O abandono de carrinho é uma preocupação comum no varejo online, desafiando os empreendedores do e-commerce. Apesar de sua recorrência, as causas variadas desse comportamento podem ter impactos negativos a longo prazo.
Para aqueles envolvidos no comércio eletrônico, a recuperação de carrinhos assume papel crucial nos rendimentos da loja online. Resgatar carrinhos abandonados não apenas impulsiona a receita, mas também é vital para a saúde e expansão do negócio virtual.
Entender as razões por trás do abandono de carrinho é essencial para implementar estratégias eficazes. Aspectos como custos inesperados, complexidade no checkout e questões de confiança devem ser abordados para reverter essa tendência.
Assim, ao enfrentar o desafio do abandono de carrinho, os empreendedores devem adotar medidas proativas, aprimorando a experiência do usuário, simplificando o processo de compra e estabelecendo confiança. Em suma, a recuperação de carrinhos não é apenas uma operação corretiva, mas uma estratégia fundamental para otimizar os resultados no competitivo universo do e-commerce.
Felizmente existem algumas tecnologias que podem ajudar você com isso. Hoje, vamos explorar quais são as principais ferramentas de recuperação de carrinhos. Confira!
1. CartStack: líder na recuperação de carrinhos
O CartStack é um software que promete recuperar até 15% das vendas que a loja deixa de fazer graças a carrinhos abandonados. Sua solução é muito simples: basta implementar um código específico de rastreamento (fornecido pela plataforma) nas páginas do seu website e, a partir daí, ele começará a rastrear esse tipo de atividade.
Toda vez que um carrinho for abandonado, o CartStack enviará, em tempo real, um e-mail personalizado para o visitante em questão estimulando-o a concluir sua compra. O incrível desempenho dessa solução se dá graças a um fator muito simples: ela é suportada pela maioria das plataformas de e-commerce disponíveis hoje no mercado.
A criação dos e-mails personalizados pode ser feita por meio do editor de HTML que o CartStack disponibiliza para todos os seus clientes. A ferramenta ainda oferece um período de testes de 30 dias para que você possa observar como ela funciona na prática.
2. ShopBack: Big Data a seu favor
Fundada em 2014 e integrada à Linx em 2017, a ShopBack é uma potência asiática dedicada a aprimorar a jornada de compras online. Essa inovadora startup, agora uma das quatro ferramentas principais da plataforma Linx Impulse, oferece uma comunicação envolvente e personalizada para cada visitante da sua loja virtual.
Com um amplo banco de dados, a ShopBack identifica até mesmo visitantes não cadastrados, permitindo a criação de comunicações personalizadas com base no comportamento do consumidor. Seja incentivando a exploração da loja ou lembrando via e-mail das compras não finalizadas, a ShopBack oferece uma variedade de ações para impulsionar o engajamento.
Comunique-se de maneira eficaz dentro e fora da loja virtual, proporcionando uma experiência de compra contínua e consistente. Não perca a oportunidade de elevar a experiência do seu e-commerce com a ShopBack!
3. Rejoiner: e-mail marketing sob demanda
Rejoiner é uma plataforma de e-mail marketing que se destaca na recuperação de carrinhos. Seu remarketing é preciso e oferece estatísticas atualizadas e alternativas acionáveis para aumentar as conversões de um website.
A grande diferença entre essa e as outras ferramentas é o modelo de seu período de testes. Ele só começa a contar a partir do momento em que você consegue converter o primeiro consumidor.
Integrá-lo a uma página é bastante simples. Basta fazer download do plugin e instalá-lo dentro da plataforma de e-commerce de sua preferência.
4. AdRoll: simplicidade e funcionalidade
AdRoll é uma das ferramentas mais populares do mundo, sendo utilizada por gigantes como ZenDesk e SalesForce. Seu funcionamento é bastante simples, embora a solução entregue uma vasta gama de funcionalidades: retargeting, anúncios dinâmicos, segmentação flexível e o reengajamento de visitantes por meio de redes sociais.
O AdRoll é construído sob a ideia de que endereçar as pessoas certas é a melhor maneira de evitar o abandono de carrinhos. Seus anúncios encorajam a ação imediata e, por isso, são capazes de entregar excelentes resultados.
Outras ferramentas de recuperação de carrinhos
Além das ferramentas citadas aqui, vale lembrar que algumas das plataformas de e-commerce vêm com soluções para a recuperação de carrinhos. Magento e WooCommerce, por exemplo, oferecem extensões que tornam essa atividade bastante simples.
Não contar com um recurso de recuperação de carrinhos pode ser o maior erro que o seu e-commerce cometerá. Por isso, além de adotar pelo menos uma das soluções supracitadas, há outras iniciativas que podem ajudá-lo. Confira nosso post sobre como evitar o abandono de carrinhos em lojas online!
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda para escolher a melhor plataforma de eCommerce, entre em contato conosco! Nossos especialistas podem te ajudar gratuitamente.