Hoje, vamos conhecer mais um case assinado pela Bertholdo! Vamos mostrar como a loja virtual responsiva melhorou a experiência de compra do consumidor e garantiu mais visitas na loja da nossa cliente Best Suplementos.
Vamos mostrar como a Loja virtual da Best saiu do zero e chegou em mais de 2.200 sessões mensais em apenas 6 meses. Nesse mesmo período, o e-commerce partiu do zero e chegou à mais de 7.500 visualizações de página (page views) mensais. O grande destaque desse Case é que metade desses acessos foi realizado por meio de dispositivos mobile.
Leia esse Case e entenda a importância da loja virtual responsiva.
Loja virtual responsiva é importante?
Precisamos ressaltar que ter uma loja virtual responsiva é essencial, já que o acesso à internet por meio de dispositivos móveis cresce a cada ano. Cada vez mais pessoas preferem realizar compras utilizando seus tablets e smartphones. Já faz bastante tempo que isso deixou de ser diferencial.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente ao ano de 2014, divulgado em abril de 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014, o que corresponde a 54,9%. Em 2013, esse percentual era 48%.
A PNAD também mostrou que o uso do smartphone para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. O celular para navegar na rede era usado em 80,4% das casas com acesso à internet, já o desktop para esse fim estava em 76,6% desses domicílios e teve queda na comparação com 2013 (88,4%).
Então, não se adaptar à essa realidade é prejudicar o seu negócio. De nada adianta ter uma loja virtual linda, mas que funciona somente em desktop.
É preciso que ela seja funcional e consiga ser uma plataforma de vendas em todos os meios disponíveis: computador, tablet, smartphone e outros.
Afinal, o que é uma loja virtual responsiva?
Site, design ou layout responsivo, também conhecido como site flexível, é quando a arquitetura do website se adequa aos variados dispositivos do usuário: PC, celular, tablet e outros. Um loja virtual responsiva utiliza o mesmo conceito, porém aplicado ao e-commerce.
Como isso acontece? De acordo com o tamanho da tela, a loja virtual responsiva muda de aparência e disposição, tornando a visualização perfeita, independente do dispositivo de acesso.
Sem essa programação, a navegação em smartphones fica difícil e limitada, forçando o usuário a utilizar recursos de zoom para ler o conteúdo disponível na página.
Já outros detalhes como botões e menus se tornam inviáveis pela sua formatação inadequada e até mesmo pelo tamanho reduzido. Isso porque eles não foram desenvolvidos para esse dispositivo ou resolução.
Então, o ideal é que uma loja virtual responsiva seja pensada desde o momento zero do projeto.
Conheça a Best Suplementos, nosso case de loja responsiva
A Best Suplementos atua no mercado de nutrição e produtos para treino desde janeiro de 2014, através de sua loja física localizada na capital Belo Horizonte. Gustavo Prado, proprietário e idealizador da loja, iniciou a atuação no e-commerce em 2016.
Inicialmente, a loja virtual foi desenvolvida por uma empresa também de Belo Horizonte, utilizando a plataforma Magento. Porém, o e-commerce não contava com diversos recursos e também não dispunha de layout responsivo. A loja virtual praticamente não recebia visitas e não vendia.
De forma a passar uma imagem mais profissional e solucionar os problemas da loja virtual, Gustavo Prado chegou até a Bertholdo relatando a falta do layout responsivo como uma melhoria essencial a ser feita naquele momento.
Além disso, a loja virtual estava vulnerável, já que os pacotes de segurança não estavam instalados. A performance também se mostrou inadequada, fazendo com que o carregamento total da página inicial demorasse mais de 10 segundos.
Sobre o SEO, uma reformulação total mostrou-se necessária. Esse detalhe, muito importante, não permitia à Best uma boa indexação nos mecanismos de busca (como o Google).
A partir dessas análises, os especialista da Bertholdo começaram uma corrida contra o tempo. Um nova loja virtual precisava ser desenvolvida e publicada o mais rápido possível. No final de abril de 2016, a nova loja estava pronta. O projeto foi realizado em tempo recorde e corrigiu todos os problemas citados. Veja as palavras do Gustavao sobre isso:
O comprometimento da Bertholdo com o projeto da Best foi algo destacável, principalmente em relação aos prazos estabelecidos no cronograma inicial. Sabemos que tempo é dinheiro e a equipe da Bertholdo tem isto bem internalizado.
