O Inbound Marketing, focado em estreitar laços entre marca e consumidor, é a opção ideal para fidelizar clientes em um universo tão concorrido como é a área de e-commerce. É por meio dele que você e sua equipe irão montar estratégias para levar conteúdos relevantes aos seus clientes.
*Este artigo foi escrito pela Onflag
Hoje, não é você quem invade a rotina de alguém para mostrar o seu novo produto. O jogo virou e os profissionais dessa área devem ficar atentos!
Vamos entender melhor o que tudo isso significa e como você pode começar a trabalhar essa estratégia do zero? Vamos lá!
Como funciona o Inbound Marketing
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, se trata de chamar a atenção do público, produzindo conteúdo relevante para ele, levando em consideração 4 estágios:
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Descoberta: a pessoa nem sabe ainda que tem um problema, mas já sente os sintomas;
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Reconhecimento: já sabendo que tem um problema, ela passa a pesquisar qual a melhor solução;
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Consideração: depois de encontrar as soluções disponíveis, quer se informar mais sobre elas;
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Decisão: é quando faz a escolha final entre as opções consideradas.
Estratégias para converter clientes no e-commerce
Dentro do Inbound Marketing, existe uma gama enorme de ferramentas e de recursos usados para atrair e fidelizar os clientes, e que você pode usar no seu e-commerce. Veja algumas:
Crie um blog
Criar um blog e mantê-lo atualizado é uma das formas mais simples e baratas de aumentar o tráfego da sua loja virtual. Pode até demorar alguns meses, mas os resultados não são temporários.
Cada post produzido e publicado vai trabalhar por você. Por isso, priorize a qualidade e a regularidade nas postagens.
Use landing pages
Landing pages direcionam a atenção da pessoa para uma oferta única, além de captarem dados essenciais para a formação de leads.
Seja para oferecer um e-book gratuito ou fazer o lançamento de um produto, usar landing pages pode aumentar as suas conversões. Então, fique atento a essa possibilidade.
Explore o e-mail marketing
O e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com os leads, ou clientes em potencial, pois ajuda a aumentar o interesse pela loja, aumentando a chance de fechamento de vendas.
A frequência dos envios, o tipo de conteúdo apresentado e a criação de títulos atrativos são só alguns dos pontos que vale a sua atenção e energia, já que tudo isso gera um enorme resultado. Pode apostar!
Utilize ferramentas de automação
Realizar uma estratégia de Inbound Marketing e gerenciar uma loja virtual são duas tarefas que exigem muita dedicação. Por isso, usar ferramentas de automação de marketing é vital para otimizar o tempo e garantir que nada seja feito pela metade.
Algumas dessas ferramentas ajudam no envio de e-mails, postagens nas redes sociais, acompanhamento das leads, recuperação de carrinhos, etc.
Como saber se as estratégias estão funcionando
Analisar métricas é o único jeito de saber exatamente o que está dando certo para o seu e-commerce. É por meio dessas análises que você irá saber se é necessário fazer ajustes em sua loja virtual, de forma a não perder clientes.
Outra dica é não se basear em métricas de vaidade como número de acessos ou seguidores nas redes sociais. Foque no índice de conversões e vendas, levando em conta a realidade do seu negócio. São esses os números que realmente importam.
Aplicar o Inbound Marketing no e-commerce realmente tem seus desafios, mas os resultados valem os esforços!
Gostou das dicas para usar o Inbound Marketing na sua loja virtual? Já usou alguma das ferramentas indicadas no post? Conta pra gente nos comentários abaixo!
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