Esse post foi escrito pela equipe da Rock Content, maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina. A Bertholdo é parceira da Rock desde 2015. Confira o conteúdo especial que eles elaboraram sobre Marketing de Conteúdo para e-commerce.
O marketing de conteúdo pode ser aplicado em diversos segmentos e modelos de atuação. Com o e-commerce, não seria diferente. Essa estratégia é capaz de aumentar não só o número de visitantes orgânicos, como também a rentabilidade de uma empresa, tornando o negócio muito mais sustentável.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais cresce entre as empresas no mundo todo. Aplicável em diversos segmentos, ela traz benefícios incríveis e que serão capazes de transformar uma empresa, aumentando a rentabilidade e melhorando a aquisição de clientes.
Mas será que essas ações também são adequadas para as lojas online? Nos próximos tópicos, vamos falar sobre como criar a sua estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce. Aproveite a leitura!
O que é o marketing de conteúdo e por que ele é tão eficaz?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa à educação do mercado por meio de materiais diversos, como blog posts, e-books, webinars, infográficos, vídeos e muito mais.
A proposta é que os usuários busquem por conteúdos por meio de palavras-chave específicas e, nesse processo, encontrem suas páginas nos resultados de pesquisa. Com esses artigos, é possível educar o potencial cliente e reduzir as possíveis objeções de compra.
Quais são os benefícios de uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce?
Uma coisa é certa: o marketing de conteúdo traz vários benefícios para as empresas. Para o e-commerce, em especial, não seria diferente.
Muitas pessoas acreditam que esse tipo de investimento não faz sentido para uma loja online. No entanto, existem diversos detalhes que podem trazer vantagens marcantes, aumentando a rentabilidade da empresa e a quantidade de novos clientes.
Aumento do alcance e conhecimento de marca
O aumento do alcance e do conhecimento de marca é o primeiro grande traço do marketing de conteúdo para e-commerce.
Com conteúdos de qualidade, otimizados para SEO e trabalhando bem as palavras-chave, é possível conquistar excelentes posições nos resultados de busca do Google. Isso faz com que cada vez mais pessoas entrem em contato e conheçam a sua marca, o que aumenta o seu alcance.
Aumento do número de visitas e conversões orgânicas
Como explicado, o marketing de conteúdo permite a conquista de excelentes posições nos mecanismos de busca.
Com a melhora desse rankeamento, é possível aumentar também o número de visitas orgânicas no site e, por consequência, o número de vendas orgânicas no seu e-commerce, reduzindo a necessidade de investir em Google Ads, por exemplo.
Criação de conteúdo de suporte de venda
Muitos clientes chegam no momento de compra cheios de dúvidas e questionamentos. Com conteúdos focados no fundo do funil de venda, é possível trabalhar esses materiais como suporte, ajudando a diminuir as objeções de compra e tornar o processo de venda muito mais rápido, simples e prático.
Esses materiais podem ser usados tanto de forma orgânica (quando o próprio usuário busca por eles nos mecanismos de busca) quanto em formato de suporte de venda, em que o vendedor ainda é ativo e está em contato direto com o seu consumidor.
Criação de conteúdo de suporte para pós-venda
Assim como os conteúdos que auxiliam a reduzir as objeções de compra, existem também os materiais que podem funcionar como um suporte pós-venda.
Nesse sentido, são conteúdos que objetivam fidelizar o cliente, mantendo um relacionamento duradouro e saudável. Essa estratégia é importante para manter a frequência de compra dos atuais consumidores da sua empresa, aumentando a lucratividade.
Como elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce?
Agora que você já conhece os benefícios do marketing de conteúdo para e-commerce, é hora de aprender a estruturar uma estratégia de sucesso.
Quando for dar início à sua estratégia, faça uma boa pesquisa de mercado. É preciso descobrir quais são as maiores dificuldades e necessidades do seu público, as palavras-chave mais adequadas e muito mais.
1. Defina sua persona
O primeiro passo para iniciar sua estratégia de conteúdo é fazer um bom estudo de persona. Nele, você descobrirá quais são os grupos de clientes em potencial para a sua empresa, levantando dados importantes, como:
- faixa etária;
- quais canais buscam por informações;
- quais são seus hábitos de compra;
- qual a linguagem adequada para a comunicação;
- quais são suas necessidades;
- quais são as maiores dificuldades;
- quais são as objeções de compra mais comuns;
- quais fatores determinam uma compra;
- como a sua empresa pode ajudar essas pessoas.
Com essas informações em mãos, é possível criar um planejamento de conteúdo muito mais certeiro, voltado para as pessoas certas, com a linguagem adequada e os argumentos de venda mais interessantes.