Mas, aqui, vamos falar sobre os resultados da nova loja virtual responsiva da Best.
Foco no layout responsivo
Como frisamos nos parágrafos acima, um dos pedidos feitos pelo Gustavo foi o desenvolvimento da loja virtual responsiva da Best. Sobre isso, a nossa equipe trabalhou a partir de ajustes no design da loja.
Como a página da Best Suplementos não estava em nosso servidor, o primeiro passo foi realizar essa migração. Aqui, ressaltamos a importância de ter uma empresa especializada sempre por perto. Confiar seus dados a um servidor seguro e mantido por uma equipe de especialistas é essencial, caso ocorra algum problema.
A partir de então, o processo levou em torno de 2 meses para ser finalizado. Todos os códigos do site foram mapeados de forma a adequá-los à nova versão responsiva.
O que muitas pessoas imaginam é que um site que aparece no celular é o mesmo que acessamos por meio de um notebook ou computador de mesa. Isso é um engano!
A equipe que vai fazer essa transição precisa readequar todos os elementos: textos, seções e fotos. A principal preocupação é fazer com que as mesmas informações desenvolvidas para o desktop, fiquem bem posicionas nos dispositivos móveis.
Lembra quando falamos sobre a melhoria do tempo de carregamento da página? Isso também impacta na versão responsiva. Por isso, nossa equipe melhorou, e muito, essa questão.
Hoje, a página inicial abre em 1,8 segundos. Antes, demorava mais de 10 segundos. Isso, no mundo online, é uma eternidade!
Resultados em números
Agora, vamos observar todas as melhorias que a versão responsiva trouxe à Best Suplementos. Para isso, analisamos os resultados de abril a outubro de 2016 (o e-commerce da Best, reimplementado pela Bertholdo, foi oficialmente lançado em setembro de 2016).
Veja o comparativo após seis meses:
Podemos observar o crescimento nos números de sessões, usuários e visualizações de página. Todas essas melhorias possuem forte relação com os ajustes realizados e principalmente com o novo layout responsivo.
Como a antiga loja virtual não tinha visitas, todos os valores percentuais são muitos elevados. Então, vamos falar em valores absolutos. O aumento de sessões mensais foi de 20 à 2.269, para visualizações de página aumento de 21 para 7.531. Observe ainda como aumentou significativamente o número de visitantes que retornaram à loja, de 5% para 26,8%.
Vale destacar que as ações de marketing foram realizadas apenas em setembro e outubro, logo após o lançamento oficial. Nada mal para um período de apenas 6 meses. Não é mesmo?
Para a equipe da Bertholdo, muito melhor que os números é a satisfação do cliente. As palavras do Gustavo da Best não deixam dúvida:
A parceria com a Bertholdo trouxe para Best Suplementos todo respaldo necessário para entrarmos no mercado de vendas online. Hoje temos um site fluido, com boa aparência e navegação, nos colocando em uma posição privilegiada para sermos competitivos no mercado virtual.
Gustavo, muito obrigado pelas palavras e a confiança em nosso trabalho!
#VamosJuntos
Crescimento de acessos por meio mobile
E se estamos falando sobre loja virtual responsiva, nada melhor do que mostrar o crescimento dos acessos mobile. Vamos ver?
Veja na tabela abaixo os dados de acesso referentes à outubro de 2016.
Como pode ser visto na linha mobile, mais de 50% das visitas da Best foram realizadas utilizando-se aparelhos móveis. Esse número é bastante significativo e ilustra bem a necessidade da utilização da loja virtual responsiva. Observe que caso a loja da Best não utilizasse o design responsivo, perderia metade das suas visitas.
E a sua loja virtual já está preparada para realizar vendas mobile? Se você não tem certeza se sua loja virtual é responsiva, nós podemos te ajudar gratuitamente.
Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, solicite nosso check-up gratuito. Assim, poderemos identificar se sua loja já está preparada para vender em dispositivos mobile. Não perca mais tempo!
Agora que você já sabe a importância de ter uma loja virtual responsiva, conta pra gente a sua experiência e dúvidas nos comentários abaixo! Também aproveite e assine a nossa newsletter e receba todas as nossas dicas em seu e-mail 😉