Investir em marketing local pode ser muito interessante, especialmente para alguns nichos de atuação. Afinal, estamos falando de uma estratégia de divulgação que vai focar em segmentação geográfica.
Sabemos que o marketing pode contar com diferentes segmentações. Aqui, como o próprio nome diz, a comunicação é pensada para aumentar o potencial de resultados em uma região específica. Veja algumas dicas para investir nessa estratégia e atrair novos clientes!
1. Faça a sua segmentação
Para que o marketing local funcione, você precisa fazer muito bem a sua segmentação. Por isso, entenda inicialmente quem será o público que vai ser impactado pela sua estratégia. Quanto mais você souber quem é seu principal consumidor, maiores serão as chances de você realmente conseguir impactar quem, de fato, vai consumir o seu produto ou serviço.
Por essa razão, além de entender quem é o seu público-alvo, defina também a persona. Ela vai ser uma representação semi-fictícia do cliente ideal para o seu negócio. Reúna o máximo de informações a respeito desse tipo de consumidor, para que toda a estratégia seja desenhada com base nesse perfil.
2. Conte com ferramentas de marketing digital
Um dos grandes diferenciais do marketing digital em comparação com o marketing offline é a possibilidade de usar ferramentas que trazem insumos para as tomadas de decisão.
Se você acompanha o Analytics de seu site, por exemplo, tem a oportunidade de entender diversos fatores comportamentais de seu público, como o dispositivo acessado (desktop ou mobile), os locais de onde ele acessa, quais são os canais mais acessados, de onde é a origem desse público (redes sociais ou busca orgânica) etc.
Além disso, aproveite ao máximo as ferramentas de geomarketing, como o Google Maps e o Google Meu Negócio. O Google oferece uma variedade de ferramentas para ajudar empresas a incorporar mapas interativos em seus sites e aplicativos. Isso pode incluir recursos como localização de lojas, direções e avaliações de usuários.
3. Aproveite as plataformas digitais e geomarketing
O que traz mais efetividade à estratégia de marketing é a inteligência na definição do plano de ação. Não basta apenas saber de onde vem o seu público — é preciso entender o que fazer com essas informações. Para isso, o uso de plataformas digitais, especialmente aquelas voltadas para as análises de geomarketing, é crucial no sucesso das ações.
Por meio dessas ferramentas, você vai ter a oportunidade de entender onde a pessoa mais passou o tempo e por que permaneceu tanto tempo ali. Ou seja, vai ter informações adicionais que contribuirão para que as estratégias sejam desenhadas com base nesses dados, e não em achismos. Assim, há a oportunidade de oferecer uma melhor experiência ao cliente e adquirir melhores resultados.
Quais são os riscos de não investir em marketing local?
Não investir em marketing local pode trazer uma série de riscos para um negócio, incluindo:
- perda de visibilidade — sem estratégias de marketing local, a empresa pode passar despercebida pelos potenciais clientes na área geográfica próxima. Isso pode resultar em uma diminuição da visibilidade da marca e, consequentemente, em menos oportunidades de negócios;
- falta de relevância — ao não segmentar suas campanhas de marketing para o público local, a empresa pode falhar em transmitir mensagens relevantes e personalizadas. Isso pode levar os consumidores a se sentirem menos conectados com a marca e mais propensos a buscar soluções oferecidas por concorrentes mais engajados localmente;
- desperdício de recursos — ignorar o marketing local pode resultar no desperdício de recursos financeiros e de esforços em iniciativas de marketing que não geram resultados tangíveis. Isso ocorre porque as campanhas genéricas podem não ressoar com o público-alvo específico da área local;
- desvantagem competitiva — empresas concorrentes que investem em estratégias de marketing local podem capturar a atenção dos consumidores locais, ganhando uma vantagem competitiva significativa. Isso pode levar a uma perda de participação de mercado e dificultar o crescimento do negócio;
- falha em aproveitar oportunidades — o marketing local oferece oportunidades únicas para se envolver com a comunidade local, participar de eventos e iniciativas locais e estabelecer conexões significativas com os clientes. Não investir nesse aspecto pode resultar na perda dessas oportunidades valiosas de construção de relacionamento e fidelização do cliente.
Não investir em marketing local pode representar um risco significativo para a saúde e o crescimento de um negócio, prejudicando sua visibilidade, relevância, eficácia dos recursos, posição competitiva e capacidade de aproveitar oportunidades locais.
Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre as estratégias de marketing local? Como vimos, trata-se de uma ação que vai ser muito eficaz para o seu negócio e que vai contribuir de forma direta para atrair clientes, especialmente pelo potencial de segmentação.
Se você quer se manter atualizado sobre marketing digital, clique e inscreva-se na nossa newsletter da Loja Digital!