2. Crie um blog
Para criar o seu blog é preciso ter alguns cuidados. Não é só comprar um template e começar a escrever os conteúdos: é preciso que as suas páginas estejam devidamente otimizadas para as estratégias de SEO, considerando também as melhores práticas de usabilidade. Isso assegura melhor performance nos mecanismos de busca, como o Google.
Garanta que o seu blog tenha todas as funcionalidades necessárias para uma boa experiência do usuário, como:
- campo de busca;
- categorias;
- facilidade de navegação;
- box de cadastro para newsletter;
- uma página para oferta de materiais ricos.
3. Faça um planejamento de palavras-chave
O planejamento de palavras-chave precisa ser feito antes da produção dos conteúdos. Nesse momento, você já sabe quem é o seu público.
Então, é hora de descobrir quais são os termos-chave utilizados por essas pessoas quando buscam soluções como as comercializadas pela sua empresa.
Existem várias ferramentas que podem ajudar a fazer essa pesquisa de palavras-chave, algumas gratuitas e outras pagas. A mais comum é a própria ferramenta do Google, chamada Google Keyword Planner. O processo de pesquisa é simples e prático.
Não deixe de considerar também os possíveis sinônimos a serem usados durante o processo de pesquisa do usuário. Utilize essa pesquisa de palavras-chave para orientar a criação de pautas do calendário editorial do seu blog.
4. Crie pautas e produza os conteúdos com foco em SEO
Agora, é momento de criar o calendário editorial e produzir os conteúdos. Busque seguir as melhores práticas de SEO durante a elaboração desses materiais, certificando-se de que as palavras-chave estarão presentes no título, em pelo menos um intertítulo, na introdução e na conclusão do seu material.
Sugerimos a criação de planejamentos de pauta mensais, uma vez que a rotina de mensuração, que explicaremos logo mais, poderá mudar o caminho de produção dos conteúdos.
Pensando na pesquisa de personas realizada anteriormente, é preciso considerar todos aqueles detalhes que foram levantados: linguagem, necessidades, dificuldades e objeções de compra.
Seus conteúdos devem responder a cada um desses questionamentos, pois é justamente esse foco nos interesses do usuário que fará ele buscar pelas palavras-chave trabalhadas pela sua empresa.
5. Crie um plano de divulgação desses materiais
De nada adianta produzir conteúdos incríveis se não houver um bom plano de divulgação desses materiais.
Esses artigos podem ser divulgados por meio de newsletters, com o bom uso de email marketing e, claro, redes sociais, buscando aumentar cada vez mais o alcance dessas páginas.
Durante o estudo de personas, você certamente levantou quais canais os usuários mais utilizam e buscam por informações relevantes. Por isso, quando criar o plano de divulgação desses materiais, certifique-se de que está considerando essas plataformas, garantindo presença nos mesmos pontos de contato que o seu público-alvo.
6. Crie uma rotina de mensuração
É importante mensurar os resultados de cada conteúdo. Nesse momento, analise quais são os conteúdos que estão gerando um maior número de cliques, quais estão mais bem posicionados e quais palavras-chave costumam ser mais buscadas.
Com base nisso e aliado ao uso adequado de ferramentas como o Google Analytics, é possível otimizar a produção a partir dos resultados percebidos, fazendo com que você encontre os melhores termos para trabalhar ao longo dos próximos meses.
7. Crie uma rotina de otimização de conteúdo
Um dos benefícios mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados de forma precisa e eficiente.
Como explicado no item anterior, a rotina de mensuração poderá ajudar a identificar os artigos com melhor performance dentro do período avaliado.
Com essas informações em mãos, crie uma rotina de otimização dos materiais mais interessantes, fazendo com que eles melhorem cada vez mais seu posicionamento nos mecanismos de busca.
8. Invista em uma boa descrição para os seus produtos no site
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing de conteúdo passa também pelos conteúdos do site. Afinal, é necessário que as informações mais relevantes para o seu público estejam presentes nessas páginas.
Para garantir uma boa performance, é preciso ter a certeza de que todos os produtos e serviços da sua empresa estão muito bem descritos nas páginas de venda. Coloque todos os detalhes e especificidades de cada um deles, assegurando que o usuário encontre todas as informações relevantes diretamente com você.
Do contrário, é possível que ele busque por informações técnicas dos produtos em outros sites e você acabe perdendo uma venda.
Pronto para o Marketing de Conteúdo para E-commerce?
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce auxilia a aumentar o conhecimento de mercado, o alcance da empresa, reduz as objeções de compra e, especialmente, aumenta o número de conversões orgânicas e, claro, o lucro do negócio!
O sucesso da estratégia de marketing de conteúdo está, portanto, na qualidade do material que será produzido. Para aprender a escrever um conteúdo encantador para converter e disputar as primeiras posições no Google, veja agora este texto sobre como fazer um blog post!