Foco e tato humano foram fatores fundamentais para que Gabriel Palazzi fosse de estagiário à coordenador de suporte da BERTHOLDO em 2 anos!
Peça fundamental em nosso time, o profissional conta como liderança, tecnologia e atenção ao cliente foram desenvolvidos em sua carreira, e como esses e outros fatores ajudam no desenvolvimento da equipe.
Confira o bate-papo e inspire-se com essa trajetória que está só começando!
Gabriel Palazzi: olhar atento ao novo e abertura às mudanças
Pra começar, Gabriel Palazzi, conta pra gente mais sobre sua formação e área de atuação
Iniciei o curso superior em Engenharia de Software, mas mudei para Sistemas para Internet, logo estarei formado! Atualmente sou coordenador de suporte e entrei para a BERTHOLDO, em 2018, como estagiário.
Aproveitei as oportunidades que surgiram, tive o apoio do time, e hoje estou aqui à frente de ótimos profissionais da tecnologia.
Como vê a importância do time de suporte para o negócio?
Hoje, vejo que além do nosso trabalho ser importante para a retenção de clientes, o relacionamento e o contato feito junto a eles é um fator determinante para sermos recomendados.
De 2018 pra cá, desde a sua entrada, qual foi o principal desafio vivenciado e como isso auxiliou no crescimento das lojas virtuais clientes da Bertholdo?
Acredito que o maior desafio tenha sido estruturar o setor. Comecei há dois anos como estagiário, e o setor ainda não tinha uma equipe bem definida.
Foi desafiador formar uma equipe tendo que dar um passo para trás, para planejar, revisitar alguns procedimentos, bolar novas estratégias e ensinar novas pessoas sem diminuir o ritmo, com a demanda sempre em alta.
Com apoio e dedicação de vários colegas conseguimos transformar a nossa metodologia de trabalho no suporte.
Como é o processo do seu time após a finalização da construção da loja virtual?
Eu acredito que uma equipe de suporte forte é aquela que tem um bom alicerce. E um dos principais elementos para isso é conseguir se relacionar bem com novas pessoas.
A primeira etapa para poder receber um cliente no suporte é a reunião Go Live. Nela, eu explico como funciona o nosso trabalho, além de poder ouvir sobre expectativas e planos daquele lojista.
É nesse momento que eu e o cliente podemos entender um ao outro, para saber como vamos trabalhar no decorrer da nossa parceria.
Um dos nossos primórdios é executar o nosso trabalho com transparência e excelência, então, nesse momento, convido os clientes a trabalharem conosco, como verdadeiros parceiros, pois estamos unidos pelo mesmo objetivo.
Gabriel Palazzi, como a BERTHOLDO tem se preparado para continuar, cada vez mais, à frente da concorrência?
Com inovação. O mundo de hoje avança sem parar e tudo ao nosso redor está sempre mudando, se transformando. Sem inovar, acabamos ficando para trás, literalmente.
Para fazer frente à concorrência é preciso se perguntar, a todo momento, se aquilo que você entrega é realmente o seu melhor. É com esse pensamento em mente que trabalhamos e buscamos sempre mais qualidade no nosso trabalho.
O que a equipe de suporte vem desenvolvendo para um futuro a médio e a longo prazo?
A médio prazo, buscamos aprimorar tudo o que fazemos, pois tudo que temos hoje foi conquistado com muito esforço e planejamento.
Estamos sempre focados em entregar o mais alto nível de eficiência no menor tempo possível. Temos trabalhado com intensidade, sempre com um contato mais humano e amigável possível. O foco é que a preocupação e o cuidado com o nosso cliente transpareça.
Já a longo prazo, queremos alcançar um novo patamar em tecnologia. Temos em mente alguns caminhos para facilitar, não só o nosso trabalho, como também a dinâmica do contato da nossa base junto à equipe BERTHOLDO.
Por fim, fale um pouco sobre como é liderar um time que atua em um setor com prazos curtos e constante pressão, já que lida diretamente com o cliente?
Não é uma tarefa fácil. Fazer o que fazemos é um trabalho que exige ter que se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo, sem poder errar.
Por isso, precisamos de uma ótima base. Acredito que os principais elementos sejam: compreensão, comunicação, paciência, atenção, criatividade, flexibilidade e disposição para aprender.
Estar à frente da equipe de suporte pede que eu tenha a frieza de poder planejar sem poder prever o meu cenário. A cada dia surge uma nova demanda e essa, às vezes, não pode esperar.
Eu poderia falar muita coisa sobre as dificuldades desse trabalho, mas compensa sempre ver o resultado e, consequentemente, o cliente satisfeito. O elogio que recebemos é a recompensa de cada dificuldade enfrentada.
Fico muito feliz em poder trabalhar com uma equipe de excelentes profissionais, esses que entendem a seriedade do nosso serviço e desempenham seus papéis com bastante garra, sem nunca desistir.
Faça como Gabriel Palazzi e #vempraBERTHOLDO também!
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