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Entenda o que é marketing sazonal e aplique no seu negócio!

O marketing sazonal ajuda a impulsionar o desempenho de vendas nas datas comemorativas e importantes do ano. Saiba, neste post, como ele funciona.

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Você já reparou que o desempenho de tráfego de um site varia em ciclos anuais? Isso ocorre devido a um fator chamado sazonalidade. A demanda por produtos e serviços é diretamente impactada por determinada data ou período do ano no calendário, o que torna fundamental entender e utilizar o marketing sazonal.

É comum que nos meses de dezembro e janeiro, por exemplo, ocorra uma queda grande de tráfego nos sites focados em fazer negócios com empresas (B2B), por serem períodos de festas e férias. Já no mercado B2C, a demanda cresce exponencialmente devido aos presentes de fim de ano e às compras para as viagens de verão.

Quer saber mais sobre o conceito de marketing sazonal e as suas aplicações? Continue a leitura deste post para entender sua importância, quais são as principais datas a considerar e como desenvolver uma campanha de sucesso para o seu e-commerce!

Entenda o que é marketing sazonal e aplique no seu negócio!

O que é marketing sazonal?

O termo pode ser entendido como a estratégia de ajustar as campanhas de marketing às atividades que estão ocorrendo. Em outras palavras, é direcionar a comunicação para os principais eventos — como feriados nacionais e internacionais — e datas para o nicho em que o seu negócio está inserido.

É, portanto, a arte de olhar para o calendário, identificar as oportunidades apropriadas e ganhar dinheiro com elas, chamando a atenção para o seu produto ou serviço a partir da conjuntura momentânea do mercado.

Marketing Sazonal no e-commerce

Estratégias voltadas a datas específicas são fundamentais para lojas virtuais que queiram identificar e monetizar as diferentes oportunidades, assim como os períodos do ano propícios para campanhas de divulgação.

Ao utilizar o marketing sazonal de forma correta, constrói-se uma estrutura de conteúdo, mídias sociais e layout do site que favorecem o lançamento de promoções temporárias.

Por que é tão importante investir no marketing sazonal?

Nas principais datas comemorativas do ano, o comércio varejista se torna altamente competitivo. Isso demanda mais atenção e cuidado das lojas na divulgação dos produtos, com o objetivo de ganhar a preferência da clientela.

As campanhas devem focar nas características específicas para personalizar as ações de acordo com a sazonalidade do momento. A temática para o Dia das Mães, por exemplo, deve ser diferente daquela usada no Dia dos Namorados ou Natal.

O marketing sazonal permite trabalhar melhor a época e direcionar os esforços de vendas àqueles usuários com potencial maior de decisão favorável de compra. As estratégias desse tipo vão de encontro a consumidores mapeados pela segmentação, de acordo com os produtos ofertados na loja.

Entre lançamentos, promoções e descontos, o marketing sazonal permite projetar os ganhos com base em perspectivas reais de vendas. O planejamento acontece em cima de uma previsibilidade mais sólida, acompanhando o potencial comercial da data comemorativa.

O que considerar antes de planejar a campanha?

Para funcionar e obter os resultados almejados, o marketing sazonal deve ser pensado em detalhes. Antes de planejar as ações, reflita sobre os impactos da sazonalidade na performance da sua loja e como a campanha pode contribuir de forma significativa para o aumento das vendas.

Levando em conta o fato de que os produtos com temas natalinos dificilmente serão vendidos no mês das mães, por exemplo, é preciso estabelecer uma relação de custo-benefício. Assim, é fundamental investir em uma campanha direcionada, com ações personalizadas para a data em questão.

Visualize no calendário os períodos sazonais que fazem sentido para o seu negócio, antes de dar início ao planejamento.

Como planejar uma campanha sazonal?

Tenha em mente que é possível prever os picos de acesso de um site. Por isso, um bom estrategista de marketing digital sabe que é preciso planejar suas ações com antecedência.

