Com foco em vender para o consumidor final, os megavarejistas do e-commerce brasileiro — como Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza — são responsáveis por movimentar as vendas online na Black Friday. Essas grandes franquias operam em larga escala, planejando as campanhas para a data com antecedência.
Inspirados pelas ações desses gigantes do comércio online, reunimos as principais características que os megavarejistas usam para se preparar para a Black Friday. Continue a leitura e veja como seu e-commerce pode impulsionar as vendas baseado nos passos dos maiores vendedores desse período na internet.
O segredo do planejamento antecipado
Tenha em mente que a Black Friday pode aumentar consideravelmente o pico de vendas do seu e-commerce da mesma forma que o volume de visitantes, dúvidas, pedidos para serem despachados e tantos outros detalhes que devem ser resolvidos. Por isso, até a grande data, é preciso prestar atenção a pontos como:
- gestão de estoque;
- relacionamento com fornecedores;
- estrutura da sua loja virtual (para receber um alto volume de visitas);
- eficiência dos canais de atendimento ao consumidor.
As estratégias de precificação usadas pelos megavarejistas
Ninguém quer cair em golpe. O cliente não quer se sentir enganado pelas lojas nem denunciá-la de participar da “Black Fraude”. Pior ainda são as marcas que entram nessa lista. Portanto, a precificação é um passo essencial para se preparar para a Black Friday.
Os megavarejistas aproveitam a vantagem de poderem comprar grandes quantidades para negociar os menores preços com os fornecedores. Além disso, fazem uma pesquisa no estoque, analisam as vendas no ano e na Black Friday do ano anterior e, assim, conseguem determinar quais produtos entrarão nas campanhas promocionais.
Aliás, lembre-se de que essa é uma excelente estratégia para atrair o público para as compras de Natal.
O funcionamento das campanhas intensivas na Black Friday
Exposição gera venda. Se você já tem uma estratégia de marketing digital, produz conteúdos e faz campanhas no Google Ads, entenda que essa é a época do ano para intensificar suas ações.
Talvez esse seja um dos grandes diferenciais dos e-commerce megavarejistas. A tendência é que o orçamento para as campanhas seja maior e, por isso, eles consigam maior exposição. Porém, isso só é possível porque eles distribuem a verba de marketing concentrando maiores investimentos em períodos sazonais, e a Black Friday é um deles.
O foco na experiência do cliente nas campanhas de megavarejistas
Assim como a experiência do usuário cuida de toda a interação do visitante no seu e-commerce, a experiência do cliente está focada em otimizar todo o processo de compra. As lojas megavarejistas estudam o comportamento do consumidor para:
- oferecer a melhor jornada de compras;
- ter informações claras, objetivas e, claro, atrativas;
- cumprir com as descrições do produto e os prazos de entrega;
- pensar na experiência do recebimento;
- criar ganchos para fidelizar o cliente em dois momentos essenciais, que são logo após a compra e logo após o recebimento do pedido.
Como você deve ter percebido, os e-commerce megavarejistas têm ações muito semelhantes às outras lojas virtuais. Dois pontos-chave nesse processo são a análise das campanhas anteriores e o monitoramento dos resultados durante a Black Friday. Assim, é possível detectar quais os ajustes necessários.
Depois de descobrir como os megavarejistas se preparam para a Black Friday, é hora de conferir outras dicas e novidades para se posicionar de forma estratégica. Assine nossa newsletter e garanta o melhor conteúdo para turbinar seu e-commerce!