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Você sabe como criar um mix de produtos atrativo para seu e-commerce?

Dicas para definir o mix de produtos que será ofertado no seu e-commerce. Aprenda como ofertar os produtos certos para seu público.

✓ Conteúdo criado por humano

Definir o mix de produtos que será ofertado em um e-commerce não é uma tarefa fácil. Tomar a decisão errada pode colocar todo o seu tempo e investimento em risco. Então, nesse momento, será que vale a pena confiar em achismos e crenças?

Pensando nisso, criamos este artigo, que mostrará as melhores dicas para que você consiga ofertar os produtos certos para seu público. Confira!

Aprenda como definir um mix de produtos atrativo para seu e-commerce

Como definir o mix de produtos para o e-commerce?

Abrir uma loja virtual não é mais um bicho de sete cabeças. As oportunidades nesse tipo de negócio são grandes, e quem cria um bom planejamento pode ter resultados expressivos.

Porém, nenhum empreendedor virtual escapará da definição do seu mix de produtos, ou seja, quais serão os itens ofertados pela loja.

Há gestores que criam ambientes online com itens diversos, de vários segmentos. Outros já focam em um determinado público-alvo, com itens específicos. Qual é o melhor? Depende muito.

Vamos mostrar alguns tópicos que ajudarão a definir melhor as suas ofertas. Acompanhe!

Entenda a necessidade do cliente

O primeiro e mais importante passo para definir o seu mix de produtos é conhecer o seu cliente, suas necessidades. Oferecer um produto pelo qual seu público-alvo não apresenta interesse não é uma boa ideia!

Então, estude seu público, avalie quais são suas necessidades, os problemas e expectativas. O que fazer para ajudar essas pessoas? O que elas precisam? O que elas querem?

Essas questões servirão para embasar sua decisão de encontrar o melhor mix.

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Foque no seu core business

O core business é o coração do seu negócio, seu produto principal. A identidade da marca tem que passar por esse item.

Oferecer dezenas de itens de forma semelhante, de vários segmentos, pode até se tornar um negócio lucrativo. Isso é comum no marketplace. Mas, nesse caso, você terá uma concorrência feroz, com marcas já consolidadas no mercado.

Por isso, foque no seu produto principal. Pense no mercado onde está inserido, como seu público o utiliza, se precisa de algo a mais.

Ofereça produtos complementares

Se você já definiu o core business do seu negócio, sabe o nicho de mercado que pretende atacar. Por exemplo, seu principal produto são mochilas de acampamento. Quem se interessa por esse item certamente procura também por produtos como botas, roupas de frio e barracas, certo? Esses são produtos complementares ao seu core business.

Agregar esses itens ao seu e-commerce é uma excelente tática, pois você está atendendo as necessidades do seu cliente.

Capriche nas promoções

Você já identificou as necessidades do seu público-alvo e definiu seu mix de produtos. Agora deve caprichar nas promoções para incentivar as vendas.

Pense nos produtos complementares, no que seu cliente tem interesse e em como criar as condições que estimulem as vendas. Oferecer um combo de produtos ou descontos progressivos são estratégias interessantes para manter uma boa saída de produtos diferentes.

Vale a pena confiar em achismos ao definir seu mix de produtos?

Como vimos, definir o mix de produtos para o e-commerce é uma tarefa extremamente importante e que deve ser feita a partir de análise e pesquisa, não sobrando espaço para achismos.

Para tomar a melhor decisão, entenda as necessidades do seu público-alvo, foque no core business, ofereça produtos complementares e crie promoções caprichadas.

Seguindo essas dicas você terá uma boa definição do que oferecer ao seu mercado, obtendo boas vendas e uma posição de referência para os clientes.

Gostou do nosso artigo sobre a escolha do mix de produtos? Entre em contato com nossa equipe e poderemos ajudar a tomar as melhores escolhas no seu negócio!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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