Construir confiança de marca não é uma tarefa fácil, mas, a partir do momento em que isso se torna uma realidade, através de uma base de clientes que são fãs da sua empresa, chega o momento de dar o próximo passo: estruturar um programa de marketing de indicação.
O Marketing de Indicação nada mais é do que uma forma de tornar o “boca a boca” um jogo de recompensas. Por meio dele, o indicador e o indicado ganharão bonificações: sejam pontos para troca de produtos ou descontos, mimos da marca, preços exclusivos e etc.
Mas, como montar esse tipo de dinâmica? É sobre isso que vamos falar no tópico a seguir.
Marketing de indicação: 3 passos para implementar a ideia no seu negócio
Escute a sua base de clientes
O primeiro passo para implementar o marketing de indicação é ouvir o que a sua base gostaria de ganhar como recompensa por indicar seu e-commerce aos amigos.
- Pesquisa qualitativa: Selecione um grupo engajado e faça contatos one-a-one. Esse tipo de troca pode ser feita por telefone ou WhatsApp e indicamos que você e sua equipe ouça cerca de 15 clientes.
- Pesquisa quantitativa: Após o passo acima, será o momento de enviar, para todos os seus clientes, um e-mail com uma pesquisa rápida, onde eles irão votar na recompensa que mais desejam. Para isso, liste os itens que mais apareceram na pesquisa qualitativa, já que serão eles que irão guiar a enquete.
Monte a dinâmica do programa de indicação
Após entender o que os seus clientes querem como recompensa, monte a dinâmica do programa de marketing de indicação da sua empresa.
Aqui, pense nas seguintes decisões a serem tomadas:
- Como os clientes irão convidar os conhecidos a comprarem seus produtos/serviços e como essas vendas serão contabilizadas. Exemplo: links com UTM, códigos exclusivos por usuários e outros.
- As recompensas serão entregues por meio de uma escada de prêmios ou por indicação? Qual será, a partir da troca com a sua base, a estratégia mais interessante para que o programa ganhe escala e engajamento? Conheça, aqui, o programa de indicação da Escola Conquer e inspire-se!
- Qual será a estratégia de comunicação utilizada? Você pode divulgar a ideia por meio das suas redes sociais, e-mail marketing e demais canais que o seu e-commerce utiliza.
Hora de colocar a mão na massa!
Com as decisões tomadas, chegou o momento de tirar o seu programa de marketing de indicação do papel e levar à prática.
Fique de olho:
- Analise se você irá necessitar de mão de obra interna, como por exemplo alocar a equipe de tecnologia para a construção de alguma ferramenta, ou se será melhor ter uma empresa parceira com você!
- Será necessário contratar mais pessoas para que o programa de indicação ganhe forma? Ou alguém da sua equipe, no início, pode ser alocado para essa função? Não esqueça de pensar sobre isso também!
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A estratégia de marketing de indicação é só uma de muitas que o mercado digital possui e que pode ajudar no crescimento do seu negócio! Para tanto, uma equipe com especialistas em marketing e comércio eletrônico pode te ajudar. Aqui na Bertholdo, temos um time preparado para te atender. Faça contato! #vempraBertholdo