A equipe de desenvolvedores ABAP da Bertholdo se preocupa com a constante qualidade na implementação de suas soluções. Em busca de uma melhor performance no desenvolvimento das aplicações.
Utilizamos uma série de ferramentas disponibilizadas no próprio SAP R/3, onde podemos verificar os recursos utilizados pelos servidores de aplicação e de banco de dados. Segue abaixo uma relação das principais transações utilizadas neste fim.
ST02 – System Workload Analysis:
Nesta transação é possível analisar o tempo de resposta de diversas operações executadas pelos servidores:
ST04 – Cursor Cash
Nesta transação é possível analisar a performance do banco de dados por completo:
ST05 – SQL Trace
Nesta transação, temos a relação de todas as tabelas acessadas durante o período em que o Trace permaneceu ligado. Temos ainda: o número de registros lidos, os campos utilizados para pesquisa, tipo de índice secundário utilizado, número de prepare/fetch/open executados pelo banco de dados, entre outras funcionalidades:
SE30 – Runtime Analisys
Nesta transação podemos selecionar quais os objetos que serão analisados: subrotinas, tabelas internas, acessos à BD e acesso à memória. A execução simula a transação (ou programa) em questão e no final exibe um relatório detalhado de todos os acessos realizados pelo programa:
SM50 – Process Overview
Durante a execução de uma transação ou programa, podemos analisar quais tabelas estão sendo acessadas, se o acesso é sequencial ou direto, e até se é uma transação que está sobrecarregando o servidor: