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3 estratégias de marketing local para atrair novos clientes

Marketing local: neste conteúdo, entenda um pouco mais sobre as 3 ações que podem ser adotadas.

✓ Conteúdo criado por humano

Investir em marketing local pode ser muito interessante, especialmente para alguns nichos de atuação. Afinal, estamos falando de uma estratégia de divulgação que vai focar em segmentação geográfica.

Sabemos que o marketing pode contar com diferentes segmentações. Aqui, como o próprio nome diz, a comunicação é pensada para aumentar o potencial de resultados em uma região específica. Veja algumas dicas para investir nessa estratégia e atrair novos clientes!

1. Faça a sua segmentação

Para que o marketing local funcione, você precisa fazer muito bem a sua segmentação. Por isso, entenda inicialmente quem será o público que vai ser impactado pela sua estratégia. Quanto mais você souber quem é seu principal consumidor, maiores serão as chances de você realmente conseguir impactar quem, de fato, vai consumir o seu produto ou serviço.

Por essa razão, além de entender quem é o seu público-alvo, defina também a persona. Ela vai ser uma representação semi-fictícia do cliente ideal para o seu negócio. Reúna o máximo de informações a respeito desse tipo de consumidor, para que toda a estratégia seja desenhada com base nesse perfil.

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2. Conte com ferramentas de marketing digital

Um dos grandes diferenciais do marketing digital em comparação com o marketing offline é a possibilidade de usar ferramentas que trazem insumos para as tomadas de decisão.

Se você acompanha o Analytics de seu site, por exemplo, tem a oportunidade de entender diversos fatores comportamentais de seu público, como o dispositivo acessado (desktop ou mobile), os locais de onde ele acessa, quais são os canais mais acessados, de onde é a origem desse público (redes sociais ou busca orgânica) etc.

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Além disso, aproveite ao máximo as ferramentas de geomarketing, como o Google Maps e o Google Meu Negócio. O Google oferece uma variedade de ferramentas para ajudar empresas a incorporar mapas interativos em seus sites e aplicativos. Isso pode incluir recursos como localização de lojas, direções e avaliações de usuários.

3. Aproveite as plataformas digitais e geomarketing

O que traz mais efetividade à estratégia de marketing é a inteligência na definição do plano de ação. Não basta apenas saber de onde vem o seu público — é preciso entender o que fazer com essas informações. Para isso, o uso de plataformas digitais, especialmente aquelas voltadas para as análises de geomarketing, é crucial no sucesso das ações.

Por meio dessas ferramentas, você vai ter a oportunidade de entender onde a pessoa mais passou o tempo e por que permaneceu tanto tempo ali. Ou seja, vai ter informações adicionais que contribuirão para que as estratégias sejam desenhadas com base nesses dados, e não em achismos. Assim, há a oportunidade de oferecer uma melhor experiência ao cliente e adquirir melhores resultados.

Quais são os riscos de não investir em marketing local?

Não investir em marketing local pode trazer uma série de riscos para um negócio, incluindo:

  • perda de visibilidade — sem estratégias de marketing local, a empresa pode passar despercebida pelos potenciais clientes na área geográfica próxima. Isso pode resultar em uma diminuição da visibilidade da marca e, consequentemente, em menos oportunidades de negócios;
  • falta de relevância — ao não segmentar suas campanhas de marketing para o público local, a empresa pode falhar em transmitir mensagens relevantes e personalizadas. Isso pode levar os consumidores a se sentirem menos conectados com a marca e mais propensos a buscar soluções oferecidas por concorrentes mais engajados localmente;
  • desperdício de recursos — ignorar o marketing local pode resultar no desperdício de recursos financeiros e de esforços em iniciativas de marketing que não geram resultados tangíveis. Isso ocorre porque as campanhas genéricas podem não ressoar com o público-alvo específico da área local;
  • desvantagem competitiva — empresas concorrentes que investem em estratégias de marketing local podem capturar a atenção dos consumidores locais, ganhando uma vantagem competitiva significativa. Isso pode levar a uma perda de participação de mercado e dificultar o crescimento do negócio;
  • falha em aproveitar oportunidades — o marketing local oferece oportunidades únicas para se envolver com a comunidade local, participar de eventos e iniciativas locais e estabelecer conexões significativas com os clientes. Não investir nesse aspecto pode resultar na perda dessas oportunidades valiosas de construção de relacionamento e fidelização do cliente.

Não investir em marketing local pode representar um risco significativo para a saúde e o crescimento de um negócio, prejudicando sua visibilidade, relevância, eficácia dos recursos, posição competitiva e capacidade de aproveitar oportunidades locais.

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre as estratégias de marketing local? Como vimos, trata-se de uma ação que vai ser muito eficaz para o seu negócio e que vai contribuir de forma direta para atrair clientes, especialmente pelo potencial de segmentação.

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Autor/a

Amanda Coelho

Coordenadora de Marketing da Bertholdo

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