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Saiba o que é o Google Data Studio e como usar essa ferramenta

Analisar dados é fundamental para mensurar os resultados de seu e-commerce. Por isso, é importante conhecer o Google Data Studio, ferramenta que facilita esse processo. Saiba mais!

✓ Conteúdo criado por humano

Hoje, vamos apresentar o Google Data Studio, uma ferramenta gratuita que transforma dados em relatórios e gráficos customizáveis e de fácil compreensão em tempo real.

Tão importante quanto executar uma boa estratégia de marketing digital é saber como mensurar seus resultados. Uma gestão que utiliza dados nesse processo tem a possibilidade de realizar otimizações pontuais, garantindo um aprimoramento contínuo. Para isso, é fundamental contar com profissionais capazes de interpretar estatísticas relevantes.

O uso de gráficos e tabelas como recursos visuais para apresentar esses dados é um passo importante. Ainda assim, mesmo os profissionais mais qualificados podem encontrar dificuldade para visualizar e analisar um grande volume de informações. Para solucionar esse problema, foi lançado o Google Data Studio.

A ferramenta, disponibilizada de forma gratuita, vem se tornando uma grande aliada para o departamento de marketing de pequenas e médias empresas. Por isso, criamos este post para explicar melhor do que se trata esse recurso e como ele pode beneficiar seu negócio. Continue a leitura!

O que é o Google Data Studio?

O que é o Google Data Studio?

Há muito tempo, a Google deixou de contar apenas com um buscador para fazer parte dos agentes mais importantes do mercado de marketing digital. A partir de ferramentas como o Google Analytics e o Google Adwords, a criação de campanha e a coleta de informações relevantes para a estratégia são facilitadas.

O Google Data Studio, mais recente criação da gigante americana, funciona de forma complementar. O programa reúne dados exportados das outras plataformas ou inseridos diretamente nas Planilhas do Google, transformando-os em relatórios customizáveis e de fácil compreensão em tempo real.

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Trata-se de uma ferramenta que estimula o trabalho colaborativo, já que permite o compartilhamento dos documentos com outros usuários e até edições coletivas.

Quais são as vantagens de adotar essa ferramenta?

Para começar, o Google Data Studio é uma ferramenta extremamente fácil de utilizar. Basta acessar o website, selecionar “avaliação gratuita” e logar com sua conta Google. Você será direcionado a um painel de controle bastante intuitivo, que apresenta tutoriais completos sobre o uso do programa. A partir daí, basta usufruir de suas vantagens.

Templates personalizáveis

Assim que você faz o primeiro login no Data Studio, ganha acesso a templates que podem ser editados e servir de base para a visualização de seus dados. Há opções para diversas ocasiões. Se o objetivo for exibir o crescimento de um canal no YouTube ou o tráfego do e-commerce, por exemplo, contará com uma opção de template.

Importação de dados

Já mencionamos que é possível importar dados reunidos em outras plataformas do Google, como o Adwords e o Analytics. Além disso, a integração proposta pelo Google Data Studio permite a importação de outras fontes, como o YouTube, o Google Sheets, o Big Query e o Attribution 360.

Analise de informações facilitada

A grande vantagem da ferramenta é a facilidade que ela proporciona para os analistas da empresa. Dados que parecem complexos à primeira vista são convertidos em relatórios extremamente amigáveis, que utilizam recursos visuais para facilitar o entendimento de quem os lê.

O Google Data Studio é uma ferramenta essencial para quem trabalha com o marketing digital. A partir da importação de dados e de sua conversão em relatórios simples e colaborativos, o programa possibilita análises profundas sobre os resultados da empresa, facilitando sua otimização.

Pronto para utilizar o Google Data Studio?

E aí, pronto para utilizar o Google Data Studio e aprimorar seu processo de planejamento? Já que está por aqui, dê uma olhada no nosso e-book sobre Métricas para loja virtual. Conheça as principais métricas que você precisa acompanhar para otimizar os resultados da sua loja virtual. Vamos lá!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

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