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Como montar uma loja virtual de roupas: 15 dicas essenciais

Quer investir em uma loja virtual de roupas, mas ainda não sabe como começar? Separamos ótimas dicas para você entrar no mercado!

✓ Conteúdo criado por humano

De acordo com o relatório mais recente do e-Bit, empresa referência no fornecimento de informações sobre o e-commerce, o varejo de moda continua liderando o mercado online com 14,5% do share de vendas. Por isso, criar uma loja virtual de moda permanece no topo dos investimentos mais recomendados para quem deseja vender online.

Além disso, o e-commerce brasileiro teve um crescimento significativo. Em 2023, por exemplo, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 169,59 bilhões, representando um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior.

No segmento de moda, as estimativas continuam mostrando um perfil de consumidor majoritariamente feminino. Cerca de 58% dos e-consumidores de moda são mulheres, e 63% dessas consumidoras têm entre 25 e 44 anos. As roupas continuam sendo os itens mais vendidos da categoria (73%), seguidas por calçados (67%), acessórios (63%) e bolsas (50%).

Os números animadores para o setor de moda no varejo online mostram que o comércio eletrônico é uma alternativa viável para enfrentar a crise econômica. Enquanto diversos segmentos da indústria e lojas físicas enfrentam dificuldades no cenário econômico brasileiro, o e-commerce mantém sua trajetória de expansão.

A seguir, apresentamos as principais dicas para que você abra sua loja virtual de moda e comece a captar seus primeiros clientes! Boa leitura!

Como montar uma loja virtual de roupas

Dicas para montar a sua loja virtual de moda

Diante de perspectivas tão positivas, é natural que uma gama de lojistas migrem para o mercado online, mas, para isso, é necessário que fiquem atentos a alguns pontos importantes para que sua loja virtual de moda seja um sucesso. Confira a seguir!

1. Faça uma boa escolha da plataforma

Um dos pontos mais importantes na hora de montar uma loja virtual é a escolha da plataforma. A plataforma precisa ter as ferramentas necessárias para atender às demandas do projeto do lojista.

Atualmente, o mercado brasileiro dispõe de diversas opções, a Loja Premium é uma solução especialmente indicada para pequenas empresas e iniciantes no comércio online. Essa plataforma, fácil, rápida e personalizável, oferece apoio e suporte contínuo da equipe Bertholdo, desde a criação até o aprimoramento do e-commerce.

2. Escolha um tema ideal

A escolha do tema para sua loja virtual é fundamental, pois reflete a identidade da sua marca. Pensando nisso, a Bertholdo criou o tema Fashion Store, perfeito para quem deseja uma loja de roupas com um design moderno e um layout minimalista. Com ele, sua loja ganhará um visual sofisticado e atraente, alinhado às tendências atuais.

Tema Fashion Store - Loja Premium

3. Atraia o consumidor

Para atrair o consumidor, a sua loja virtual de moda deve oferecer ferramentas de interação com o produto. Isso será importante para possibilitar que o usuário tenha a percepção correta do que vai receber.

Dê dicas de como utilizar as peças, com fotos em alta resolução e zoom, disponibilizando, também, uma tabela de tamanhos.

Aproveite para manter a descrição das mercadorias sempre completas e atualizadas, inserindo as peças em categorias bem definidas, como festa, social, básico, promoções, novidades e tendências.

4. Construa a sua loja virtual de moda com técnicas de SEO

Ter um e-commerce com SEO otimizado é essencial nos dias de hoje. Isso porque será por meio dele que o seu negócio será encontrado nas buscas do Google.

A dica é ter uma empresa especializada em e-commerce para auxiliá-lo nessa jornada, indicando as melhores palavras-chave e aplicando as técnicas corretamente. Aqui na Bertholdo, o SEO é pensado desde a implementação da loja virtual e continua sempre sendo aprimorado. Quer saber mais? Entre em contato neste link.

5. Esteja presente nas redes sociais

Estar nas redes sociais é importante para qualquer segmento do e-commerce. No entanto, para o setor de moda, isso é essencial.

A dica é fazer um perfil em algumas plataformas, como o Instagram, o Facebook e o Pinterest, que são ótimas para a divulgação desse tipo de produto, além de alcançarem o público que você almeja.

Temos conteúdos completos sobre esses assuntos, linkados acima. Além disso, também temos um e-book gratuito que o auxiliará em todo o processo. Baixe agora!

6. Aposte em promoções e no frete gratuito

Outra forma de atrair o consumidor está relacionada com as promoções! Faça um levantamento dos seus produtos em estoque e veja a possibilidade de dar descontos em peças que sejam da coleção anterior, por exemplo.

Ofereça, também, frete grátis para todo o Brasil, acima de determinado valor da compra. Outra dica é desenvolver um programa de pontos de fidelidade, que poderão ser trocados por descontos, em compras posteriores.

Loja de Moda Feminina

7. Dê visibilidade às certificações de segurança e possibilite o acompanhamento da entrega

Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, a desconfiança dos novos consumidores ainda é uma questão muito recorrente. Por isso, é de extrema importância que sua loja virtual tenha certificações e selos de segurança.

Além disso, para garantir a confiança do seu cliente, deixe visíveis as redes sociais e a seção “Fale conosco”, junto ao telefone ou ao e-mail, para que o usuário entre em contato para confirmar a compra ou a existência da loja.

Não se esqueça de manter o seu cliente informado após a compra, enviando uma mensagem com o prazo de entrega, o código de rastreio do produto e outras informações que considere relevantes.

8. Invista no pós-venda da loja virtual de roupas

pós-venda é um dos fatores mais importantes na hora de fidelizar a sua base. Isso porque, hoje, as pessoas gostam e necessitam de atenção.

