Sera que chegou o momento de mudar a plataforma de e-commerce? Como sabemos, o número de lojas virtuais aumenta a cada ano e, como consequência, cresce as opções de empresas que oferecem esse tipo de serviço.
Por um lado, isso é bom, já que facilita a abertura de negócios online. Mas, por outro, a escolha se torna ainda mais difícil e pode acontecer de maneira errônea, levando à necessidade de uma mudança.
Quando devo trocar a plataforma de e-commerce?
A troca de uma plataforma de e-commerce pede observação e cautela por parte dos lojistas, já que alguns fatores pesarão nessa decisão. Observe os seguintes itens abaixo:
Conversões em vendas
A plataforma atual está impedindo a loja virtual de vender? Suas vendas poderiam ser melhores se sua escolha tivesse sido a plataforma X? Se você respondeu sim para essas perguntas, busque ajuda.
Crescimento
Seu e-commerce cresceu e tornou-se conhecido no mercado, de maneira que haja a necessidade de integrar novos recursos em sua loja? Para isso, você entrou em contato com o suporte do serviço atual e não há previsão de quando tais necessidades estarão disponíveis? Se esse é o seu caso, fique atento às novidades do mercado. Com certeza, há empresas, como o Magento, que oferecem isso e muito mais.
Falta de assistência e problemas técnicos
A plataforma atual sempre fica fora do ar e prejudicando suas vendas e reputação? Quando é feito contato, a empresa não oferece soluções rápidas? Se isso vem acontecendo com você, acenda o sinal vermelho. Isso é grave e pode colocar o seu negócio em apuros.
Bom, agora que você sabe como identificar o momento de migrar de plataforma, veja os cuidados que você deve tomar. Mas, antes, leia esse artigo sobre como escolher a melhor plataforma de e-commerce.
Cuidados na hora de trocar a plataforma de e-commerce
Após chegar à conclusão em relação à troca da plataforma de e-commerce, fique atento aos cuidados e riscos na hora da migração. Para isso, indicamos que contrate uma empresa especializa em e-commerce, que cuidará de tudo com você.
Atenção aos dados dos clientes
Um dos principais cuidados, durante o processo de migração de plataformas, é a atenção aos dados dos clientes, que podem ser vazados e isso é inadmissível. Pesquise, questione e veja a melhor forma de evitar esse problema.
Satisfação do usuário
Por mais que você esteja feliz com a mudança, pesquise e veja se os seus clientes estão gostando da nova versão. Uma das coisas a serem observadas é se as vendas estão caindo. Se isso acontecer, faça testes de usabilidade e veja como isso pode ser melhorado antes de cancelar o serviço.
SEO
O SEO é uma das principais formas de fazer com que a sua loja virtual esteja bem rankeada nos sites de busca. Então, esteja preparado para, em alguns casos, ter que refazer esse trabalho. Isso porque há sempre o risco de, com a mudança, o posicionamento das páginas em buscadores ser prejudicado por causa da troca de URL.
Ainda está em dúvida sobre mudar a plataforma do seu e-commerce?
Por aqui, incentivamos a fazer toda mudança necessária para que o seu e-commerce cresça e obtenha o sucesso merecido. Então, faça contato conosco e vamos ter o prazer em te ajudar a avaliar o que é melhor para o seu negócio!