Você já ouviu falar sobre gatilhos mentais? Esse tipo de estímulo faz com o que o cérebro humano tome algum tipo de decisão, como a da compra, por impulso. Por isso mesmo, essa tem sido uma estratégia utilizada, há anos, pelos profissionais de marketing.
Com o avanço do digital, e-commerces em todos o mundo utilizam os gatilhos mentais para gerar sentimentos como escassez, urgência, exclusividade e outros, levando o consumidor a adquirir determinado item ou serviço em tempo real.
Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre o termo e, também, dar dicas de como utilizar essa técnica em seu negócio!
Saiba mais sobre gatilhos mentais
Diante do estudo com foco no comportamento do consumidor, as equipes de marketing desenvolvem estratégias baseadas nos gostos, idades, estilo de vida e outras informações dos usuários.
Técnicas de persuasão, feitas a partir da coleta de dados e utilizadas em tomadas de decisão de compra, são o que chamamos de gatilhos mentais. Porém, é preciso que, mesmo diante da possibilidade de crescimento em vendas, e em consequência de caixa, haja ética e responsabilidade diante dos discursos utilizados.
Há gatilhos mentais que podem mexer com as dores de uma pessoa de maneira drástica, causando sérios danos à saúde mental e física, por exemplo. Outros podem colocar todo um grupo em risco e incitar algum tipo de violência, e por aí vai.
Por isso, abaixo vamos indicar, com foco em bases morais, os melhores gatilhos mentais para você levar para o seu e-commerce e vender muito!
Os 3 gatilhos mentais que mais vendem!
Dor
Vivemos em uma sociedade viciada em felicidade. Por isso, produtos e serviços que ajudam a sanar alguma dor tendem a vender e a fidelizar usuários.
Quer um exemplo? Você comercializa produtos naturais e, logo, pode utilizar os gatilhos mentais de saúde e bem-estar! Sobre isso, um cuidado: muitas vezes, ao falar de emagrecimento, sua empresa pode ser nociva a muitas pessoas. Então, dose a perda de peso com vida saudável e espalhe um discurso condizente com o mundo atual.
Confiança
Pessoas querem confiar nas marcas, criando uma real conexão onde a troca não seja meramente comercial. Por isso, que tal convidar clientes fiéis para contar a história junto à sua empresa?
Além de ter provas sociais, você estará colocando em prática o storytelling, uma das formas mais eficazes de passar uma mensagem por meio da publicidade.
Exclusividade
Quem não ama uma exclusividade? Todos nós! Por isso, esse é um dos gatilhos mentais mais utilizados por marcas em todo o mundo. Poderíamos, aqui, citar vários exemplos, mas escolhemos um bem bacana! Porém, você confere mais dicas no nosso texto sobre clube de assinatura, onde há cases que ajudam a inspirar nesse quesito!
Mas, vamos falar sobre a TAG Livros, que é uma assinatura mensal de livros. Ao assinar, você não só tem acesso à lançamentos de vários títulos que ainda não foram lançados no Brasil, como também recebe mimos exclusivos todos os meses. Veja um recorte da newsletter da TAG:
Agora, conta pra gente: está pronto (a) para colocar em prática sua estratégia de gatilhos mentais? Mão na massa e aproveite para também compartilhar esse conteúdo com sua rede de contatos! #vempraBertholdo