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Megavarejistas: como se preparam para a Black Friday?

Com a Black Friday chegando, talvez seja hora de aprender as melhores formas de preparar seu e-commerce para essa época. Veja o que os mega varejistas fazem para chegar com tudo nesse período!

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Com foco em vender para o consumidor final, os megavarejistas do e-commerce brasileiro — como Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza — são responsáveis por movimentar as vendas online na Black Friday. Essas grandes franquias operam em larga escala, planejando as campanhas para a data com antecedência.

Inspirados pelas ações desses gigantes do comércio online, reunimos as principais características que os megavarejistas usam para se preparar para a Black Friday. Continue a leitura e veja como seu e-commerce pode impulsionar as vendas baseado nos passos dos maiores vendedores desse período na internet.

O segredo do planejamento antecipado

Tenha em mente que a Black Friday pode aumentar consideravelmente o pico de vendas do seu e-commerce da mesma forma que o volume de visitantes, dúvidas, pedidos para serem despachados e tantos outros detalhes que devem ser resolvidos. Por isso, até a grande data, é preciso prestar atenção a pontos como:

  • gestão de estoque;
  • relacionamento com fornecedores;
  • estrutura da sua loja virtual (para receber um alto volume de visitas);
  • eficiência dos canais de atendimento ao consumidor.

Megavarejistas como se preparam para a Black Friday

As estratégias de precificação usadas pelos megavarejistas

Ninguém quer cair em golpe. O cliente não quer se sentir enganado pelas lojas nem denunciá-la de participar da “Black Fraude”. Pior ainda são as marcas que entram nessa lista. Portanto, a precificação é um passo essencial para se preparar para a Black Friday.

Os megavarejistas aproveitam a vantagem de poderem comprar grandes quantidades para negociar os menores preços com os fornecedores. Além disso, fazem uma pesquisa no estoque, analisam as vendas no ano e na Black Friday do ano anterior e, assim, conseguem determinar quais produtos entrarão nas campanhas promocionais.

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Aliás, lembre-se de que essa é uma excelente estratégia para atrair o público para as compras de Natal.

O funcionamento das campanhas intensivas na Black Friday

Exposição gera venda. Se você já tem uma estratégia de marketing digital, produz conteúdos e faz campanhas no Google Ads, entenda que essa é a época do ano para intensificar suas ações.

Talvez esse seja um dos grandes diferenciais dos e-commerce megavarejistas. A tendência é que o orçamento para as campanhas seja maior e, por isso, eles consigam maior exposição. Porém, isso só é possível porque eles distribuem a verba de marketing concentrando maiores investimentos em períodos sazonais, e a Black Friday é um deles.

O foco na experiência do cliente nas campanhas de megavarejistas

Assim como a experiência do usuário cuida de toda a interação do visitante no seu e-commerce, a experiência do cliente está focada em otimizar todo o processo de compra. As lojas megavarejistas estudam o comportamento do consumidor para:

  • oferecer a melhor jornada de compras;
  • ter informações claras, objetivas e, claro, atrativas;
  • cumprir com as descrições do produto e os prazos de entrega;
  • pensar na experiência do recebimento;
  • criar ganchos para fidelizar o cliente em dois momentos essenciais, que são logo após a compra e logo após o recebimento do pedido.

Como você deve ter percebido, os e-commerce megavarejistas têm ações muito semelhantes às outras lojas virtuais. Dois pontos-chave nesse processo são a análise das campanhas anteriores e o monitoramento dos resultados durante a Black Friday. Assim, é possível detectar quais os ajustes necessários.

Depois de descobrir como os megavarejistas se preparam para a Black Friday, é hora de conferir outras dicas e novidades para se posicionar de forma estratégica. Assine nossa newsletter e garanta o melhor conteúdo para turbinar seu e-commerce!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Flávio Augusto Bertholdo

Fundador da Bertholdo, Especialista em E-commerce, Consultor SAP, Apaixonado por Marketing, Finanças e Cultura Pop

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