Afinal, o que é phygital? Esse é o nome dado à integração do meio físico com o mundo digital. É uma experiência que torna possível a integração do consumidor com o negócio por intermédio de ferramentas altamente inovadoras, que levam o usuário a ter um know-how mais dinâmico e motivador.
O phygital surgiu a partir do desenvolvimento tecnológico e da relação das pessoas com os recursos tecnológicos. Com ele, o engajamento dos clientes geram resultados positivos tanto para eles quanto para o empreendimento.
Essa é uma abordagem que tem o objetivo de transformar a relação entre cliente e empresa todos os dias, de forma intensiva. Quer saber o que tem acontecido no mercado com a sua chegada? Continue a leitura e confira!
Fideliza os clientes
A liberdade que o consumidor tem com a experiência phygital faz com que seja criada uma referência para ele, sobretudo no que se refere às compra, que passam a ocorrer de forma inovadora.
Sendo assim, quando o cliente tem essas oportunidades da forma que deseja e precisa — e por meio de qualquer tipo de canal —, a empresa intensifica o seu relacionamento com ele, favorecendo a fidelização.
Potencializa e personaliza a experiência do usuário
Uma definição que remete ao phygital é o omnichannel — uma oportunidade de o consumidor utilizar todos os canais do empreendimento por estarem interligados. Nesse tipo de contato, o sistema tem todas as informações referentes à situação do cliente, facilitando que qualquer colaborador esteja apto a solucionar a demanda.
A inteligência artificial, o Big Data e outras tecnologias são ótimas ferramentas para implantar essa estratégia. Elas potencializam insights para marketings e vendas, enquanto os clientes circulam pela loja.
Todas essas atividades são executadas por meio de plataformas ou aplicativos que devem conter funções customizáveis e que impulsionem a venda para níveis seguintes de forma tranquila e rápida.
Aumenta a identificação do cliente com a loja
O formato de atendimento que a loja física ou o e-commerce oferece por meio do phygital leva o cliente a se sentir mais familiarizado com o espaço. É um relacionamento que instiga o consumidor a observar as facilidades de acesso às consultas e às compras dos produtos.
Uma das propostas do phygital é também oferecer aos visitantes um estoque de produto bastante eclético, para que eles possam encontrar diversos elementos de que possam precisar.
A compra a distância é favorecida por meio da tranquilidade referente ao sistema de pagamento e à cobrança dos produtos que o cliente adquiriu, que ocorrem no modelo self-checkout.
Por isso, são muito mais significativas e acontecem com maior frequência, fazendo com que o comércio varejista se fortaleça continuamente.
Como vimos, o phygital já é uma tendência no mercado. Entendê-lo ajuda os negócios a utilizá-lo a seu favor nos processos de compras.
No e-commerce, esses resultados têm sido bem expressivos. Inclusive, existem algumas tecnologias que podem ser implementadas para intensificar o phygital, como realidade aumentada, reconhecimento facial, wearables, internet das coisas etc.
Gostou de saber mais sobre o que é phygital? Para acompanhar nossas postagens, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Instagram!