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Para isso, assim que for notificado da entrega do produto, envie um e-mail ao cliente, ou use o telefone, perguntando como foi todo o processo da compra até a entrega. Mantenha-se aberto a receber críticas e sugestões.

Após, desenvolva o relacionamento com ele, enviando códigos de promoções, aviso de frete gratuito, lançamentos, textos sobre temas que têm a ver com a sua loja virtual de moda e outras ideias!

9. Entenda a necessidade do cliente

Se você quer saber como criar uma loja virtual de sucesso, é preciso entender as necessidades da sua clientela. Isso significa identificar quais são os desejos do seu público-alvo, o tipo de produto, o estilo, as cores e os tamanhos.

Não adianta trabalhar com produtos de que seus clientes não necessitem. Isso só vai fazer com que você tenha um gasto elevado, montando um estoque que vai ficar parado!

Portanto, estude seu público, entenda de que as pessoas realmente precisam e desejam e ofereça isso.

10. Ofereça uma boa experiência ao usuário

Outra medida muito importante para montar uma loja virtual de roupas é oferecer uma boa experiência para quem está navegando pelo seu site.

Isso é uma regra não só no mercado de moda, mas como um todo. Afinal, ninguém navegará em uma página que demora a abrir ou que tem elementos que estejam desconfigurados ou desorganizados.

Ao criar a loja virtual, você precisa planejar como o seu público-alvo a utilizará e como será a experiência dessas pessoas ao observar um produto, adicionar no carrinho, ler um conteúdo no blog, pesquisar e, claro, finalizar a compra.

11. Invista em fotografia de produtos profissional

As fotos de alta qualidade são a chave do sucesso de qualquer loja virtual de roupas. Ela tornam seu site mais profissional, permitem que seus clientes vejam melhor cada detalhe dos produtos, ajudam a criar uma experiência de compra imersa e destacam sua marca. Além disso, as fotos profissionais reduzem as taxas de devolução. Gaste seu tempo, energia em dinheiro para usar a câmera de qualidade e lentes ou trabalhar com o fotógrafo profissional.

12. Tenha ótimos atendimentos e relacionamentos

Nunca se esqueça de oferecer um bom atendimento, prezando por construir relacionamentos.

É muito bom atrair consumidores, mas, melhor ainda é torná-los clientes fidelizados, e isso você conquista por meio de um relacionamento forte e duradouro.

O relacionamento se faz em cada interação, em cada oportunidade. Por isso, é essencial seguir todas essas estratégias para criar uma loja virtual.

Independentemente do canal de comunicação (chat, e-mail, telefone, redes sociais etc.), sempre preze por um atendimento de qualidade, sanando as dúvidas e ajudando no que for preciso.

13. Planeje a logística da sua loja virtual de moda

Assim como o planejamento de estoque, quando falamos de uma loja virtual, é imprescindível planejar bem a logística. Afinal, assim que os consumidores finalizarem a compra, já ficarão ansiosos pela chegada dos produtos às suas casas.

O atraso em uma entrega é algo que frustra qualquer um e que pode prejudicar muito o relacionamento. Por isso, monte um bom planejamento de logística.

Verifique quais são os métodos de envio disponíveis para as diferentes regiões, o que fica mais em conta para o cliente e também o prazo de entrega. É sempre bom ter mais de uma opção e oferecer isso ao seu público.

14. Monitore e analise os resultados

Utilize ferramentas de análise de dados para monitorar o desempenho da sua loja virtual, acompanhar as vendas, o tráfego do site, as taxas de conversão e outras métricas importantes. Com base nessas informações, faça ajustes e melhorias contínuas para otimizar o desempenho da sua loja.

Com essas dicas, você estará melhor preparado para montar e gerenciar sua loja virtual de moda, oferecendo uma experiência de compra excepcional aos seus clientes e aumentando suas chances de sucesso no competitivo mercado online!

Assista também o Papo de Loja explicando a importância da vitrine em uma loja virtual.

15. Invista em omnichannel

Anteriormente, nós falamos sobre oferecer um atendimento de qualidade e isso deve ser feito em diversos canais de comunicação.

As marcas que conseguem manter uma boa presença em diferentes pontos estão, na verdade, investindo em omnichannel (todos os canais).

Imagine, por exemplo, que uma pessoa visitou a sua loja de roupas e gostou de um produto, mas ainda não comprou. Ela, então, foi até a sua página no Facebook e viu uma foto com uma modelo vestindo a peça. No entanto, ela ficou com uma dúvida quanto ao tamanho usado e enviou uma mensagem pela rede por isso. A pessoa responsável sanou a dúvida e a cliente voltou ao site e finalizou o pedido.

Esse exemplo mostra claramente como uma pessoa pode transitar em diferentes canais de uma marca sem perder qualidade no atendimento ou possibilidades. Isso conta muito para as marcas!

Conte com a consultoria de uma empresa especializada

Por fim, uma dica muito importante sobre como montar uma loja virtual de roupas é contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.

Ao contratar uma consultoria online, você pode acelerar bastante o processo de crescimento da sua loja, uma vez que os profissionais envolvidos já têm experiência para evitar erros e concentrar-se naquilo que realmente gera resultados.

A Bertholdo oferece a Loja Premium, entregue pronta para uso com todos os recursos necessários para seu funcionamento. Você não precisa se preocupar com nada durante o desenvolvimento, pois a Bertholdo cuida de todos os aspectos, como hospedagem, plataforma, infraestrutura e módulos de entrega e pagamento.

Faça contato e comece a sua loja virtual de moda agora mesmo. Saia à frente!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Amanda Coelho

Coordenadora de Marketing da Bertholdo

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