Uma das melhores formas para construir um calendário é analisando o histórico de acessos da sua página nos últimos anos. Faça um comparativo e veja quais são os meses, semanas e dias com maior movimento.

A partir dessa pesquisa, veja quais são as palavras-chave mais buscadas durante esses períodos e trabalhe com campanhas que as utilizem de forma adequada. Dessa forma, é muito mais fácil atrair a audiência desejada, no período certo de compra.

Prepare seu site da seguinte forma:

  • comece a campanha sazonal com dois a três meses de antecedência — assim, você garante tempo de exposição para suas ações de Google Ads e indexação das páginas de conteúdo;
  • atualize a identidade visual e o logo da página para remeter à data que está sendo divulgada;
  • diferencie-se da concorrência e não use o mesmo texto para os anúncios;
  • analise as campanhas anteriores e aprenda com os erros e acertos.

Use e abuse de banners, redes sociais e e-mail marketing

De nada vale uma promoção sensacional, sem uma ampla divulgação nos principais canais e meios de contato com o público. Por isso, utilize os seguintes canais para o anúncio de ofertas:

Como planejar uma campanha sazonal

Quais datas devem ser exploradas?

É claro que a sua loja virtual deve sempre estar focada nas grandes datas festivas — Dia das MãesDia dos Pais, Natal, Páscoa e Black Friday são alguns exemplos que não podem ser ignorados.

Porém, no calendário, há uma infinidade de datas especiais que podem ser usadas para capitalizar o seu e-commerce. Confira alguns exemplos:

Abaixo, listamos ideias e dicas práticas para que você trabalhe as principais datas citadas neste tópico. Acompanhe!

Páscoa

Para a Páscoa, crie campanhas com foco em divulgar descontos para o período. Um boa ideia é, a partir de compras de um determinado valor, o cliente ter direito a um ovo de chocolate ou algo similar. Como os preços de chocolates crescem muito nessa época, esse será um ótimo atrativo.

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Dia dos Namorados

Ajude seu cliente a escolher o presente ideal, destacando os produtos que podem contribuir para que o momento seja ainda mais especial. Se possível, ofereça brindes que combinem com a data, coração de pelúcia e até sorteio de jantar romântico.

Incentive as compras para o casal, preparando campanhas onde o segundo produto sairá com descontos de até 50% — por exemplo: “na compra de um tênis, leve outra unidade com 40% de desconto para presentear quem você ama”. Para isso, avalie quais são os produtos que estão com dificuldade de saída. Dessa maneira, você agradará o seu público e ainda movimentará o estoque.

Vale também fortalecer o relacionamento com seus clientes, pedindo a eles que relatem aquilo que fariam para provar o seu amor. As melhores respostas ganham vale-compras para gastar na loja.

Não se esqueça dos clientes solitários, fazendo uma promoção para quem vai passar a data sozinho. Por exemplo: “no Dia dos Namorados, compre um presente para você mesmo e ganhe desconto na próxima compra”.

Dia das Mães

No Dia das Mães, ofereça mimos que poderão complementar o presente, como embalagens especiais, cartão e uma rosa. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas buscam por praticidade na hora de presentear alguém querido, e esse combo será um diferencial.

Dia dos Pais

Para o Dia dos Pais, utilize a mesma ideia do Dia das Mães. Você também pode complementar a estratégia com descontos específicos para o período, como: “compre uma camisa e leve uma gravata com 30% de desconto”.

Dia do Livro

O Dia do Livro é uma data bem específica para o comércio, já que poderá impactar um público bem fiel. Por isso, aproveite e crie campanhas que terão a empatia como o principal gancho.

Ofereça o terceiro livro gratuito, a partir da compra de duas unidades. Ou, até mesmo, utilize gatilhos sentimentais como: “na compra de um livro, ganhe outro para presentear um amigo!”.

Esse tipo de ideia dá muito certo — mas é preciso deixar bem claro quais são as regras, para que a sua loja virtual não saia no prejuízo!

