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Gestão de redes sociais: saiba como montar uma boa estratégia

Dê um passo à frente da concorrência com nossas dicas para dar os primeiros passos na gestão de redes sociais!

✓ Conteúdo criado por humano

A gestão de redes sociais é o processo de planejar, criar, publicar e analisar conteúdos de uma marca nas diferentes plataformas, como Facebook, X (antigo Twitter) e Instagram.

Considerando que as redes se tornaram uma parte importante da rotina de tantas pessoas, esse cuidado com a comunicação da marca se tornou mais importante do que nunca. Uma pesquisa recente da Opinion Box, realizada com 2.190 pessoas, demonstrou que 70% dos participantes têm o hábito de seguir as empresas nas redes sociais, e 48% deles compram diretamente nas redes.

Se você ainda não montou uma boa estratégia de gestão de redes sociais para a sua loja virtual, não perca tempo e confira nossas dicas para dar os primeiros passos!

Saiba quem é o público-alvo

Quem são as pessoas que compõem o seu público-alvo, ou seja, aquelas que estão interessadas nos produtos ou serviços que sua empresa oferece? Antes de qualquer estratégia, colete informações para definir um ou vários perfis de consumidores.

Você pode criar personas — representações fictícias do seu cliente ideal — com base nas informações coletadas e usá-las para orientar suas estratégias de conteúdo e comunicação, adaptando-as às necessidades e preferências do público.

Gestão de redes sociais: saiba como montar uma boa estratégia

Esteja nas redes sociais certas

Nem todas as redes são boas para a sua marca. É importante escolher as plataformas que melhor se alinham com o seu público-alvo e os seus objetivos de negócios.

Analise as características demográficas, interesses e comportamentos da audiência para identificar em quais plataformas ela está. Considere também o tipo de conteúdo que você deseja compartilhar e as funcionalidades específicas de cada rede.

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Escute os seguidores

Utilize recursos como pesquisas, enquetes, caixa de mensagens diretas e análise de comentários para coletar feedback dos seguidores. Ao fazer isso, preste atenção em tendências, padrões e temas recorrentes nas interações com o público.

Se você tomar nota do feedback recebido, poderá usar as informações para orientar estratégias futuras de conteúdo, produtos e serviços.

Gere conteúdo de qualidade

Identifique os interesses e as preocupações da sua persona, e crie um conteúdo que atenda a essas demandas. Você pode utilizar diferentes formatos — como texto, imagem, vídeo e infográficos — para diversificar sua estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais.

Para organizar a rotina de publicações, o ideal é criar o hábito de planejar as postagens com antecedência, mantendo um calendário editorial.

Monitore os resultados

Utilize ferramentas de análise na sua gestão de redes sociais. O Google Analytics pode ser usado para monitorar o tráfego do site proveniente desses canais, enquanto plataformas nativas — como o Facebook Insights e o Instagram Insights — servem para obter dados específicos de cada uma.

Existem também ferramentas de terceiros — como Hootsuite, Sprout Social e Buffer — que oferecem recursos avançados de monitoramento e análise.

Agora que você já tem uma boa noção de como começar uma gestão de redes sociais, mãos à obra! Lembre-se de que toda a estratégia parte de uma compreensão exata de quais são as redes mais importantes para o seu público.

Quer aprender mais sobre como criar autoridade para a sua marca nas redes sociais? Baixe gratuitamente o guia completo que a equipe da Bertholdo preparou sobre esse desafio!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Amanda Coelho

Coordenadora de Marketing da Bertholdo

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