Saber o que acontece com o seu cliente e quais são os seus principais gostos e escolhas diárias? Sim, é possível! Por meio do Marketing Preditivo, que utiliza informações de banco de dados, aliadas ao machine learning e à inteligência artificial, ficou mais fácil criar laços com o usuários, além de saber onde investir seu tempo e dinheiro.
Ficou interessado (a)? Vamos falar, nesse conteúdo, sobre o tema, junto a dicas de ferramentas para que você e sua equipe possam utilizar a principal estratégia do mercado.
O que é Marketing Preditivo e como ele funciona
A cada dia, por meio da tecnologia, consumidores e marcas se aproximam mais, de maneira com que as empresas passam a conhecer os gostos de seus clientes por meio de acesso aos dados dos mesmos. Assim, uma infinidade de cruzamento de informações são realizadas, diariamente, mundo afora – por grandes e pequenos negócios. Podemos dizer, então, que esse é um pequeno resumo do que é o marketing preditivo, responsável pela personalização e pelo aumento do engajamento entre usuários e marcas.
A seguir, conheça formas de trazer a estratégia preditiva para a sua realidade. Spoiler: essas são apenas algumas das infinitas maneiras que já existem por aí.
- Envio de e-mail marketing com ofertas e lançamentos personalizados, a partir das preferências de seus clientes;
- Uso de dados para uma melhor experiência de compra online;
- Campanhas de conversão através de ferramentas como Facebook e Google ADS;
- Uso de pixel para campanhas de remarketing;
Ferramentas úteis para estratégias de Marketing Preditivo
O Marketing Preditivo utiliza um grande volume de dados do usuário, esses que influenciam toda uma campanha: das publicidades pagas e envio de e-mail marketing, aos relatórios e novas ideias que serão testadas. Por isso, é essencial que você tenha, em sua equipe, um especialista na área. Do contrário, leituras equivocadas poderão te levar ao caminho inverso.
Com esse tipo de estratégia será possível a construção de uma eficaz jornada omnichannel. Você irá combinar diversas informações do cliente, do offline ao online, criando uma verdadeira experiência de compra junto à sua loja virtual. O importante é que a pessoa impactada sinta que está recebendo ofertas dentro do que deseja/procura, e não sendo “alvo” de propagandas aleatórias.
Também é importante lembrar que o investimento no marketing preditivo é muito saudável para as empresas, principalmente as B2B, já que haverá uma grande economia na aquisição de clientes, no alcance de metas e na escala do negócio. O uso dessas ferramentas fazem com que os esforços e recursos de marketing sejam assertivos.
Veja, logo abaixo, as principais ferramentas da atualidade:
- Lead Scoring
- Machine Learning
- Deep Learning
- Inteligência Artificial
- Big Data
- Data Analytics
Comece a sua estratégia de marketing preditivo junto à Bertholdo
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