Dia do Trabalho

Essa é uma data muito boa para fugir da mesmice e lançar uma promoção diferente. Que tal fazer parceria com uma empresa de turismo ou uma rede de hotel e oferecer, a partir de compras de determinado valor, a participação em um sorteio de uma viagem ou de um fim de semana em um local agradável?

Muitos trabalhadores, mesmo nas férias, não têm a possibilidade de viajar ou curtir um momento diferente. Além de oferecer o presente, a ideia é surpreender e fidelizar o cliente.

Black Friday

A Black Friday é, com certeza, uma das principais datas do comércio eletrônico. Antes de qualquer dica com foco em vendas, seja transparente e ofereça descontos reais! Dessa forma, você fidelizará o público para os próximos anos.

A data é uma boa oportunidade para a queima de estoque, e você pode contar com algumas estratégias para que o seu e-commerce aproveite a Black Friday com muito sucesso — como preparar uma pré-campanha, oferecer descontos no frete, caprichar no atendimento e mais.

Em 2023, a Black Friday não apresentou o desempenho esperado, de acordo com informações do site E-commerce Brasil. Embora o ticket médio tenha aumentado a 2,1%, o faturamento não atingiu as metas previstas.

Para o próximo ano, prepare sua campanha com bastante antecedência, analisando os erros anteriores e ficando de olho nas tendências. A preparação prévia para uma data tão importante pode garantir a preferência do público e um maior destaque no mercado.

Natal

O Natal oferece um mar de possibilidades para a divulgação de campanhas na sua loja virtual. Comece com o básico, oferecendo melhores condições de pagamento e frete para os clientes.

Feito isso, crie ações diferentes — descontos escondidos dentro do seu site, por exemplo — e divulgue a estratégia em seus canais de comunicação. Mesmo se a pessoa não for a sortuda, ela acessará a sua página, convidará amigos e acabará fazendo uma compra.

No vídeo abaixo, Flávio Augusto explica os motivos corretos para fazer uma promoção e como aplicá-la para ter sucesso no negócio.

Quais são os cuidados necessários ao fazer uma campanha de marketing sazonal?

Do ponto de vista do varejo, as datas sazonais possuem características e propósitos diferenciados. Eles devem ser trabalhados de maneira alinhada entre as equipes de marketing e vendas, para executar campanhas efetivas e explorar ao máximo o período.

Desenvolver estratégias para serem divulgadas é tão importante quanto planejar uma logística que assegure a entrega dentro do prazo e vantagens para o cliente. Para que o período sazonal tenha o sucesso esperado, é primordial oferecer opções atrativas, que englobem a qualidade dos produtos, o preço e as alternativas atraentes de frete (se possível, grátis).

As campanhas de marketing sazonal podem ser altamente eficazes quando planejadas com o devido cuidado. Assim, evita-se comprometer a imagem da loja, enquanto é oferecida uma experiência rica em meio às comemorações que envolvem a data.

Como analisar os resultados de uma campanha de marketing sazonal?

Toda campanha de marketing demanda planejamento e, consequentemente, mensuração dos resultados. Para isso, use as principais métricas e indicadores para analisar os dados obtidos.

Os mais comuns para avaliar o comportamento dos usuários de um e-commerce são:

  • Custo de aquisição de Clientes (CAC);
  • Lifetime Value (LTV);
  • Taxa de Conversão (TCR);
  • Taxa de Abandono do Carrinho;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Tempo Médio de Atendimento (TMA);
  • Taxa de Rejeição;
  • Ticket Médio.

A melhor forma de acompanhar a efetividade do planejamento do marketing sazonal é por meio de uma ferramenta automatizada, que permita coletar e filtrar os dados mais importantes, transformando-os em informações confiáveis que serão disponibilizadas em relatórios. Assim, a gestão pode tomar decisões mais seguras sobre os pontos de melhoria e correção.

Gostou das dicas? Para  aproveitar ao máximo as datas comemorativas e aquecer o seu e-commerce, confira o Calendário E-commerce 2024 da Bertholdo. Certamente, você encontrará ótimas oportunidades para aumentar as suas vendas durante todo o ano!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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