O marketing digital para e-commerce é algo fundamental para todo gestor que deseja ver suas vendas crescerem. Isso porque as ferramentas disponibilizadas pela internet ajudam em toda a jornada do cliente, ou seja, desde a atração até o fechamento da venda.
Se as vantagens são grandes, as possibilidades também. Caso você não tenha um bom direcionamento, pode acabar desperdiçando todas as oportunidades sem alcançar os resultados desejados.
Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo de hoje. Vamos mostrar como iniciar do zero uma estratégia de marketing digital para e-commerce. Ficou interessado? Então continue a leitura!
A importância do marketing digital para e-commerce
Depois que o acesso à internet foi amplificado para grande parte da população, as lojas virtuais se tornaram uma excelente oportunidade de gerar dinheiro. Se antes as lojas físicas tinham um público limitado e custos elevados, agora um e-commerce pode atingir pessoas de diferentes localidades. O melhor: com custos menores.
Porém, para alcançar essas vantagens é preciso, antes, levar as pessoas certas até a loja virtual. Isso é conquistado com as ações de marketing digital. É importante pensar em toda a jornada que o cliente percorre até finalizar uma compra. Desde a atração, conhecimento, análise até a decisão, as ações de marketing digital conseguem ajudar em todas as etapas.
Por exemplo, ao criar um anúncio nas redes sociais você pode impactar pessoas que não entrariam na sua loja. Ao criar um blog e alimentá-lo com conteúdos relevantes, você pode alcançar boas posições no Google e atrair um grande fluxo de visitantes, que podem se tornar clientes.
Enviando e-mail marketing você pode gerar um bom relacionamento com sua base de interessados. E, também, conquistar consumidores para a marca.
Esses são só exemplos de ações de marketing digital para e-commerce que apresentam ótimos efeitos.
O passo a passo para começar a estratégia do zero
Agora que você já conhece a grande importância das ações de marketing digital para e-commerce, vejamos quais são as melhores dicas e o passo a passo para começar do zero.
#1 Faça uma análise de mercado
Conhecer o seu público e os seus concorrentes será essencial para que suas metas sejam alcançadas. Para isso, liste todos os seus concorrentes (diretos e indiretos) e acompanhe as ações de cada um.
Ficar de olho no que um concorrente faz pode ser uma forma de atrair ideias para o seu negócio. Você não deve copiar a iniciativa do outro, mas pode ter insigths incríveis!
Agora, também fique atento aos erros que eles cometem. É sempre bom aprender com os erros alheios. Isso evitará com que você tome decisões perigosas para o crescimento da sua loja virtual.
Por fim, conheça o seu público! Pesquise sobre os seus gostos, classe social, nível de instrução, seus sonhos, receios e monte uma persona. Veja no item a seguir.
#2 Monte a persona do seu negócio
Entender quem é o seu público-alvo não será o suficiente para fazer o seu e-commerce alçar voos altos. Mesmo se o estudo estiver completo, muitas informações ainda serão superficiais. Por isso, indicamos que você construa a persona do seu negócio, principalmente para atuação em ambiente online.
Com a persona criada, você poderá traçar estratégias digitais com embasamento, já que sabe como o seu público se comporta na internet: o que ele busca e deseja.
Para isso, fique de olho nos seguintes itens que vão te levar à persona ideal:
- os principais objetivos;
- os principais desafios;
- os assuntos de interesse;
- os meios de comunicação mais acessados;
Para chegar nessas respostas, entreviste os seus principais clientes. Isso pode ser feito por meio de um questionário relacionando, sempre, ao nome, ao cargo, à idade, ao estado civil, à formação acadêmica.
#3 Invista em marketing de conteúdo: crie um blog e seja relevante nas redes sociais
Criar conteúdos relevantes, alinhados com técnicas de SEO, vai fazer com que a sua loja virtual seja conhecida na internet. Ex: se você vende produtos esportivos, publique textos que auxiliem seus clientes a escolher os equipamentos e trajes adequados.
Além de construir uma real possibilidade de venda, sem ser chato, você estará fidelizando a pessoa. Dessa forma, sempre que ela precisar de alguma informação relacionada ao tema, ela terá o blog da sua loja como referência.
Quer saber como criar conteúdos para cada estratégia? Separamos os links a seguir: como criar conteúdo para blog, como criar conteúdo para Facebook, como criar conteúdo para o Instagram.
Assista, também, ao vídeo que produzimos sobre a importância em ter um blog para a sua loja virtual. Selecionamos três motivos que vão te inspirar a criar conteúdos para o seu público!
#4 Não abandone o e-mail marketing
Muita gente fala que o e-mail marketing morreu. O que poucos sabem, porém, é que ele está mais vivo do que nunca e pode ser essencial para a sua estratégia de conteúdo.
De acordo com a sua persona, trace: como trabalhar os conteúdos e novidades no seu e-mail marketing e a periodicidade dos envios. Para te ajudar, leia o nosso artigo sobre e-mail marketing.
#5 Invista em SEO para e-commerce
No item #2, chegamos a comentar sobre estratégias de SEO. Vamos falar mais detalhadamente sobre isso.
SEO é um conjunto de técnicas que ajudarão a posicionar o seu site nos buscadores da internet. De forma direta, será, por meio de um bom trabalho de SEO, que o seu e-commerce será bem rankeado no Google.
Itens como palavra-chave, fotos renomeadas de maneira correta e descrições de produtos completas são algumas das dicas infalíveis que te contamos nesse texto sobre o tema: leia mais sobre SEO para Magento.
#6 Inclua um chatbot para atendimento real time
Uma ótima possibilidade para agregar no seu e-commerce é o chatbot. O atendimento automatizado pode ser uma solução para atender seu público a qualquer hora, em qualquer dia.
É importante desenvolver bem o chatbot para que as solicitações sejam realmente atendidas. Caso contrário, a oportunidade pode se transformar em uma frustração.
#7 Monitore o que falam da sua marca
Outro ponto importante da estratégia é monitorar o que falam sobre a sua marca. Isso deve ser feito, principalmente, nas redes sociais.
Acompanhe os grupos, comentários e publicações para ver como anda a saúde da marca. Ou seja, como é a avaliação da empresa na visão do público. Dessa análise podem sair grandes decisões, enaltecendo os pontos positivos e corrigindo os negativos.
#8 Mensure os resultados e otimize os esforços
Por fim, nunca se esqueça de mensurar os resultados. Uma das maiores vantagens do marketing digital é que os resultados das ações podem ser analisados e medidos. Ou seja, você conseguirá saber com exatidão quanto um anúncio criado está retornando em vendas ou quantas pessoas estão abrindo seus e-mails.
Essas análises ajudam a ter mais assertividade nas ações e otimizar os esforços, concentrando naquilo que realmente está gerando bons resultados.
Portanto, vimos que o marketing digital para e-commerce é fundamental em qualquer empresa, não importando seu mercado ou público. As ações permitem trabalhar cada etapa da jornada do cliente, maximizando os resultados e tornando mais sólida a sua empresa. Avalie as dicas que listamos e comece a aplicá-las agora mesmo!
Para entender melhor sobre a jornada do cliente, confira nosso outro conteúdo especial. Vamos falar sobre o que é essa jornada e como ela funciona!