A geração de leads é uma das atividades mais importantes para o sucesso de um negócio. Ao reunir as informações de contato de potenciais clientes, você possibilita a montagem de uma estratégia mais certeira, aumentando a taxa de sucesso da sua equipe comercial.
Uma das abordagens mais eficientes para produzir esses contatos é o marketing de conteúdo. A partir da criação de uma persona, essa estratégia busca produzir conteúdos relevantes para atrair pessoas que se encaixem nesse perfil. A partir daí, inicia-se uma boa estratégia de nutrição pode garantir um cliente fidelizado.
Então, como usar o marketing de conteúdo para aumentar a geração de leads em seu e-commerce? É o que vamos responder neste texto. Continue a leitura e confira 10 dicas essenciais!
1. Ative o blog de sua empresa
O blog é uma ferramenta importantíssima para a geração de leads. A ideia é utilizar o canal para postar um conteúdo atrativo para a persona, gerando credibilidade para a marca. Ao identificar o site como uma fonte confiável de informação, o visitante tende a se aprofundar nos materiais disponibilizados.
A partir disso, você pode usar técnicas para encorajá-lo a deixar suas informações de contato. Uma prática muito empregada é a estruturação de landing pages. Nessas páginas, o visitante deixa alguns dados, como nome e e-mail, para, em troca, receber algum tipo de material rico.
2. Invista em técnicas de SEO
Se a persona não encontrar seu website, todo o investimento para produção de conteúdo será irrelevante. Dito isso, é imprescindível adotar técnicas de Search Engine Optimization (SEO), termo que pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de buscas”.
A ideia é utilizar os critérios do algoritmo do Google para ranquear melhor nas páginas de resultado. O uso correto de palavras-chave relevantes, por exemplo, vai levar ao seu website os usuários que buscam por esses termos. Dessa forma, você potencializa a atração de leads.
3. Utilize o e-mail marketing
A utilização de uma ferramenta de automação para e-mail marketing aumenta consideravelmente o seu alcance na internet. Com o uso de listas de contato, é possível enviar mensagens altamente segmentadas para atrair o público para o seu e-commerce.
Além disso, essas ferramentas permitem o agendamento e o envio conjunto de mensagens. Dessa forma, você pode compartilhar o conteúdo de seus outros canais por e-mail ou até criar mensagens personalizadas. A ideia é estreitar a relação com o público, aumentar o número de acessos e maximizar a geração de leads.
4. Observe a concorrência de perto
É fundamental acompanhar as práticas dos seus competidores e identificar as bem-sucedidas e as que deixam a desejar. Dessa forma, você pode personalizar sua estratégia de modo a aproveitar as oportunidades deixadas pela concorrência.
Imagine, por exemplo, que seu competidor tem presença consolidada no Twitter, mas conta com uma página com pouco engajamento no Instagram. Sabendo disso, você pode investir em uma estratégia voltada para essa rede social e atrair um público inexplorado.
5. Diversifique a produção de conteúdo
A geração de leads depende do engajamento das pessoas em seus canais de marketing digital. Por isso, é crucial produzir formas diferentes de conteúdo a fim de manter o interesse do público. Sendo assim, enriqueça seus posts com imagens, vídeos, infográficos e outros elementos visuais.
Se executada da forma ideal, a estratégia de geração de leads pode aumentar consideravelmente as oportunidades de negócio do seu e-commerce. Para isso, é fundamental contar com métodos qualificados e atualizados, o que pode ser alcançado por meio de uma parceria com uma empresa especializada.
6. Tenha um conteúdo otimizado e responsivo
Já falamos sobre a importância de criar conteúdos que estejam otimizados para a pesquisa orgânica. Porém, um dos fatores mais relevantes para alcançar um bom ranqueamento é a adaptação das páginas do blog e do site para dispositivos móveis.
Hoje, muitas pessoas têm o celular como principal meio de acesso à internet. Então, se o seu site não tem uma boa navegabilidade quando aberto na tela do celular, certamente, o visitante fechará a página e buscará outra opção (provavelmente o seu concorrente!).
Sites responsivos são aqueles em que as páginas se adaptam ao tamanho da tela do dispositivo. Isso faz com que nenhum detalhe ou recurso seja perdido em comparação com o acesso pelo computador desktop.
Invista em um site responsivo e ganhe muitos pontos com os mecanismos de busca e também com o seu público!
7. Use chamadas para a ação
Uma dica bem valiosa para a geração de leads é a utilização de chamadas para a ação, ou CTA (Call To Action).
O CTA normalmente vem no final de um texto, que pode ser o seu conteúdo, uma publicação nas redes sociais ou um e-mail marketing. Você indica para o leitor o que ele deve fazer naquele momento.
