.
Os pilares de um bom UX Design
Se perguntar “O quê” o seu cliente procura e pensar em “Como” isso pode ser oferecido a ele é o primeiro passo para a construção de uma estratégia de UX Design. Veja o roteiro abaixo, baseado nas suas perguntas acima:
O QUÊ?
- O que o meu e-commerce precisa ter para que o usuário encontre o que ele precisa?
- Como posso desenvolver vínculo afetivo com meu cliente por meio do meu site?
- Que tipo de funcionalidades devo implementar?
- O que deveria ficar de fora para não confundir a navegação? Há elementos demais, deixando o e-commerce confuso?
- O que é relevante ou não para uma boa experiência na minha loja virtual?
COMO?
- O que é essencial e qual hierarquia deveria ser utilizada na construção do projeto?
- Como posso construir isso de maneira com que fique intuitivo?
- Quais gatilhos posso criar para que a navegação fique natural e fluída?
- Quais textos, títulos, linguagens, cores e imagens posso utilizar para que haja sentimento em meu negócio?
- Como posso ouvir meus clientes com constância?
A dica é criar uma reunião de trocas (brainstorming) entre equipes para que haja uma construção coerente com a realidade do cliente.
Quais ganhos terei em investir na estratégia de UX Design?
Os ganhos são muitos, mas aqui selecionamos três principais:
- Aumento do tráfego em seu e-commerce;
- Mais vendas e ganhos de receita;
- Fidelização do cliente.
Nada mal, hein? Preparado (ao) pra colocar em ação o seu planejamento de UX Design? Conta pra gente, nos comentários, se você já o utiliza em sua loja virtual e como foram os resultados! Siga, também, a gente no Instagram e fique de olho nas novidades que publicamos diariamente!