O sucesso de um e-commerce está ligado a muitos fatores. Entre eles, a gestão de fornecedores pode ser encarado um dos mais importantes. O que faz todo o sentindo, principalmente quando levamos em consideração que os fornecedores são os responsáveis por entregar à loja virtual os itens que ela vende.
Dada está realidade, é fundamental que os donos de e-commerces saibam como realizar esse processo de maneira eficiente. Por esse motivo, desenvolvemos este conteúdo com informações mais completas a respeito deste tema tão relevante.
Leia nosso artigo e descubra o que é a gestão de fornecedores e entenda por que ela é tão relevante para seu e-commerce.
O que é gestão de fornecedores?
Uma vez que um e-commerce precisa contar com o suporte de fornecedores para ter acesso aos produtos que vende, é natural que o lojista implemente medidas para que a interação entre sua loja virtual e o fornecedor ocorra da melhor maneira possível.
Nesse contexto, a gestão de fornecedores nada mais é do que um conjunto de processos desenvolvidos com a finalidade de garantir uma boa relação entre o e-commerce e as companhias responsáveis por seu abastecimento. Isso para que a loja virtual tenha acesso a produtos de qualidade, no prazo certo, por um preço que se enquadra em seu orçamento.
Por que esse conceito é tão importante para e-commerces?
Quando implementada de maneira eficiente, a gestão de fornecedores é capaz de garantir uma série de vantagens para uma loja online. Essas vantagens abrem espaço para que ela ofereça melhores condições para os seus clientes. A seguir, confira alguns exemplos desses benefícios.
Acesso a produtos de qualidade
Não é exatamente uma novidade que os consumidores estão mais exigentes. Afinal, hoje em dia eles podem verificar facilmente informações a respeito dos mais diversos produtos. Dessa forma, eles podem optar apenas por aqueles que entregam o melhor custo-benefício.
Um bom fornecedor oferece apenas itens confiáveis, duráveis e eficientes para o e-commerce. De modo que, ao contar com esse suporte, o lojista pode ofertar produtos de alta qualidade para seus clientes.
Garantia de fornecimento
Todos os lojistas qualificados estão cientes da importância dos prazos nas entregas. Afinal, um atraso pode ocasionar com que o cliente deixe de fazer novas compras na loja virtual, o que é muito prejudicial para o negócio.
A questão é que, sem um fornecedor qualificado, o lojista corre o risco real de ficar desabastecido. Para lidar com esta situação, muitos e-commerces trabalham com grandes estoques, mas essa atitude acaba fazendo com que muito de seu capital fique preso em mercadorias.
Com um fornecedor confiável, porém, o lojista tem garantias de que vai receber os itens que adquiriu nos prazos adequados. De modo que ele possa realizar suas compras de acordo com a demanda real do negócio e evitar prejuízos.
Redução de custos
Por fim, um fornecedor qualificado oferece boas condições para a loja online. O que permite ao lojista comprar produtos de qualidade por um preço que se encaixa em seu orçamento, sem ter que pagar mais caro e elevar o preço praticado no mercado.
Além disso, uma vez que os problemas relacionados aos atrasos e à entrega de produtos defeituosos são eliminados, a loja virtual deixa de lidar com esses custos, o que se traduz em um aumento de receita e a oportunidade de melhorar os resultados.
Como encontrar fornecedores para e-commerce?
Para desenvolver uma boa gestão de fornecedores para e-commerce, é indispensável contar com empresas confiáveis e especialistas. Sendo assim, o primeiro passo é saber o que considerar para selecionar os melhores parceiros para o seu negócio.
Embora pareça algo pouco relevante, escolher fornecedores com base em critérios específicos é essencial para otimizar sua gestão. Sobretudo, para ter a tranquilidade de uma empresa que trabalha com seriedade e foco em atender da melhor forma.
Veja nos próximos tópicos o que considerar para não errar na escolha dos fornecedores para e-commerce!
Pesquise o que chama a atenção dos clientes
Para direcionar suas decisões, é essencial fazer um estudo do mercado e do público-alvo para saber o que desperta a atenção. Esses dados são decisivos para avaliar os fornecedores e escolher aqueles que vão contribuir com o seu negócio.
Priorize empresas inovadoras e que estão sempre antenadas nas tendências do mercado. Dessa forma, sua loja terá itens que estão bem aceitos e de qualidade, fator que será um diferencial para impulsionar as vendas em todas as épocas.
Analise a reputação do fornecedor
A reputação de uma empresa diz muito sobre seus valores e como lidam com as relações comerciais. Por essa razão, é um dos principais aspectos que você deve considerar ao analisar o mercado e os possíveis fornecedores para seu e-commerce.
Tenha preferência por negócios que têm um bom nome e são comprometidos com a experiência do cliente, ética, regularidade legal e pontualidade. Para isso, pesquise como foi a relação com outras empresas e avalie todos os dados para embasar suas decisões.
Avalie todos os pontos sobre o fornecedor
Antes de fechar uma nova parceria, você precisa entender tudo sobre o fornecedor, para garantir que atenda suas demandas com segurança. Sendo assim, realize reuniões e deixe claro suas expectativas e necessidades, considerando os seguintes fatores:
- padrão de qualidade;
- prazo de entrega;
- condições financeiras;
- flexibilidade
- atendimento pós-venda;
- possíveis variáveis.
Como implementar a gestão de fornecedores?
Não existe uma fórmula mágica para a implementação da gestão de fornecedores. O seu sucesso depende apenas do empenho do e-commerce. Ou seja, é necessário mudar a cultura para adotar políticas para otimizar as ações gerenciais.
Em primeiro lugar, o lojista precisa ter o cuidado de escolher um fornecedor confiável. Uma tarefa que exige a pesquisa da reputação dos fornecedores em sua região e, se possível, entrar em contato com pessoas que fecham negócios com eles.
Uma vez que o fornecedor é selecionado, o dono da loja virtual precisa implementar processos para garantir que a sua relação com ele seja a mais benéfica possível. Nesse momento, a comunicação entre as partes é de suma importância.
Além disso, é preciso definir procedimentos e treinar toda a equipe para manter uma gestão eficaz, inclusive com auditorias e acompanhamento contínuo. Essas ações são relevantes para evitar desvios e manter um ótimo relacionamento com as empresas.
Quando se compreende a importância da gestão de fornecedores e ao contar com um fornecedor de qualidade, o lojista pode oferecer os melhores produtos a seus clientes por um preço competitivo e impulsionar os resultados e o crescimento.
Como podemos notar, a gestão de fornecedores para e-commerce é um fator imprescindível e que deve ser prioridade. Portanto, implementar essa estratégia na loja virtual é essencial para crescer de maneira sustentável e prosperar no negócio.
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