Por exemplo, imagine que você postou nas redes sociais uma arte com a descrição do seu produto. Na legenda, você fala um pouco sobre o item e, no final, escreve: “saiba mais em nosso site!”. Ou seja, você está indicando para o leitor o que ele deve fazer em seguida, que, nesse caso, é visitar o site.
Você pode usar diferentes CTAs, como uma chamada para o site, um convite para baixar um e-book ou para fazer uma ligação, uma sugestão para entrar em contato, para ler outro conteúdo ou o que for mais interessante.
O que você deve fazer para acertar na escolha do CTA é observar o momento em que está o seu lead na jornada de compra. Se ele estiver no topo do funil, por exemplo, não faz muito sentido usar um CTA para ele entrar em contato com um vendedor. Ele ainda precisa de conteúdos e informações até chegar a esse estágio.
8. Crie landing pages para a geração de leads
Não tem como falar de geração de leads sem pensar nas landing pages (LP). Elas são justamente as páginas focadas em conversão, em que uma pessoa vai se cadastrar, deixando ali os seus dados para ter algo em troca.
Assim como as CTAs, você pode usar diferentes tipos de LPs, desde as mais longas e detalhadas até as mais diretas.
Em cursos online, por exemplo, é muito comum que o produtor utilize uma landing page como uma página de venda. Nela, são colocadas todas as informações sobre o curso, com descrição, depoimento de alunos, geração de valor, custos e, claro, um botão de compra. Nesse caso, a LP pode não focar a geração de leads, mas a venda direta.
No entanto, você pode usar uma página desse tipo para oferecer um e-book, com um conteúdo especial para quem ainda está um pouco longe da decisão de compra. Assim, você conseguirá coletar dados, como nome, e-mail e telefone, para, então, trabalhar a nutrição desse lead e fazer com que ele chegue até o fechamento.
As landing pages são essenciais e, por isso, é necessário ter um bom cuidado no momento de criá-las. Você pode fazer testes, desde a cor de um botão até o design completo, sempre verificando a taxa de conversão e o que mais gera resultados para com o seu público.
Utilize uma boa ferramenta de construção de landing pages, que permita diversas alterações, customização e testes para encontrar o que gera melhores efeitos.
9. Tenha um atendimento de excelência
O marketing de conteúdo, de forma geral, ajuda muito o time de atendimento e de pós-venda de qualquer empresa. Isso porque se você investe em materiais relevantes, o público só vai entrar em contato com a empresa quando tiver um conhecimento mais profundo sobre as soluções apresentadas. Ou seja, a necessidade de atendimento será mais focada em tirar dúvidas técnicas ou comerciais.
No entanto, isso não isenta a necessidade de oferecer um serviço de atendimento de excelência! Isso é fundamental para conquistar os seus potenciais clientes.
Hoje, existem diversos canais de comunicação disponíveis para o público e para as empresas, tais como chat online, e-mail, telefone, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros. Para manter um padrão de qualidade no atendimento, é necessário equilibrar todos esses canais, ou seja, oferecer o mesmo padrão de qualidade em todos os pontos de interação.
Caso isso não seja seguido, o resultado pode ser bem prejudicial. Se a sua marca não tiver uma identidade, cada ponto de interação pode gerar uma expectativa diferente. É como uma pessoa com diversas personalidades.
Então, para que isso não aconteça, invista em treinamentos constantes com o time de atendimento e crie uma cultura a ser seguida.
10. Gere valor aos clientes
Por fim, nunca se esqueça de gerar valor aos seus clientes. O marketing de conteúdo vai ajudar muito nessa questão, porque, com ele, você demonstra para o seu público que a marca está ali para ajudar, tirar qualquer dúvida e realmente estar presente.
Esse cuidado, essa preocupação e a atenção que a marca desenvolve são capazes de gerar valor e não só de atrair novos clientes, mas de fidelizar aqueles que já conhecem e compram com a marca.
Portanto, neste conteúdo, nós vimos que a geração de leads é fundamental para que a sua empresa consiga ter bons resultados nas vendas.
Entenda que há todo um processo até a venda e a geração de leads e que essa é uma etapa muito importante. Depois da conversão de um simples visitante em um lead, ou seja, em um potencial cliente da marca, você precisa investir em uma boa nutrição, com conteúdos relevantes e informações precisas para tirar qualquer dúvida e aproximá-los da compra.
Afinal, não basta só atrair pessoas para o seu site, blog, redes sociais ou para páginas diversas. É preciso criar interação e relacionamento e provocar o engajamento, nutrindo os leads de forma correta. Uma ferramenta capaz de, além de criar o e-commerce, ajudar nas etapas de atração, nutrição e fechamento das oportunidades pode fazer toda a diferença.
Se você deseja melhorar a geração de leads para a sua empresa, conte com a ajuda da Bertholdo! Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!