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Mudanças no digital para 2023: plataformas anunciam mudanças

Plataformas como TikTok, Instagram e Google anunciaram mudanças no digital para 2023. Fique por dentro e prepare-se!

✓ Conteúdo criado por humano

Diversas plataformas já anunciaram mudanças no digital para 2023, e olha que o ano só está começando! Por isso, nesse conteúdo, vamos compilar as principais alterações já compartilhadas pelos executivos do Instagram, TikTok e Google. Prometemos ficar de olho e manter esse conteúdo atualizado, já que esperamos mais novidades pelo caminho!

Confira as mudanças no digital para 2023

Instagram

Já o Instagram contou, em janeiro de 2023, que fará mudanças na tela inicial do aplicativo. Uma das mais significantes e tornar o botão de compra menos visível. A ideia é que a função continue existindo, mas sem tanto destaque como vimos em 2022. O shopping ficará ao lado do ícone do Reels.

Outra novidade é que, em breve, o Instagram irá lançar perfis de grupo, em que usuários terão uma única conta para publicarem seus conteúdos em conjunto. Você acha que a ideia vai pegar? É aguardar pra ver!

TikTok

Já o fenômeno TikTok, em dezembro, compartilhou as principais tendências que irão bombar na plataforma neste ano. As mudanças no digital em 2023, claro, têm relação direta com com o contexto social e isso foi visto no comunicado da rede social.

Quer um exemplo? De acordo com pesquisas do TikTok, 92% das pessoas afirmam sentir uma emoção positiva depois de assistirem a um vídeo,  além disso, 41% dizem que “levantar o ânimo” é um dos fatores que motivam uma compra. Por isso, não será estranho se o algoritmo privilegiar vídeos com essa temática, não é mesmo? E, se você for anunciante, já pega a dica para criar o seu conteúdo por lá.

O tema comunidade também continuará crescendo! Focar em nichos e ter uma linguagem focada em um determinado grupo terá ainda mais força em 2023. Para quem atua em estratégias de marketing, ações, dentro do TikTok, com essa temática, parecerem ser certeiras!

Mudanças em mídias digitais em 2023

Google

Podemos dizer que, até então, o Google foi o que anunciou mais mudanças para 2023, começando pela migração, que será obrigatória neste ano, para a versão 4 do Google Analytics. O GA4, de acordo com a empresa, terá mais força no que diz respeito à análise de dados.

Para começar, diferente da versão atual, todas as interações de um usuário, dentro de um site ou aplicativo, será processada como um evento. Dessa maneira, essas informações poderão ser comparadas com outras, gerando um cruzamento analítico mais assertivo. Pegando carona nessa novidade está a possibilidade de, com o GA4, as empresas personalizarem seus relatórios, sem que seja necessário apenas o acesso aos formatos já pré-estabelecidos pelo Google.

O fim dos cookies também entra na lista dos anúncios para as mudanças no digital para 2023. Tal decisão, que foi compartilhada ainda em 2020, foi baseada na vontade do Google de proporcionar mais privacidades aos usuários por meio do Chrome. E como fica a estratégia de marketing com essa notícia? Bom, novas ferramentas como o Marketing Data Sync ganharão espaço e os profissionais terão que se reinventar, já que o remarketing e personalização de páginas, por exemplo, não serão mais possíveis de serem feitos pelos meios atuais.

O Firebase será integrado ao GA4, possibilitando a visão das informações não só de sites, mas também de aplicativos!

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[NOVIDADE] Google Core Update de abril

O Google lançou uma atualização superimportante nas avaliações em abril de 2023. Eles estão focados em melhorar a experiência dos usuários. A nova documentação da Central de Pesquisa do Google dá dicas sobre o tipo de conteúdo que o sistema de avaliações está procurando. A novidade foi divulgada no dia 12 de abril, na conta oficial do Google Search no Twitter.

Essa atualização vai elevar o nível das avaliações, ajudando você a fazer compras mais seguras e que realmente atendam às suas necessidades. Além disso, os consumidores vão escrever resenhas mais sinceras sobre produtos e serviços, e vão se preocupar mais com a qualidade das informações.

Essa atualização se aplica a produtos e conteúdos que têm avaliações ou análises. Ou seja, se você mostrar produtos, materiais ou avaliações de ferramentas que já não fazem sentido em 2023, pode ter sido afetado por esse algoritmo.

De acordo com o próprio Google, o objetivo desse algoritmo é avaliar artigos, postagens de blog, páginas ou qualquer conteúdo que dê uma recomendação, opinião ou análise.

Então, não é só a avaliação de produtos que foi afetada, mas também conteúdos em geral que recomendam ferramentas ou fazem análises específicas sobre determinados assuntos.

O Google sugere algumas medidas em relação a esses conteúdos. Além de atualizar anualmente o conteúdo com anos nos títulos, é importante revisar o próprio conteúdo para ter certeza de que as informações ainda são relevantes para o momento atual.

Aqui na Bertholdo, por exemplo, a atualização do Google ,realizada em abril, reduziu nosso tráfego orgânico em relação a março. Quando comparado ao mesmo período de 2022, registramos uma queda de mais de 15%.

A equipe da Bertholdo está trabalhando em uma estratégia integrada para minimizar os impactos dessa atualização do Google. Estamos melhorando a adequação do nosso site e blog ao Core Web Vital, aplicando as medidas sugeridas pelo próprio Google, além de atualizarmos conteúdos defasados e adequá-los para a realidade de 2023.

Então, se você notou uma queda no tráfego em abril, é essencial verificar os conteúdos com datas anteriores a 2023. Depois disso, faça uma análise para descobrir como esses dados podem ser atualizados da melhor forma possível.

E você, o que espera de novo para as mudanças no digital em 2023? Por aqui, continuaremos de olho!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Lorena Milo

Jornalista, Especialista em Marketing Digital e Growth.

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